Mapa 3D mostra estrutura de poeira da Via Láctea

2014-06-23

Detalhe do mapa de 9000 anos-luz (3 kparsec). O mapa foi colorido de acordo com a quantidade de poeira que se encontra em cada direcção na Via Láctea observada do hemisfério norte. As áreas vermelhas/castanhas contêm mais poeira. Crédito: Sale et al/IPHAS.
Uma equipa internacional de astrónomos criou um mapa tridimensional detalhado da estrutura de poeira da Via Láctea
Via Láctea
A Via Láctea é a galáxia de que faz parte o nosso Sistema Solar. Trata-se de uma galáxia espiral gigante, com um diâmetro de cerca de 160 mil anos-luz e uma massa da ordem de 100 mil milhões de vezes a massa do Sol.
tal como pode ser vista a partir do hemisfério norte da Terra. O mapa é apresentado pela Prof. Janet Drew, da Universidade de Hertfordshire, no National Astronomy Meeting, NAM 2014, em Portsmouth, a 23 de Junho.

A poeira e o gás preenchem o espaço entre as estrelas
estrela
Uma estrela é um objecto celeste gasoso que gera energia no seu núcleo através de reacções de fusão nuclear. Para que tal possa suceder, é necessário que o objecto possua uma massa superior a 8% da massa do Sol. Existem vários tipos de estrelas, de acordo com as suas temperaturas efectivas, cores, idades e composição química.
, nas galáxias
galáxia
Um vasto conjunto de estrelas, nebulosas, gás e poeira interestelar gravitacionalmente ligados. As galáxias classificam-se em três categorias principais: espirais, elípticas e irregulares.
, tornando-se o meio interestelar
meio interestelar
O meio interestelar é constituído por toda a matéria existente no espaço entre as estrelas. Cerca de 99% da matéria interestelar é composta por gás, sendo os restantes 1% dominados pela poeira. A massa total do gás e da poeira do meio interestelar é cerca de 15% da massa total da matéria observável da nossa galáxia, a Via Láctea. A matéria do meio interestelar existe em diferentes regimes de densidade e temperatura, como por exemplo as nuvens moleculares (frias e densas) ou o gás ionizado (quente e ténue).
(ISM). A poeira do ISM é regulada por fluxos turbulentos que formam estruturas fractais intrincadas em escalas que vêm dos milhares de anos-luz
ano-luz (al)
O ano-luz (al) é uma unidade de distância igual a 9,467305 x 1012 km, que corresponde à distância percorrida pela luz, no vácuo, durante um ano.
às centenas de quilómetros. Para criar o mapa, em vez de medir directamente a poeira, a equipa usou observações de mais de 38 milhões de estrelas para estimar a quantidade de luz por elas emitida que é absorvida pelo meio interstelar e assim calcular que quantidade de poeira se concentra entre nós e cada estrela. Este mapa de extinção deriva do catálogo recentemente lançado pelo IPHAS (Levantamento Fotométrico H-alfa
risca H-alfa do hidrogénio
A risca H-alfa (Hα) é uma risca espectral centrada no comprimento de onda de 6562,8 Å originada pelo hidrogénio atómico e corresponde à transição do electrão entre os níveis energéticos n=2 e n=3. É a primeira transição da série de Balmer - conjunto de transições do nível n=2 para níveis mais energéticos.
do Plano Norte Galáctico do Telescópio Isaac Newton), o primeiro levantamento digital a cobrir toda a Via Láctea a norte.

"Como o Sistema Solar
Sistema Solar
O Sistema Solar é constituído pelo Sol e por todos os objectos que lhe estão gravitacionalmente ligados: planetas e suas luas, asteróides, cometas, material interplanetário.
está inserido no disco da Via Láctea, a visão que temos da nossa galáxia é obscurecida pela poeira, e por isso sabemos menos sobre a sua estrutura interna do que sobre a de algumas outras galáxias, tais como M31
M31 (NGC 224) - Galáxia de Andrómeda
M31 é a galáxia de Andrómeda, a maior galáxia do chamado Grupo Local de galáxias. É uma galáxia espiral gigante, situada a uma distância de 2,4 milhões de anos-luz.
em Andrómeda" disse Drew, a principal investigadora do Levantamento IPHAS. "Neste levantamento a norte, olhamos principalmente para as partes do disco galáctico exteriores à órbita
órbita
A órbita de um corpo em movimento é a trajectória que o corpo percorre no espaço.
do Sol
Sol
O Sol é a estrela nossa vizinha, que se encontra no centro do Sistema Solar. Trata-se de uma estrela anã adulta (dita da sequência principal) de classe espectral G. A temperatura na sua superfície é aproximadamente 5800 graus centígrados e o seu raio atinge os 700 mil quilómetros.
em torno do centro galáctico. Este mapa 3-D demonstra bem melhor do que os mapas 2-D existentes que a poeira no disco externo não traça de forma simples o braço espiral
braço espiral
Um braço espiral de uma galáxia é uma estrutura curva no disco de uma galáxia espiral (ou, em alguns casos, de uma galáxia irregular), constituída por estrelas jovens, aglomerados de estrelas, nebulosas, gás e poeiras.
de Perseus e outras estruturas esperadas."

O mapa mostra como a extinção aumenta com a distância ao Sol (tipicamente até 12 mil anos-luz ou mais) em qualquer parte do levantamento norte da Via Láctea. Consegue-se obter um detalhe em escala angular 7 vezes superior ao tamanho angular da lua. A natureza fractal do ISM é visível no mapa, assim como as características de grande escala, tais como nuvens moleculares
nuvem molecular
As nuvens moleculares são nebulosas constituídas predominantemente por hidrogénio molecular.
de formação de estrelas e bolhas de gás ionizado
ionização
Processo pelo qual um átomo (ou molécula) electricamente neutro ganha ou perde um ou mais electrões, transformando-se num ião.
ao redor de aglomerados de estrelas quentes.

"Podemos ver uma série de características específicas, incluindo a nebulosa
nebulosa
Uma nebulosa é uma nuvem de gás e poeira interestelares.
Roseta e o cinto de formação de estrelas no Braço de Perseus da Via Láctea," disse o Dr. Stuart Sale, que liderou a equipa que criou o mapa. "A nossa localização dentro da Via Láctea implica que podemos estudar o ISM com muito maior detalhe do que em qualquer outra galáxia. O conhecimento que adquirirmos a partir do estudo da nossa galáxia poderá, mais tarde, ser aplicado a outras."

"O IPHAS tem sido uma parte importante do programa de observação do Telescópio Isaac Newton ao longo da última década. É um dos vários levantamentos feitos a partir da Terra que começam a fornecer grandes quantidades de novos e importantes dados, complementando o trabalho já iniciado pela missão Gaia da ESA
European Space Agency (ESA)
A Agência Espacial Europeia foi fundada em 1975 e actualmente conta com 15 países membros, incluindo Portugal.
, e que estão a ser discutidos no NAM 2014 O objectivo comum é o de traçar adequadamente o mapa 3D completo da Galáxia", disse Drew.

Fonte da notícia: http://www.ras.org.uk/news-and-press/news-archive/254-news-2014/2472-3d-map-shows-dusty-structure-of-the-milky-way