Chandra mede a massa da maior jóia do Universo distante

2014-12-18

Uma imagem composta do Chandra que mostra o distante aglomerado de galáxias de grande massa oficialmente conhecido como XDCP J0044.0-2033, mas a que os astrónomos deram o nome de Gioiello (a jóia). Crédito: X-ray: NASA/CXC/INAF/P.Tozzi, et al; Optical: NAOJ/Subaru and ESO/VLT; Infrared: ESA/Herschel.
Um enxame de galáxias
recém-descoberto é o mais massivo já detectado com idade próxima aos 800 milhões de anos, ou mais jovem. Usando dados do Observatório Chandra
de Raios-X da NASA
, os astrónomos determinaram com precisão a massa
e outras propriedades deste enxame. Este é um passo importante para que se possa compreender como os enxames de galáxias
, as maiores estruturas do Universo unidas pela gravidade, têm evoluído ao longo do tempo.

A imagem composta mostra o distante enxame de galáxias de enorme massa, que é oficialmente conhecido como XDCP J0044.0-2033. No entanto, os investigadores já lhe deram o nome de Gioiello, o termo italiano para "jóia". Este nome foi escolhido porque uma imagem do enxame mostra muitas cores cintilantes, que se devem ao gás quente que emite raios-X
e às várias galáxias que estão a formar estrelas
dentro do enxame. Além disso, a equipa de investigação reuniu-se, pela primeira vez, para discutir os dados do Chandra, na Villa il Gioiello, uma vila do século XV, perto do Observatório de Arcetri, que foi a última residência do célebre astrónomo italiano Galileu Galilei. Nesta nova imagem do enxame Gioiello, os raios-X do Chandra surgem a roxo, os dados infravermelhos
do telescópio espacial Herschel da ESA
aparecem como grandes halos vermelhos ao redor algumas galáxias, e os dados ópticos do telescópio Subaru
Subaru Telescope
O Telescópio Subaru é um telescópio óptico e de infravermelhos, com um espelho de 8,2 m de diâmetro. O Subaru encontra-se no Observatório de Mauna Kea, no Havai, e é operado pelo Observatório Astronómico Nacional do Japão – NAOJ e pelo Instituto Nacional de Ciências Naturais.
, em Mauna Kea, no Havai, surgem a vermelho, verde e azul.

Os astrónomos detectaram pela primeira vez o enxame Gioiello, localizado a cerca de 9,6 mil milhões de anos-luz
de distância, através do observatório XMM-Newton
X-ray Spectroscopy Multi-Mirror Mission (XMM-Newton)
Satélite de raios-X da Agência Espacial Europeia colocado em órbita no dia 10 de Dezembro de 1999, com a ajuda de um foguetão Ariane 5. Este satélite é o segundo de uma série de missões no âmbito do programa espacial europeu de longo termo Horizon 2000.
, da ESA. O estudo do enxame com o Chandra foi aprovado e as observações duraram o tempo equivalente a mais de quatro dias. Foi a observação de raios-X mais profunda alguma vez realizada a um enxame localizado a uma distância superior a 8 mil milhões de anos-luz.

O longo tempo de observação permitiu aos investigadores reunirem dados de raios-X do Chandra suficientes para combinarem com os modelos científicos e determinarem a massa exacta do enxame. O valor obtido é impressionante: 400 biliões de massas solares

Os astrónomos já tinham encontrado antes outros enxames grandes e distantes, em particular, um enxame de galáxias gigante, ao qual deram o nome de El Gordo, a uma distância de 7 mil milhões de anos-luz. De acordo com o melhor dos actuais modelos de como o Universo evoluiu, as hipóteses de encontrarmos enxames com tanta massa como o Gioiello e o El Gordo são pequenas. Estas novas descobertas sugerem que a teoria pode ter problemas, e estão a atrair os astrónomos para a procura de outros enxames massivos e distantes.

Os resultados desta descoberta vêm publicados no The Astrophysical Journal. A equipa é composta por investigadores Europeus e americanos e o principal autor do artigo é Paolo Tozzi, do INAF, Instituto Nacional de Astrofísica em Florença, Itália.

Fonte da notícia: http://www.nasa.gov/mission_pages/chandra/chandra-weighs-most-massive-galaxy-cluster-in-distant-universe.html