Intensa actividade solar

2002-07-30

Imagem em ultraviolet extremo de uma fulguração solar classificada como X 3, obtida pelo observatório solar SOHO. Créditos: SOHO (ESA & NASA).
Nos últimos dias, o observatório SOHO
Solar Heliospheric Observatory (SOHO)
O SOHO é uma sonda espacial concebida para a observação e estudo do Sol. O seu obectivo é analisar a estrutura da coroa, do vento solar e ainda obter informação sobre a dinâmica interna do Sol. O SOHO insere-se num projecto internacional de cooperação entre a NASA e a ESA. A sonda foi lançada a 2 de Dezembro de 1995 e posteriormente colocada em órbita do Sol.
(Solar and Heliospheric Observatory, ESA
/NASA
), dedicado à observação do Sol
, registou quatro fulgurações
que se encontram entre as mais intensas até hoje observadas. Estas fulgurações foram classificadas como sendo de classe X e libertaram tanta energia como mil milhões de megatoneladas
megatonelada (Mt)
Uma megatonelada (Mt) é a energia da explosão de um milhão de toneladas de TNT, que corresponde a cerca de 4,2 x 1015 J.
de explosivos. Os astrofísicos solares classificam estes episódios em quatro classes, por ordem crescente de intensidade: B, C, M e X. Cada classe é dividida em nove subclasses.

As fulgurações têm origem em zonas designadas por regiões activas (RA
ascensão recta
A ascensão recta de um astro é o arco do equador celeste compreendido entre a direcção do ponto equinocial da primavera (ou ponto vernal) e a direcção do círculo horário que passa pelo astro. A ascensão recta mede-se em horas, minutos e segundos, no sentido Este. Juntamente com a declinação, define o sistema de coordenadas equatoriais.
). As RA têm dimensões superiores ao diâmetro da Terra e consistem em zonas da superfície solar com campos magnéticos
muito intensos. São responsáveis pelas fulgurações e pelas ejecções de massa
coronal (ejecções de plasma
plasma
O plasma é um gás completamente ionizado, em que a temperatura é demasiado elevada para que os átomos existam como tal, sendo composto por electrões e núcleos atómicos livres. É chamado o quarto estado da matéria, para além do sólido, líquido e gasoso.
, gás ionizado
ionização
Processo pelo qual um átomo (ou molécula) electricamente neutro ganha ou perde um ou mais electrões, transformando-se num ião.
muito quente). Se a radiação
e o plasma provenientes destes eventos atingirem a Terra, podem produzir graves danos, tais como interferências ou avarias de sistemas de satélites, bloqueios em centrais eléctricas ou a interrupção das comunicações de rádio

As fulgurações solares são classificadas consoante a intensidade da radiação X
medida no intervalo de comprimentos de onda
entre 1 e 8 Å (1 Å = 10-10m). Fulgurações com valores de intensidade superiores a 10-4 W.m-2 são classificadas de classe X. Todas aquelas cuja intensidade esteja compreendida entre 10-4 e 10-5 W.m-2 são designadas de classe M, aquelas com valores entre 10-5 e 10-6 W.m-2 de classe C e as de intensidade inferior a 10-6 W.m-2 de classe B. (Para mais informações, visite o endereço: http://science.nasa.gov/ssl/PAD/SOLAR/ ) (página em inglês).

As duas primeiras explosões tiveram origem na RA 10030, tendo a primeira ocorrido no dia 15 de Julho, com intensidade X 3.0, e a segunda, três dias depois com a intensidade X 1.8. Posteriormente, registaram-se mais duas, uma proveniente da RA 10036 e a outra da RA 10039. A primeira ocorreu no dia 20 de Julho, com a intensidade de X 3.3, enquanto a segunda e mais intensa, classificada de X 4.8, ocorreu no dia 23 de Julho.

Fonte da notícia: http://www.esa.int/export/esaCP/ESAYE476K3D_index_0.html