Estudantes portugueses descobrem asteroide da Cintura de Kuiper

2014-10-17

Algumas das equipas que participaram nas campanhas de asteroides. De cima para baixo: Escola Secundária de Loulé, Escola Secundária D. Maria I de Braga, Escola Secundária Antero de Quental, Ponta Delgada, Açores e Agrupamento de Escolas de Vilar de Andorinho – Avintes/Vila Nova de Gaia.
Um asteroide da Cintura de Kuiper
Cintura de Kuiper
A Cintura de Kuiper é uma região em forma de disco, localizada depois de Neptuno, entre 30 e 50 UA do Sol. É constituída por muitos pequenos corpos gelados, restos da formação do Sistema Solar, e é a fonte dos cometas de curto-período. O primeiro objecto da Cintura de Kuiper, 1992QB1, com 240 km de diâmetro, só foi descoberto em 1992, mas desde então já se conhecem centenas de objectos da Cintura de Kuiper (KBO, do inglês Kuiper Belt Object). Há astrónomos que consideram Plutão, e a sua lua Caronte, objectos da Cintura de Kuiper.
, a cintura de asteroides à qual pertence Plutão
Plutão
Plutão é, na maior parte do tempo, o nono e último planeta do Sistema Solar a contar do Sol, mas devido à sua órbita excêntrica, durante algum tempo aproxima-se mais do Sol do que Neptuno. É um planeta singular em muitos aspectos: é o mais pequeno (cerca de 1/500 o diâmetro da Terra), tem uma composição muito rica em gelos, possui a órbita mais excêntrica e inclinada em relação à eclíptica, e tem, tal como Úrano, o seu eixo de rotação muito inclinado (122º) em relação à eclíptica.
, a uma distância de 48 UA
unidade astronómica (UA)
Unidade de distância, definida como a distância média entre a Terra e o Sol, que corresponde a 149 597 870 km, ou 8,3 minutos-luz.
do Sol
Sol
O Sol é a estrela nossa vizinha, que se encontra no centro do Sistema Solar. Trata-se de uma estrela anã adulta (dita da sequência principal) de classe espectral G. A temperatura na sua superfície é aproximadamente 5800 graus centígrados e o seu raio atinge os 700 mil quilómetros.
, foi descoberto por uma equipa de alunos e professores portugueses. 2014 QF173 é o segundo asteroide descoberto por estudantes a participar numa campanha de procura de asteroides do IASC (International Asteroid Search Collaboration - http://iasc.hsutx.edu/), representado em Portugal pelo NUCLIO.

A equipa que participou na Campanha Pan-STARRS decorrida neste último verão, de 19 de Agosto a 23 de Setembro, fez parte do NUCLIO Asteroid Search Team, e foi composta por alunos e professores do Agrupamento de Escolas de Vilar de Andorinho – Avintes/Vila Nova de Gaia (grupo coordenado pela professora Paula Carneiro, com os alunos Nuno Sousa, Vítor Félix e Tiago Cunha), e do Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes – Olhão (grupo coordenado pelo professor Emanuel Bettencourt com o aluno Afonso Vale).

Os resultados conseguidos na Campanha Pan-STARRS foram fabulosos: 28 descobertas, com 5 confirmações. Estes 5 novos objetos vêm listados abaixo, na Lista I (da qual faz parte o objeto 2014 QF173, da cintura de Kuiper, sendo os restantes da Cintura Principal de Asteroides, situada entre as órbitas
órbita
A órbita de um corpo em movimento é a trajectória que o corpo percorre no espaço.
de Marte
Marte
Marte é o quarto planeta do Sistema Solar, a contar do Sol. É o último dos chamados planetas interiores. O seu diâmetro é cerca de 50% mais pequeno do que o da Terra e possui uma superfície avermelhada, sendo também conhecido como planeta vermelho.
e Júpiter
Júpiter
Júpiter é o quinto planeta mais próximo do Sol. Com um diâmetro cerca de 11 vezes maior do que a Terra e uma massa mais de 300 vezes superior, é o maior planeta do Sistema Solar e o primeiro dos planetas gigantes gasosos.
).

Lista I

Objeto: 2014 QS138 – Data: 20-08-2014
Equipa: N. Sousa, V. Felix, T. Cunha e P. Carneiro

Objeto: 2014 QU146 – Data: 20-08-2014
Equipa: S. Bruschy e A. Costa

Objeto: 2014 QF173 - Data: 25-08-2014
Equipa: N. Sousa, V. Felix, T. Cunha, P.Carneiro, A. Vale e E. Bettencourt

Objeto: 2014 QP135 – Data: 27-08-2014
Equipa: J. Vieira, I. Gonçalves, T. Aston, R. Cabral, J. Rebuge, F. Barbosa e P. Rodrigues

Objeto: 2014 QV118 – Data: 27-08-2014
Equipa: J. Vieira, I. Gonçalves, T. Aston, F. Barbosa e P. Rodrigues

O programa que lançou a caça aos asteroides nas escolas de todo a mundo, o IASC, que tem o como coordenador o Professor Patrick Miller da Universidade Hardin-Simmons do Texas (USA), tem tido da parte das escolas portuguesa uma colaboração fantástica e repleta de resultados. Desde que iniciámos a nossa participação, em 2007, foram já confirmadas imensas descobertas de asteroides para Portugal.


BALANÇO DE 2013/2014

O número de escolas participantes foi de cerca de 50. Além da escolas portuguesas, tivemos, pela primeira vez, a colaboração de uma escola em Macau - Escola Portuguesa de Macau - e continuam a colaborar connosco duas escolas em África: a Escola Portuguesa de Moçambique e o Instituto Superior Politécnico de São Tomé e Príncipe.
Participaram, ao todo, cerca de 500 alunos.

Campanhas:

• 3 campanhas NUCLIO Asteroid Search Campaign - só para escolas portuguesas ou de língua portuguesa.
• 2 campanhas internacionais IASC
• 1 campanha Global Astronomy Month Asteroid Search Campaign
• 3 campanhas Pan-STARRS Asteroid Search Campaign

Resultados:

Houve muitas observações de asteroides já conhecidos e 3 descobertas confirmadas (ver Lista II).

Lista II

Objeto: 2013 XQ4 – Data: 02-12-2013
Escola: Colégio Marista de Carcavelos - Cascais
Professor: Fernanda Barbosa
Equipa: F. Barbosa, R. Oliveira e T. Ferreira

Objeto: 2014 FM47 – Data: Campanha NUCLIO Fev/Mar
Escola: Escola Secundária Lindley Sintra, Lisboa
Professor: Ana Sofia Henriques
Equipa: B. Rodrigues, G. Santos e T. Lima

Objeto: 2014 FN50 – Data: 24-03-2014
Equipa: NUCLIO Asteroid Search Team - J. Carneiro, F. Barbosa, P. Rodrigues, K. Fedyuk, S. Chirilenko, A. Maria e H. Pereira


Campanhas de Verão:

Este ano, pela primeira vez, as escolas portuguesas foram convidadas a participar em campanhas de pesquisa de asteroides que decorreram durante o verão (nas férias letivas de alunos e professores) e a adesão foi muito para além daquilo que poderíamos esperar:

• 27 escolas em 2 campanhas internacionais de verão
• 1 equipa NUCLIO Asteroid Search Team para a campanha Pan-STARRS Asteroid Search Team de verão, onde participaram 8 escolas.

As imagens utilizadas na Campanha Pan-STARRS de verão (19 de Agosto a 23 de Setembro), vieram do telescópio Pan-STARRS (http://pan-starrs.ifa.hawaii.edu/public/), localizado no Havai.
Como já referimos, nesta campanha houve 28 descobertas, com 5 confirmações (observações realizadas pela segunda vez) que são as 5 descobertas provisionais representadas na Lista I, uma delas a do asteroide da cintura de Kuiper.

A equipa do NUCLIO Asteroid Search Team de verão foi constituída por alunos e professores das seguintes escolas e agrupamentos:

Colégio Marista de Carcavelos – Carcavelos/Cascais
Agrupamento de Escolas de Vilar de Andorinho – Avintes/Vila Nova de Gaia
Agrupamento de Escolas Dr Francisco Fernandes Lopes - Olhão
Escola Secundária Antero de Quental - Ponta Delgada/Açores
Agrupamento de Escolas D. Maria II - Braga
Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente - Lourinhã
NUCLIO Team - Cascais
Escola Secundária de Loulé - Loulé

O NUCLIO dá os parabéns a todas as equipas que participaram nas diversas campanhas. As descobertas são sempre importantes, mas nunca é demais dizer que o trabalho de todos é igualmente importante, e que pelo simples facto de participarem nestas campanhas os professores e os estudantes estão a dar um contributo muito valioso para a comunidade científica.

CAMPANHAS PARA O ANO LETIVO 2014/2015:

Para o ano letivo de 2014/15 estão agendadas as seguintes campanhas:

International Asteroid Search Campaign - 27 de Outubro 2014 a 1 de Dezembro 2014 - completa.
Pan-STARRS Asteroid Search Campaign - 18 de Outubro 2014 a 22 de Novembro 2014 - completa
NUCLIO Asteroid Search Campaign - 3 de Dezembro de 2014 a 7 de Janeiro de 2015 – 15 lugares
NUCLIO Asteroid Search Campaign - 8 de Janeiro 2015 a 12 de Fevereiro de 2015 – 15 lugares
NUCLIO Asteroid Search Campaign - 13 de Fevereiro 2015 a 20 de Março de 2015 – 17 lugares

No dia 22 de Novembro, teremos, no Parque Biológico de Gaia, em Vila Nova de Gaia, um dia de atividades onde faremos o lançamento das campanhas de pesquisa de asteroides e a apresentação do software Astrometrica, utilizado para a análise das imagens das campanhas IASC.