Alunos da Escola Básica nº 3 de Condeixa-a-Nova são verdadeiros Dark Skies Rangers!

2015-06-17

Em cima: os alunos apresentam os trabalhos. Em baixo: a receber as distinções.
O trabalho desenvolvido pelos alunos da Escola Básica nº 3 de Condeixa-a-Nova: “Dark Skies Rangers: Vem apagar uma luz para acender as estrelas
estrela
Uma estrela é um objecto celeste gasoso que gera energia no seu núcleo através de reacções de fusão nuclear. Para que tal possa suceder, é necessário que o objecto possua uma massa superior a 8% da massa do Sol. Existem vários tipos de estrelas, de acordo com as suas temperaturas efectivas, cores, idades e composição química.
!” venceu a Menção Honrosa no X Congresso Cientistas em Ação!

Durante dois anos letivos, a turma B da Escola Básica nº 3 de Condeixa-a-Nova desenvolveu trabalhos na área de Poluição Luminosa. A metodologia utilizada foi variando e culminou com uma tarefa especifica proposta pelo NUCLIO – Núcleo Interativo de Astronomia, em 2013 e em 2014, a propósito dos concursos DSR - Dark Skies Rangers: “Adopta uma rua e salva uma estrelinha”:

Quantas estrelinhas consegues ver, a olho nu, na rua onde moras? Sabias que no céu existem milhares de milhões de estrelas? Não consegues imaginar um céu assim tão estrelado? Pois é, a culpa é da POLUIÇÃO LUMINOSA. Esse problema crescente resulta principalmente de candeeiros e projetores exteriores que estão mal concebidos ou mal direcionados, iluminando para cima ou para os lados e emitindo luz muito para além do seu alvo, sem qualquer efeito útil. A luz emitida para cima e para os lados reflete-se e difunde-se nas nuvens, poeiras e fumos em suspensão no ar, tornando o céu noturno mais claro.

Os trabalhos, realizados com o envolvimento das famílias (dada a tenra idade dos alunos e o facto de necessitarem de investigação noturna) e com orientação e coordenação a cargo da professora da turma, Conceição Manaia, foram apresentados no X Congresso Cientistas em Ação, realizado nos dias 16, 17 e 18 de Abril no Centro Ciência Viva de Estremoz. Neste congresso foram apresentados 33 trabalhos e estiveram presentes 92 participantes de 14 escolas, de Norte a Sul do país, acompanhados por 24 professores.

Este evento é organizado pelo Centro de Ciência Viva de Estremoz e pela Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora, em colaboração com o Município de Estremoz e a Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica - Ciência Viva. Pretende fortalecer o contacto, a troca de ideias e experiências entre alunos, professores e cientistas, incentivando a apresentação dessas ideias à observação dos outros, no âmbito da divulgação e comunicação da cultura científica e tecnológica. Os projetos apresentados estão relacionados com a temática geral do funcionamento do nosso Planeta. Acompanhados pelo professor, os alunos apresentam e defendem o seu trabalho, perante cientistas convidados e outros elementos ligados à ciência experimental, tal como num verdadeiro Congresso Científico.

A turma B da Escola Básica nº 3 de Condeixa-a-Nova recebeu a Menção Honrosa do júri com o projeto: “Dark Skies Rangers: Vem apagar uma luz para acender as estrelas!” realizado pelos alunos Francisco Roque e Tomás Loureiro e orientado pela professora Conceição Manaia. De salientar que os resultados dos projetos desenvolvidos por esta turma têm sido tão satisfatórios que em apenas dois anos de participação seis dos trabalhos realizados foram premiados.

“Quisemos partilhar estas experiências porque elas testemunham, de forma simples, como a partir da observação, da colocação de hipóteses e da elaboração de propostas de melhoria, na realização destes projetos, a escola e a família colaboram na formação de cidadãos mais críticos e cientificamente mais responsáveis” disse a professora Conceição Manaia.

O NUCLIO e o DSR dão os parabéns a todos os envolvidos neste projeto!

Link para a página do Centro de Ciência Viva de Estremoz : http://www.ccvestremoz.uevora.pt/home/index.php?txt=info&codtopico=7&item=35