Investigadores usam novo método para calcular a idade do núcleo de uma nuvem interstelar

2014-11-18

O sistema estelar IRAS 16293-2422 está localizado na região de formação estelar Rho Ophiuchi, na constelação de Ofiúco. Crédito: NASA/JPL-Caltech/WISE.
Uma equipa de investigadores da Alemanha, Finlândia e Reino Unido calculou a idade do núcleo de uma nuvem interstelar usando um novo método de análise química. Num artigo publicado na revista Nature, a equipa descreve a nova técnica e explica como a medição de alterações químicas à medida que a contracção da nuvem ocorre pode revelar a idade do núcleo.

Os cientistas acreditam que as estrelas
como o Sol
se formam em nuvens compostas de gás e poeira - berçários ideais para o seu nascimento e desenvolvimento. O material destas nuvens sofre colapso tornando-se depois mais compacto para dar origem a uma protoestrela. Mas determinar o funcionamento de todo o processo, bem como o tempo que demora, tem sido realmente difícil. Acredita-se que o processo seja conduzido pela gravidade, mas como ele acontece, exactamente, continua a ser um mistério.

A determinação da idade do núcleo de nuvens interstelares tem sido notoriamente difícil e, por isso, as estimativas têm variado das dezenas de milhares de anos para os milhões de anos. Neste novo trabalho, os investigadores usaram o observatório aéreo SOFIA e o telescópio APEX, no Chile, para recolher dados de composição química do núcleo central de um sistema estelar conhecido como IRAS
InfraRed Astronomical Satellite (IRAS)
O IRAS foi o primeiro satélite astronómico de infravermelhos colocado em órbita, em 1984, pela NASA. Este satélite mapeou cerca de 96% de todo o céu em 4 bandas (ou filtros) centradas nos comprimentos de onda de 12, 25, 60 e 100 mícrones.
16293-2422 na constelação
de Ofiúco, a aproximadamente 400 anos-luz
da Terra.

O que os cientistas fizeram foi olhar para dois tipos de iões
ião
Átomo ou molécula que perdeu ou ganhou um ou mais electrões.
moleculares que se formam a partir de dois átomos
de hidrogénio e um átomo de hidrogénio pesado, ou deutério
deutério (D)
O deutério, também chamado de hidrogénio pesado, é o isótopo do hidrogénio com número de massa igual a dois (2H), cujo núcleo é constituído por um protão e um neutrão.
(ortho-H2D+ e para-H2D+). As quantidades relativas dos dois iões mudam com o tempo, à medida que a nuvem envelhece, oferecendo aos investigadores uma espécie de "relógio químico". Usando este método, a equipa calculou que as estrelas no sistema não têm mais de 100 mil anos, mas o núcleo, em si, tem cerca de um milhão de anos, o que significa que o núcleo aparentemente ficou a fermentar durante aproximadamente 900 mil anos antes de dar à luz as estrelas.

Descobrir a idade dos núcleos destas nuvens é importante em cosmologia, pois oferece-nos um método para datarmos a nossa Via Láctea
e as estrelas que a compõem. A equipa afirma que este novo método de datação é o mais preciso já usado.

Fonte da notícia: http://phys.org/news/2014-11-method-interstellar-cloud-core-age.html