Três enormes buracos negros dançam tango numa galáxia distante

2014-06-26

Em cima: neste trio, os dois buracos negros de grande massa mais próximos emitem jactos helicoidais, enquanto que o terceiro buraco negro, mais distante, emite jactos relativamente rectos. Crédito: Roger Deane/NASA Goddard. Em baixo: O par interior de buracos negros do sistema triplo, tal como foi visto pela Rede VLBI Europeia. Crédito: R.P. Deane et al.
Numa galáxia
galáxia
Um vasto conjunto de estrelas, nebulosas, gás e poeira interestelar gravitacionalmente ligados. As galáxias classificam-se em três categorias principais: espirais, elípticas e irregulares.
a quatro mil milhões de anos-luz
ano-luz (al)
O ano-luz (al) é uma unidade de distância igual a 9,467305 x 1012 km, que corresponde à distância percorrida pela luz, no vácuo, durante um ano.
de distância, três buracos negros
buraco negro
Um buraco negro é um objecto cuja gravidade é tão forte que a sua velocidade de escape é superior à velocidade da luz. Em Astronomia, distinguem-se dois tipos de buraco negro: os buracos negros estelares, que resultam da morte de uma estrela de massa elevada, e os buracos negros galácticos, que existem no centro das galáxias activas.
de enorme massa
massa
A massa é uma medida da quantidade de matéria de um dado corpo.
estão presos numa dança apertada, uma espécie de tango cósmico. Constituem, até à data, o sistema descoberto deste tipo em que os buracos negros se encontram mais próximos entre si e os dados apontam para que estes sistemas sejam mais comuns do que se pensava.

"O que é mais extraordinário para mim é que estes buracos negros, que se situam bem no limite da Teoria da Relatividade Geral
Teoria da Relatividade Geral
A Teoria da Relatividade Geral foi formulada por Albert Einstein em 1916 como expansão da Teoria da Relatividade Restrita (formulada em 1905) de forma a incluir o efeito da gravitação no espaço-tempo. Esta teoria propõe que o espaço-tempo é uma estrutura quadri-dimensional cuja curvatura é determinada pela presença de matéria. Neste sentido, a gravitação manifesta-se como curvatura do espaço-tempo, e não como uma força entre duas massas.
de Einstein, estão a orbitar-se a uma velocidade que é 300 vezes a velocidade do som na Terra", disse o principal autor do trabalho, Roger Deane, da Universidade da Cidade do Cabo num comunicado de imprensa.

"E não é tudo, pois combinando os sinais obtidos a partir de telescópios de rádio
rádio
O rádio é a banda do espectro electromagnético de maior comprimento de onda (menor frequência) e cobre a gama de comprimentos de onda superiores a 0,85 milímetros. O domínio do rádio divide-se no submilímetro, milímetro, microondas e rádio.
em quatro continentes somos capazes de observar este sistema exótico a um terço da distância que atravessa o Universo. Dá-me uma grande emoção, pois isto é apenas o início de uma longa lista de descobertas que se tornarão possíveis com o Square Kilometer Array". O Square Kilometer Array será o maior radiotelescópio do mundo e deverá ficar pronto em 2017.

O sistema, que tem o nome de SDSS
Sloan Digital Sky Survey (SDSS)
O levantamento do céu SDSS é um projecto que tem por objectivo mapear detalhadamente um quarto de todo o céu, determinando posições e magnitudes absolutas de 100 milhões de objectos celestes, e determinando ainda a distância a mais de 1 milhão de galáxias e quasares. Os telescópios que participam neste projecto estão situados no Observatório de Apache Point (EUA). O SDSS é um projecto conjunto de instituições norte-americanas, alemãs e japonesas.
J150243.091111557.3, foi identificado pela primeira vez como um quasar
quasar
Os quasares são objectos extragalácticos extremamente brilhantes e compactos. Hoje acredita-se que são o centro de galáxias muito energéticas ainda num estado inicial da sua evolução (são, pois, núcleos galácticos activos - NGAs) e a sua energia provém de um buraco negro de massa muito elevada. Os seus desvios para o vermelho indicam que se encontram a distâncias cosmológicas. O seu nome, quasar, vem do inglês quasi-stellar object, ou seja, objecto quase estelar, devido à semelhança da sua imagem em placas fotográficas com a imagem de uma estrela.
, há quatro anos. Mas o seu espectro era ligeiramente estranho com a linha de emissão de oxigénio duplamente ionizado
ionização
Processo pelo qual um átomo (ou molécula) electricamente neutro ganha ou perde um ou mais electrões, transformando-se num ião.
[OIII] dividida em dois picos, em vez de um.

Uma explicação possível sugeriu que havia dois buracos negros activos de grande massa escondidos no núcleo da galáxia.

Tipicamente, uma galáxia activa
galáxia activa
Uma galáxia diz-se activa quando emite quantidades excepcionalmente elevadas de energia. São exemplo de galáxias activas as galáxias Seyfert, as radiogaláxias, os quasares e as galáxias com surtos de formação de estrelas (starburst galaxies).
mostra linhas de emissão estreitas de um único pico, que resultam de uma região circundante de gás ionizado, disse Deane ao site Universe Today. O facto de esta galáxia activa mostrar linhas de emissão de pico duplo, sugere que há duas regiões vizinhas de gás ionizado e, por conseguinte, dois buracos negros activos de grande massa.

Mas um dos buracos negros de grande massa estava envolto em poeira. Então, Deane e seus colegas aprofundaram um pouco mais, usando uma técnica chamada VLBI
Very Long Baseline Interferometry (VLBI)
O VLBI é uma técnica de observação que consiste em utilizar vários radiotelescópios em interferometria de grande linha de base de forma a obter uma imagem com uma resolução equivalente a um telescópio de diâmetro igual à maior separação entre as antenas individuais. Redes de VLBI incluem: a European VLBI Network (EVN), com radiotelescópios espalhados pela Europa, Ásia, África do Sul e Porto Rico; a Global-VLBI, que junta o EVN com o VLBA; o Space-VLBI, que inclui um radiotelescópio espacial de 8 m, permitindo linhas de base até três vezes as permitidas pelas redes VLBI terrestres.
(Very Long Baseline Interferometry), que é um meio de ligar telescópios, combinando sinais separados até 10 mil quilómetros, para fazer observações com um detalhe 50 vezes superior ao do Telescópio Espacial Hubble
Hubble Space Telescope (HST)
O Telescópio Espacial Hubble é um telescópio espacial que foi colocado em órbita da Terra em 1990 pela NASA, em colaboração com a ESA. A sua posição acima da atmosfera terrestre permite-lhe observar os objectos astronómicos com uma qualidade ímpar.
.

Observações a partir da rede VLBI Europeia - um array de antenas europeias, chinesas, russas e sul-americanas - revelou que o buraco negro de grande massa coberto de poeira eram afinal dois, tratando-se no total de um sistema de três buracos negros de grande massa.

"Isto é que foi uma verdadeira surpresa", disse Deane. "O nosso objectivo era o de confirmar dois supostos buracos negros. Não esperávamos que um deles fossem na realidade dois, o que só poderia ser revelado pela Rede VLBI Europeia devido ao grande detalhe que é capaz de conseguir."

Deane e os seus colegas observaram seis galáxias semelhantes antes de encontrarem o primeiro trio. O facto de terem encontrado um tão rapidamente sugere que eles sejam mais comuns do que se pensava.

Até agora, apenas eram conhecidos quatro sistemas de buracos negros triplos, com o par mais próximo a distar 2,4 quiloparsecs
quiloparsec (kpc)
O quiloparsec (kpc) é uma unidade de distância igual a mil parsecs: 1 kpc = 1000 pc.
- cerca de 2000 vezes a distância da Terra à estrela
estrela
Uma estrela é um objecto celeste gasoso que gera energia no seu núcleo através de reacções de fusão nuclear. Para que tal possa suceder, é necessário que o objecto possua uma massa superior a 8% da massa do Sol. Existem vários tipos de estrelas, de acordo com as suas temperaturas efectivas, cores, idades e composição química.
Próxima Centauri. Mas neste novo trio o par mais próximo está afastado por apenas 140 parsecs
parsec (pc)
O parsec (pc) é uma unidade de distância que equivale à distância a que nos teríamos de colocar para ver a distância Terra-Sol com uma separação angular igual a 1 segundo de arco. 1 parsec = 3,0856x1013 km = 206264,81 unidades astronómicas = 3,26 anos-luz.
- cerca de 10 vezes essa mesma distância.

Embora Deane e os seus colegas contassem com a resolução fenomenal da técnica VLBI para conseguirem separar em termos espaciais os dois buracos negros mais próximos, também mostraram que a sua presença pode ser inferida a partir de características de mais larga escala. Por exemplo, o movimento orbital do buraco negro é estampado nos seus grandes jactos, distorcendo-os para formas de tipo helicoidal. Isto pode servir de ferramenta para os telescópios mais pequenos poderem encontrá-los com mais eficácia.

"Se o resultado se mantiver, será excelente", disse o especialista em binários de buracos negros de grande massa, Jessie Runnoe, da Universidade Estadual da Pensilvânia. E esta pesquisa tem, com efeito, várias implicações para a compreensão de mais fenómenos:

Lança uma luz sobre a evolução das galáxias - dois ou três buracos negros de grande massa são a prova cabal de que as galáxias se fundiram umas nas outras. Olhando para estas galáxias em detalhe, os astrónomos podem compreender como evoluíram para as formas e tamanhos actuais.

Lança também uma luz sobre um fenómeno conhecido por radiação
radiação electromagnética
A radiação electromagnética, ou luz, pode ser considerada como composta por partículas (os fotões) ou ondas. As suas propriedades dependem do comprimento de onda: ondas ou fotões com comprimentos de onda mais longos traduzem radiação menos energética. A radiação electromagnética, ou luz, é usualmente descrita como um conjunto de bandas de radiação, como por exemplo o infravermelho, o rádio ou os raios-X.
gravitacional. A Teoria Geral da Relatividade de Einstein prevê que, quando um dos dois ou três buracos negros de grande massa se move para dentro em espiral, as ondas gravitacionais - ondulações no tecido do espaço-tempo
espaço-tempo
O espaço-tempo é um conceito único introduzido por Albert Einstein no âmbito da Teoria da Relatividade Geral, que reconhece a união do espaço e do tempo.
– propagam-se no espaço.

Futuros radiotelescópios deverão ser capazes de medir as ondas gravitacionais de tais sistemas à medida que as suas órbitas
órbita
A órbita de um corpo em movimento é a trajectória que o corpo percorre no espaço.
decaem.

"O Square Kilometer Array irá permitir encontrar e estudar estes sistemas em detalhe, e levar-nos-á a compreender muito melhor como os buracos negros vão dando forma às galáxias ao longo da história do Universo", disse o coautor Matt Jarvis, das Universidades de Oxford e de Western Cape.

A pesquisa foi publicada a 25 de Junho na revista Nature.

Fonte da notícia: http://www.universetoday.com/112788/three-supermassive-black-holes-tango-in-a-distant-galaxy-marking-a-huge-discovery/