Intensa actividade solar

2002-07-30

Imagem em ultraviolet extremo de uma fulguração solar classificada como X 3, obtida pelo observatório solar SOHO. Créditos: SOHO (ESA & NASA).
Nos últimos dias, o observatório SOHO
Solar Heliospheric Observatory (SOHO)
O SOHO é uma sonda espacial concebida para a observação e estudo do Sol. O seu obectivo é analisar a estrutura da coroa, do vento solar e ainda obter informação sobre a dinâmica interna do Sol. O SOHO insere-se num projecto internacional de cooperação entre a NASA e a ESA. A sonda foi lançada a 2 de Dezembro de 1995 e posteriormente colocada em órbita do Sol.
(Solar and Heliospheric Observatory, ESA
European Space Agency (ESA)
A Agência Espacial Europeia foi fundada em 1975 e actualmente conta com 15 países membros, incluindo Portugal.
/NASA
National Aeronautics and Space Administration (NASA)
Entidade norte-americana, fundada em 1958, que gere e executa os programas espaciais dos Estados Unidos da América.
), dedicado à observação do Sol
Sol
O Sol é a estrela nossa vizinha, que se encontra no centro do Sistema Solar. Trata-se de uma estrela anã adulta (dita da sequência principal) de classe espectral G. A temperatura na sua superfície é aproximadamente 5800 graus centígrados e o seu raio atinge os 700 mil quilómetros.
, registou quatro fulgurações
fulguração
Uma fulguração é uma libertação de energia de forma explosiva da qual resulta um aumento rápido do brilho do astro no qual ocorre. São exemplo deste tipo de fenómenos as fulgurações solares, associadas às manchas solares, bem como as fulgurações de raios-X, que ocorrem em estrelas de neutrões, e de raios gama, que se sabe estarem relacionadas com as explosões de supernova.
que se encontram entre as mais intensas até hoje observadas. Estas fulgurações foram classificadas como sendo de classe X e libertaram tanta energia como mil milhões de megatoneladas
megatonelada (Mt)
Uma megatonelada (Mt) é a energia da explosão de um milhão de toneladas de TNT, que corresponde a cerca de 4,2 x 1015 J.
de explosivos. Os astrofísicos solares classificam estes episódios em quatro classes, por ordem crescente de intensidade: B, C, M e X. Cada classe é dividida em nove subclasses.

As fulgurações têm origem em zonas designadas por regiões activas (RA
ascensão recta
A ascensão recta de um astro é o arco do equador celeste compreendido entre a direcção do ponto equinocial da primavera (ou ponto vernal) e a direcção do círculo horário que passa pelo astro. A ascensão recta mede-se em horas, minutos e segundos, no sentido Este. Juntamente com a declinação, define o sistema de coordenadas equatoriais.
). As RA têm dimensões superiores ao diâmetro da Terra e consistem em zonas da superfície solar com campos magnéticos
campo magnético
O campo magnético é a região em torno de um corpo na qual é detectada uma força magnética. Os campos magnéticos actuam apenas em partículas electricamente carregadas. Campos magnéticos fracos são por exemplo gerados por efeito de dínamo no interior dos planetas e luas, enquanto que campos magnéticos mil milhões de vezes mais fortes podem ser gerados em estrelas e galáxias. Os campos magnéticos são capazes de controlar o movimento de gás ionizado e até moldar a forma dos corpos por eles actuados.
muito intensos. São responsáveis pelas fulgurações e pelas ejecções de massa
massa
A massa é uma medida da quantidade de matéria de um dado corpo.
coronal (ejecções de plasma
plasma
O plasma é um gás completamente ionizado, em que a temperatura é demasiado elevada para que os átomos existam como tal, sendo composto por electrões e núcleos atómicos livres. É chamado o quarto estado da matéria, para além do sólido, líquido e gasoso.
, gás ionizado
ionização
Processo pelo qual um átomo (ou molécula) electricamente neutro ganha ou perde um ou mais electrões, transformando-se num ião.
muito quente). Se a radiação
radiação electromagnética
A radiação electromagnética, ou luz, pode ser considerada como composta por partículas (os fotões) ou ondas. As suas propriedades dependem do comprimento de onda: ondas ou fotões com comprimentos de onda mais longos traduzem radiação menos energética. A radiação electromagnética, ou luz, é usualmente descrita como um conjunto de bandas de radiação, como por exemplo o infravermelho, o rádio ou os raios-X.
e o plasma provenientes destes eventos atingirem a Terra, podem produzir graves danos, tais como interferências ou avarias de sistemas de satélites, bloqueios em centrais eléctricas ou a interrupção das comunicações de rádio
rádio
O rádio é a banda do espectro electromagnético de maior comprimento de onda (menor frequência) e cobre a gama de comprimentos de onda superiores a 0,85 milímetros. O domínio do rádio divide-se no submilímetro, milímetro, microondas e rádio.
.

As fulgurações solares são classificadas consoante a intensidade da radiação X
raios-X
A radiação X é a radiação electromagnética cujo comprimento de onda está compreendido entre o ultravioleta e os raios gama, ou seja, pertence ao intervalo de aproximadamente 0,1 Å a 100 Å. Descobertos em 1895, os raios-X tambêm são, por vezes, chamados de raios de Röntgen em homenagem ao seu descobridor. A radiação X é altamente penetrante, o que a torna muito útil, por exemplo, para obter radiografias.
medida no intervalo de comprimentos de onda
comprimento de onda
Designa-se por comprimento de onda a distância entre dois pontos sucessivos de amplitude máxima (ou mínima) de uma onda.
entre 1 e 8 Å (1 Å = 10-10m). Fulgurações com valores de intensidade superiores a 10-4 W.m-2 são classificadas de classe X. Todas aquelas cuja intensidade esteja compreendida entre 10-4 e 10-5 W.m-2 são designadas de classe M, aquelas com valores entre 10-5 e 10-6 W.m-2 de classe C e as de intensidade inferior a 10-6 W.m-2 de classe B. (Para mais informações, visite o endereço: http://science.nasa.gov/ssl/PAD/SOLAR/ ) (página em inglês).

As duas primeiras explosões tiveram origem na RA 10030, tendo a primeira ocorrido no dia 15 de Julho, com intensidade X 3.0, e a segunda, três dias depois com a intensidade X 1.8. Posteriormente, registaram-se mais duas, uma proveniente da RA 10036 e a outra da RA 10039. A primeira ocorreu no dia 20 de Julho, com a intensidade de X 3.3, enquanto a segunda e mais intensa, classificada de X 4.8, ocorreu no dia 23 de Julho.

Fonte da notícia: http://www.esa.int/export/esaCP/ESAYE476K3D_index_0.html