Astrofísicos desenham mapa mais completo do Universo

2015-04-28

Um pedaço do mapa 3D do Universo próximo. A Via Láctea está ao centro, marcada por uma cruz. O mapa abrange quase dois mil milhões de anos-luz. As regiões com maior número de galáxias surgem a branco ou vermelho e as com menor número surgem a azul escuro.
Os astrofísicos criaram um mapa 3D do Universo, que se estende por quase dois mil milhões de anos-luz
ano-luz (al)
O ano-luz (al) é uma unidade de distância igual a 9,467305 x 1012 km, que corresponde à distância percorrida pela luz, no vácuo, durante um ano.
e que representa o panorama mais completo conseguido até à data da nossa vizinhança cósmica.

O mapa esférico de superenxames de galáxias
galáxia
Um vasto conjunto de estrelas, nebulosas, gás e poeira interestelar gravitacionalmente ligados. As galáxias classificam-se em três categorias principais: espirais, elípticas e irregulares.
irá contribuir para uma melhor compreensão da distribuição de matéria no Universo e fornecer informações importantes sobre a matéria escura
matéria escura
A matéria escura é matéria que não emite luz e por isso não pode ser observada directamente, mas cuja existência é inferida pela sua influência gravitacional na matéria luminosa, ou prevista por certas teorias. Por exemplo, os astrónomos acreditam que as regiões mais exteriores das galáxias, incluindo a Via Láctea, têm de possuir matéria escura devido às observações do movimento das estrelas. A Teoria Inflacionária do Universo prevê que o Universo tem uma densidade elevada, o que só pode ser verdade se existir matéria escura. Não se sabe ao certo o que constitui a matéria escura: poderão ser partículas subatómicas, buracos negros, estrelas de muito baixa luminosidade, ou mesmo uma combinação de vários destes ou outros objectos.
, um dos maiores mistérios da física.

O mapa foi criado por uma equipa composta por Mike Hudson, Jonathan Carrick e Stephen Turnbull, do Departamento de Física e Astronomia da Universidade de Waterloo, e Guilhem Lavaux do Instituto de Astrofísica de Paris do Centre National de la Recherche Scientifique da França. O professor Mike Hudson é também membro do Instituto Perimeter de Física Teórica.

"A distribuição de galáxias não é uniforme e não tem padrão. Tem picos e depressões, tal como uma cadeia montanhosa. É isto que esperamos considerando que a estrutura em larga escala teve origem em flutuações quânticas no início do Universo", disse Hudson.

O mapa é apresentado online na revista científica Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.

No mapa, as áreas azuis claras e brancas representam as maiores concentrações de galáxias. A área vermelha é o superenxame de Shapley ou Shapley Concentration, a maior concentração de galáxias do Universo próximo. As áreas inexploradas surgem em azul médio.

Saber onde se localiza e como se move a matéria no Universo irá ajudar os astrofísicos a preverem a expansão do Universo e identificarem a quantidade de matéria escura que existe e onde se situa.

Os cientistas observaram que as galáxias não se movem do mesmo modo porque a expansão do Universo não é uniforme. Estas diferenças são chamadas velocidades peculiares. A Via Láctea
Via Láctea
A Via Láctea é a galáxia de que faz parte o nosso Sistema Solar. Trata-se de uma galáxia espiral gigante, com um diâmetro de cerca de 160 mil anos-luz e uma massa da ordem de 100 mil milhões de vezes a massa do Sol.
e a sua vizinha Andrómeda movem-se com a velocidade de 2 milhões de quilómetros por hora.

Os modelos anteriores não explicaram totalmente este movimento que se observa. Hudson e sua equipa estão interessados em descobrir que estruturas são responsáveis pelas velocidades peculiares.

Os desvios no movimento das galáxias são uma ferramenta valiosa para determinar a distribuição de matéria e de matéria escura a escalas maiores.

Estima-se que a matéria escura representa a maior parte da massa
massa
A massa é uma medida da quantidade de matéria de um dado corpo.
do Universo. É uma forma postulada de matéria que não reflecte ou emite luz, não podendo por isso ser observada ou medida directamente. A existência e as propriedades da matéria escura só podem ser inferidas indirectamente, através dos seus efeitos gravitacionais na matéria visível e na luz.

"Compreendermos a matéria escura é fundamental para percebermos melhor a formação das galáxias e das estruturas em que habitam, como enxames de galáxias
enxame de galáxias
Um enxame, ou aglomerado, de galáxias é um conjunto de galáxias gravitacionalmente ligadas. A Via Láctea pertence ao aglomerado chamado Grupo Local de galáxias. O enxame de galáxias mais próximo de nós é o Enxame da Virgem.
, superenxames e vazios", disse Hudson.

O próximo passo será o de obter amostras mais detalhadas de velocidades peculiares para melhorar o mapa, em colaboração com investigadores da Austrália.

Veja o vídeo do novo mapa 3D do Universo próximo, aqui: https://www.youtube.com/watch?v=2PtXqBqKUiM

Fonte da notícia: http://phys.org/news/2015-04-astrophyicists-comprehensive-universe.html