Festa das Estrelas 2014

2014-05-02
O NUCLIO - Núcleo Interactivo de Astronomia - com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, promove, nos dias 3 e 4 de Maio de 2014, mais uma edição da FESTA DAS ESTRELAS, evento destinado à partilha de sucessos e experiências, entre professores e alunos, em projetos promovidos durante o ano letivo de 2013/2014.

Este ano, vamos ter connosco Petros Lameras, investigador do Serious Games Institute da Coventry University, que fará uma demonstração de uma sala de aula virtual, Fraser Lewis, da Universidade de South Wales, que demonstrará um simulador de impacto de asteróides
asteróide
Um asteróide é um pequeno corpo rochoso que orbita em torno do Sol, com uma dimensão que pode ir desde os 100 m até aos 1000 km. A maioria dos asteróides encontra-se entre as órbitas de Marte e de Júpiter. Também são designados por planetas menores.
e Eleftheria Tsourlidaki que falará sobre como integrar as grandes ideias da ciência em aulas inovadoras recorrendo a métodos modernos para a aprendizagem. Teremos também um Café Ciência, com a presença de Carla Sofia Carvalho, do CAAUL (Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa), que irá falar das últimas descobertas sobre o Big Bang.

A festa inclui, no dia 3 de Maio, o evento nacional de pré-seleção para o Festival Europeu Science on Stage 2015, a decorrer em Londres, de 17 a 20 de Junho de 2015, e que é destinado a professores de biologia, química, física, geologia, matemática e informática e a professores do 1º ciclo do ensino básico. Science on Stage é uma plataforma europeia que promove a partilha de boas ideias no ensino das ciências, estimulando o intercâmbio de ideias inovadoras e de materiais entre professores.

Serão também apresentados os vários projetos dinamizados pelas escolas ao longo do ano e os finalistas do concurso Dark Skies Rangers.

No dia 4 de Maio, terá lugar uma formação especial para os professores piloto dos projetos europeus Go-Lab e Inspiring Science Education.

O Go-Lab (Global Online Science Labs for Inquiry Learning at School) tem como objetivo geral proporcionar aos alunos a oportunidade de ganharem experiência prática na ciência, usando equipamento moderno de laboratório, de forma a motivá-los para uma carreira científica no futuro. O Go-Lab é co-financiado pela Comissão Europeia no âmbito do Seventh Framework Programme e une 19 organizações de doze países, entre as quais o NUCLIO.

O Inspiring Science Education (ISE) tem como missão fornecer recursos digitais e oportunidades para ajudar os professores a tornarem a ciência mais atraente e relevante para a vida dos alunos. É co-financiado pela Comissão Europeia, no âmbito do ICT Policy Support Programme, que reúne 29 organizações europeias, entre as quais o NUCLIO.

O Evento Nacional de pré-seleção do Science on Stage 2015 tem o apoio do Open Discovery Space e do Go-Lab (Global Online Science Labs) e é organizado pelo NUCLIO e pelo Planetário C. Gulbenkian/Centro Ciência Viva com o patrocínio da Câmara Municipal de Cascais

Onde se realiza a Festa das Estrelas?
O dia 3 de Maio terá início na Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais, e a partir das 21h, o Café Ciência terá lugar no Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal, em São Pedro do Estoril.
As atividades do dia 4 de Maio decorrerão no Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal, em São Pedro do Estoril.

Programa final

Mais detalhes e o programa final encontram-se na página do NUCLIO dedicada ao evento:
http://nuclio.org/blog/festa-das-estrelas-2014/

Versão PDF desta informação:
http://nuclio.org/wp-content/uploads/2014/05/PR_FestaDasEstrelas2014_final.pdf

Ligações:
NUCLIO: http://nuclio.org/
Câmara Municipal de Cascais: http://www.cm-cascais.pt/
Casa das Histórias Paula Rego: http://www.casadashistoriaspaularego.com
Planetário C. Gulbenkian: http://planetario.marinha.pt/PT/Pages/Planetario.aspx
Science on Stage Portugal: http://nuclio.org/scienceonstage/evento-nacional-2014/
Go-Lab: http://www.go-lab-project.eu/
Inspiring Science Education: http://www.inspiring-science-education.net/
Open Discovery Space: http://www.opendiscoveryspace.eu/
GHOU: http://handsonuniverse.org/
GTTP: http://www.galileoteachers.org/
Discover the Cosmos
Cosmos
O conjunto de tudo quanto existiu, existe e alguma vez existirá. A larga escala, o Universo parece ser isotrópico e homogéneo.
: http://www.discoverthecosmos.eu/