SOFIA encontra elo perdido entre supernovas e formação de planetas

2015-03-21

Dados do SOFIA revelam poeira quente (branco) a sobreviver dentro de um remanescente de supernova. A nuvem SNR Sgr A Leste é mostrada em raios-X (azul). A emissão de rádio (vermelho) mostra as ondas de choque em expansão a colidirem com nuvens interstelares circundantes (verde). Crédito: NASA/CXO/Herschel/VLA/Lau et al.
Usando o SOFIA (Observatório Estratosférico para Astronomia Infravermelha), uma equipa científica internacional descobriu que as supernovas
são capazes de produzir uma quantidade substancial da matéria de que se formam os planetas
, como a Terra. Estes resultados vêm publicados na edição on-line de 19 de Março da revista Science.

"As nossas observações revelam que uma nuvem particular, produzida por uma explosão de supernova há 10 mil anos, contém poeira suficiente para formar 7 mil Terras", disse Ryan Lau, da Universidade Cornell, em Ithaca, Nova Iorque.

A equipa, liderada por Lau, utilizou o telescópio aéreo SOFIA e a câmara FORECAST (Faint Object InfraRed Camera for the SOFIA Telescope) para tirar imagens infravermelhas
detalhadas de uma nuvem de poeira interstelar
poeira interestelar
A poeira interestelar é constituído por minúsculas partículas sólidas, com diâmetros da ordem dos mícrones, existentes no meio interestelar.
conhecida como Remanescente de Supernova Sagittarius A Leste, ou SNR Sgr A Leste, na região central da Via Láctea

A equipa usou os dados obtidos pelo SOFIA para estimar a massa
total da poeira na nuvem a partir da intensidade de sua emissão. Foram necessárias medições em comprimentos de onda
do infravermelho longo para penetrar através das nuvens interstelares intermédias e detectar a radiação
emitida pela poeira da supernova.

Os astrónomos já tinham provas de que as ondas de choque
de uma supernova, ao moverem-se para fora, podiam produzir quantidades significativas de poeira. Até ao momento, a questão que se colocava era se as novas partículas de poeira, do tipo cinza ou areia, sobreviveriam à subsequente onda de choque de ricochete, para dentro, gerada pela colisão da primeira onda de choque com o gás e a poeira interstelar circundantes.

"A poeira sobreviveu à última investida de ondas de choque da explosão da supernova, e está agora a fluir para o meio interstelar
meio interestelar
O meio interestelar é constituído por toda a matéria existente no espaço entre as estrelas. Cerca de 99% da matéria interestelar é composta por gás, sendo os restantes 1% dominados pela poeira. A massa total do gás e da poeira do meio interestelar é cerca de 15% da massa total da matéria observável da nossa galáxia, a Via Láctea. A matéria do meio interestelar existe em diferentes regimes de densidade e temperatura, como por exemplo as nuvens moleculares (frias e densas) ou o gás ionizado (quente e ténue).
, onde pode tornar-se parte da matéria-prima para as novas estrelas
e planetas" esclareceu Lau.

Estes resultados revelam também a possibilidade de a grande quantidade de poeira observada em galáxias
jovens distantes ter sido gerada por explosões de supernovas em gigantescas estrelas primitivas, já que nenhum outro mecanismo conhecido poderia ter produzido tanta poeira.

"Esta descoberta é muito importante para o SOFIA, demonstrando como observações feitas dentro da Via Láctea podem ajudar-nos a compreender a evolução de galáxias que estão a milhares de milhões de anos-luz
de distância", disse Pamela Marcum, cientista do projecto SOFIA no Ames Research Center, em Moffett Field, Califórnia.

O SOFIA é um Boeing 747SP modificado que carrega um telescópio com um diâmetro efectivo de 2,5 metros, a altitudes de 12 a 14 km. O SOFIA é um projecto conjunto da NASA
e do Centro Aeroespacial Alemão.

Fonte da notícia: http://www.nasa.gov/press/2015/march/nasa-s-sofia-finds-missing-link-between-supernovae-and-planet-formation/#.VQ1zTJOsV90