Objecto de Hoag, uma galáxia fora do vulgar

2002-09-17

Objecto de Hoag, uma galáxia em forma de anel. Imagem obtida a 9 de Julho de 2001 com a câmara Wide Field and Planetary Camera 2 do telescópio Hubble. Crédito: NASA e The Hubble Heritage Team (STScI/AURA). Agradecimentos: Ray A. Lucas (STScI/AURA).
Um círculo de estrelas
estrela
Uma estrela é um objecto celeste gasoso que gera energia no seu núcleo através de reacções de fusão nuclear. Para que tal possa suceder, é necessário que o objecto possua uma massa superior a 8% da massa do Sol. Existem vários tipos de estrelas, de acordo com as suas temperaturas efectivas, cores, idades e composição química.
azuis, muito quentes, envolve o núcleo amarelo de uma galáxia
galáxia
Um vasto conjunto de estrelas, nebulosas, gás e poeira interestelar gravitacionalmente ligados. As galáxias classificam-se em três categorias principais: espirais, elípticas e irregulares.
fora do comum, conhecida como Objecto de Hoag. A imagem do lado, obtida com o telescópio espacial Hubble
Hubble Space Telescope (HST)
O Telescópio Espacial Hubble é um telescópio espacial que foi colocado em órbita da Terra em 1990 pela NASA, em colaboração com a ESA. A sua posição acima da atmosfera terrestre permite-lhe observar os objectos astronómicos com uma qualidade ímpar.
(NASA
National Aeronautics and Space Administration (NASA)
Entidade norte-americana, fundada em 1958, que gere e executa os programas espaciais dos Estados Unidos da América.
), revela detalhes nunca antes observados em fotografias deste objecto.

A galáxia tem cerca de 120 000 anos-luz
ano-luz (al)
O ano-luz (al) é uma unidade de distância igual a 9,467305 x 1012 km, que corresponde à distância percorrida pela luz, no vácuo, durante um ano.
de extensão, um pouco mais do que a nossa galáxia. O anel azul, que é dominado por aglomerados de estrelas jovens e de massa
massa
A massa é uma medida da quantidade de matéria de um dado corpo.
elevada, contrasta fortemente com o núcleo amarelo constituído por estrelas mais velhas. O que parece ser um vazio a separar as duas populações de estrelas pode, na verdade, conter enxames de estrelas demasiado ténues para se poderem observar. Curiosamente, um objecto muito parecido com o Objecto de Hoag encontra-se nessa separação, acima do núcleo e ligeiramente à direita. Trata-se, provavelmente, de uma galáxia em forma de anel que se encontra por detrás desta galáxia.

Galáxias em forma de anel podem ter origens diferentes. Um cenário possível é a sua formação dar-se através da colisão de duas galáxias. Por vezes, uma galáxia atravessa a outra, despoletando episódios de formação de estrelas. No Objecto de Hoag não se encontram vestígios óbvios de uma segunda galáxia, o que leva a crer que o anel azul de estrelas é o que resta da galáxia que colidiu. Alguns astrónomos estimam que a colisão terá ocorrido há 2 ou 3 mil milhões de anos.

Esta galáxia fora do comum foi descoberta em 1950 pelo astrónomo Art Hoag. Hoag julgou ter descoberto uma nebulosa planetária
nebulosa planetária
As nebulosas planetárias são nebulosas formadas por camadas de gás expelido por estrelas de pequena massa, que terminaram a sua fase de estrela gigante vermelha e se encontram no fim da sua vida. No centro da nebulosa planetária, a estrela transforma-se numa anã branca quente e é a radiação que emite que faz a nebulosa brilhar. As nebulosas planetárias não têm nada a ver com planetas, mas obtiveram o seu nome porque quando observadas através de um pequeno telescópio, se assemelham a um disco de um planeta.
(o estágio final de uma estrela como o nosso Sol
Sol
O Sol é a estrela nossa vizinha, que se encontra no centro do Sistema Solar. Trata-se de uma estrela anã adulta (dita da sequência principal) de classe espectral G. A temperatura na sua superfície é aproximadamente 5800 graus centígrados e o seu raio atinge os 700 mil quilómetros.
), mas rapidamente descartou essa possibilidade, sugerindo que o misterioso objecto seria, provavelmente, uma galáxia. Observações efectuadas nos anos 70s confirmaram essa predição, embora muitos dos pormenores da galáxia Hoag se mantenham, ainda hoje, um mistério. A galáxia encontra-se a 600 milhões de anos-luz de nós, na constelação
constelação
Designa-se por constelação cada uma das 88 regiões em que se divide a abóbada celeste, por convenção de 1922.
da Serpente.

Fonte da notícia: http://oposite.stsci.edu/pubinfo/pr/2002/21