Kepler descobre um exoplaneta estranho e oscilante

2014-02-05

Estas duas ilustrações mostram a órbita invulgar do planeta Kepler-413b em torno de um par de estrelas anãs muito próximas, uma laranja e outra vermelha. A órbita do planeta, de 66 dias, está inclinada 2,5 graus em relação ao plano da órbita do binário. A inclinação do eixo de rotação do planeta pode variar até 30 graus ao longo de 11 anos. Nota: o eixo vertical no painel da figura de baixo foi exagerado num factor de 10 apenas para visualização. Crédito: NASA, ESA, and A. Feild (STScI).
Imagine-se a viver num planeta
com estações tão irregulares que dificilmente poderia saber o que deveria vestir. É esta a situação num mundo instável e estranho encontrado pelo telescópio espacial Kepler.

O exoplaneta
, denominado Kepler-413b, oscila descontroladamente no seu eixo de rotação. A inclinação deste eixo pode variar até 30 graus ao longo de 11 anos, levando a mudanças rápidas e irregulares nas estações. Em contraste, a precessão
precessão
A precessão é a variação periódica da direcção do eixo de rotação de um objecto, provocada pela influência gravitacional de outro corpo. Um exemplo clássico é o de um pião rodar: o seu eixo de rotação descreve um círculo no sentido oposto àquele em que está a rodar. A precessão dos equinócios é a precessão a que o eixo de rotação da Terra está sujeito devido à combinação de dois factores: a Terra não é esférica; a Terra sofre as forças de maré da Lua e do Sol.
da rotação da Terra é de 23,5 graus ao longo de 26 mil anos. Os investigadores ficaram espantados por este planeta distante estar a sofrer precessão a uma escala de tempo humana.

Kepler 413-b está localizado a 2300 anos-luz
de distância, na constelação
do Cisne. Orbita um par de estrelas anãs
estrela anã
Uma estrela anã, também dita estrela da sequência principal, é uma estrela não evoluída, que ainda se encontra na fase de fusão do hidrogénio em hélio, no seu núcleo.
muito próximas, uma laranja e outra vermelha, a cada 66 dias. A órbita
do planeta em torno das estrelas
binárias parece também oscilar, porque o seu plano está inclinado 2,5 graus em relação ao plano da órbita do binário. Vista a partir da Terra, a órbita oscilante move-se continuamente para cima e para baixo.

O telescópio espacial Kepler descobre planetas percebendo a diminuição no brilho
de uma estrela, ou estrelas, provocada pelo trânsito
trânsito
Designa-se por trânsito a passagem de um objecto astronómico à frente do disco de um objecto maior e mais longínquo. Por exemplo, o trânsito de Vénus diante do Sol.
de um planeta. Normalmente o trânsito dos planetas é regular. Um padrão fora do comum no trânsito de Kepler-413b levou os astrónomos a descobrirem a oscilação.

"Olhando para os dados do Kepler ao longo de 1500 dias, observámos três trânsitos nos primeiros 180 - um a cada 66 dias – e seguidamente tivemos 800 dias sem observar qualquer trânsito. Depois disso, vimos mais cinco trânsitos seguidos", afirmou Veselin Kostov, investigador principal da observação. Kostov está ligado ao Space Telescope Science Institute e à Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, Maryland. Do ponto de vista da Terra, não está prevista a observação de outro trânsito até 2020. Isto acontece porque a órbita se move para cima e para baixo, como resultado da oscilação, numa amplitude tão grande que às vezes não transita as estrelas, do ponto de vista da Terra.

Os astrónomos ainda estão a tentar explicar por que razão este planeta não está alinhado com as suas estrelas. Poderá haver outros corpos planetários no sistema responsáveis pela inclinação da órbita
inclinação de uma órbita
A inclinação da órbita de um astro é definida pelo ângulo entre o plano orbital do astro e outro plano de referência. No caso de um planeta do Sistema Solar, o plano de referência é o plano da órbita terrestre; no caso de um satélite, a referência é geralmente o plano equatorial do planeta.
. Ou então poderá haver uma terceira estrela a exercer a sua influência gravitacional.

"Provavelmente, haverá mais planetas como este no sistema mas que não conseguimos ver por estarmos num período desfavorável", disse Peter McCullough, membro da equipa, acrescentando: "Esta é uma das questões que Veselin está a investigar".

Mesmo tendo em conta as variações nas estações, Kepler-413b é muito quente para abrigar vida, tal como a conhecemos. Como orbita as suas estrelas a uma tão curta distância, as temperaturas no planeta são demasiado elevadas para existir água no estado líquido, o que o torna inabitável. Além disso, trata-se de um super Neptuno
Neptuno
Neptuno é, a maior parte do tempo, o oitavo planeta do Sistema Solar a contar do Sol, mas por vezes é o nono, quando Plutão, na sua órbita excêntrica, se aproxima mais do Sol. Neptuno, de cor azulada devido à presença de metano na sua atmosfera, possui uma atmosfera onde ocorrem tempestades e ventos violentos. Com um diâmetro cerca de 4 vezes o da Terra, Neptuno é o menor e mais longíquo dos planetas gigantes gasosos.
- um planeta gasoso gigante com uma massa
de cerca de 65 vezes a da Terra.

Fonte da notícia: http://www.nasa.gov/ames/kepler-finds-a-very-wobbly-planet/#.UvJ81fbDYuo