NuSTAR revela buracos negros supermassivos escondidos no Universo

2015-07-06

Em cima: Imagem obtida pelo Telescópio Espacial Hubble de uma das nove galáxias observadas pelo NuSTAR. Os raios-X de alta energia detectados pelo NuSTAR revelaram a presença de um buraco negro de grande massa extremamente activo no centro da galáxia, profundamente enterrado numa camada de gás e poeira. Crédito: Hubble Legacy Archive, NASA, ESA. Em baixo: Ilustração representando um buraco negro supermassivo a devorar ativamente o matéria à sua volta. O buraco negro central está encoberto por uma espessa camada de gás e poeira. Crédito: NASA/ESA.
Os astrónomos descobriram sinais de uma grande população de buracos negros
buraco negro
Um buraco negro é um objecto cuja gravidade é tão forte que a sua velocidade de escape é superior à velocidade da luz. Em Astronomia, distinguem-se dois tipos de buraco negro: os buracos negros estelares, que resultam da morte de uma estrela de massa elevada, e os buracos negros galácticos, que existem no centro das galáxias activas.
de enorme massa
massa
A massa é uma medida da quantidade de matéria de um dado corpo.
escondida no Universo.

Usando o observatório satélite NuSTAR (Nuclear Spectroscopic Telescope Array), da NASA
National Aeronautics and Space Administration (NASA)
Entidade norte-americana, fundada em 1958, que gere e executa os programas espaciais dos Estados Unidos da América.
, a equipa de cientistas internacionais detectou raios-X
raios-X
A radiação X é a radiação electromagnética cujo comprimento de onda está compreendido entre o ultravioleta e os raios gama, ou seja, pertence ao intervalo de aproximadamente 0,1 Å a 100 Å. Descobertos em 1895, os raios-X tambêm são, por vezes, chamados de raios de Röntgen em homenagem ao seu descobridor. A radiação X é altamente penetrante, o que a torna muito útil, por exemplo, para obter radiografias.
de alta energia provenientes de cinco buracos negros de grande massa cuja observação directa não era possível devido a estarem envoltos em poeira e gás.

A investigação, liderada por astrónomos da Universidade de Durham, Reino Unido, sustenta a teoria de que potencialmente existem milhões de buracos negros de grande massa no Universo que se encontram escondidos, não podendo ser vistos directamente.

Os raios-x de alta energia encontrados em cinco dos buracos negros confirmam que estes estavam escondidos pela poeira e pelo gás. Os cinco são muito mais brilhantes e mais activos do que se pensava, uma vez que devoram rapidamente o material circundante e emitem grandes quantidades de radiação
radiação electromagnética
A radiação electromagnética, ou luz, pode ser considerada como composta por partículas (os fotões) ou ondas. As suas propriedades dependem do comprimento de onda: ondas ou fotões com comprimentos de onda mais longos traduzem radiação menos energética. A radiação electromagnética, ou luz, é usualmente descrita como um conjunto de bandas de radiação, como por exemplo o infravermelho, o rádio ou os raios-X.
.

Estas observações não seriam possíveis sem o NuSTAR, que foi lançado em 2012 e que é capaz de detectar raios-x com muito mais energia que os observatórios de satélites lançados anteriormente.

George Lansbury, o principal autor do estudo, estudante de pós-graduação no Centro de Astronomia Extragaláctica da Universidade de Durham, disse: "Durante muito tempo, conhecemos os buracos negros de grande massa que não estão tapados por poeira e gás, mas suspeitávamos que muitos mais estariam escondidos. Graças ao NuSTAR, pela primeira vez, fomos capazes de ver claramente estes monstros, que prevíamos que existissem, mas que nos escapavam. Embora só tenhamos detectado cinco buracos negros de grande massa escondidos, quando extrapolamos os nossos resultados para todo o Universo os números previstos são enormes e estão de acordo com as nossas previsões.

Daniel Stern, cientista do projecto NuSTAR no JPL (Jet Propulsion Laboratory) da NASA, em Pasadena, Califórnia, acrescentou: "Os raios-X de alta energia são mais penetrantes que os de baixa energia, assim podemos ver em mais profundidade através do gás que encobre os buracos negros. O NuSTAR permite-nos ver o tamanho dos monstros escondidos e está a ajudar-nos a compreender por que razão apenas alguns buracos negros estão encobertos."

Esta pesquisa foi financiada pelo STFC (Science and Technology Facilities Council) e foi aceite para publicação no The Astrophysical Journal.

Fonte da notícia: http://www.ras.org.uk/news-and-press/2655-universe-s-hidden-supermassive-black-holes-revealed