Supernova brilhante explode na galáxia próxima M82

2014-01-23

Em cima: a galáxia M82, antes e depois, mostrando o aparecimento de uma nova supernova de magnitude 11,7. O objecto está localizado no plano da galáxia, a 54” Oeste e 21\" Sul do seu centro. Crédito: E. Guido, N. Howes, M. Nicolini. Ao centro: a imagem do University College. Crédito: UCL/University of London Observatory/S. Fossey/B. Cooke/G. Pollack/M. Wilde/T. Wright. Em baixo: para observar M82, comece por olhar para uma região a cerca de 7 graus acima da Ursa Maior para encontrar 23 UMa, uma estrela fácil de ver a olho nu. A partir daí, encontre o pequeno triângulo e depois um par de estrelas (a linha). M82 e M81 estão cerca de meio grau abaixo da linha. Crédito: Stellarium.
Surgiu uma supernova
supernova
Uma supernova é a explosão de uma estrela no final da sua vida. As explosões de supernova são de tal forma violentas e luminosas que o seu brilho pode ultrapassar o brilho de uma galáxia inteira. Existem dois tipos principais de supernova: as supernovas Tipo Ia, que resultam da explosão duma estrela anã branca que, no seio de um sistema binário, rouba matéria da estrela companheira até a sua massa atingir o limite de Chandrasekhar e então colapsa; e as supernovas Tipo II, que resultam da explosão de uma estrela isolada de massa elevada (com massa superior a cerca de 4 vezes a massa do Sol) que esgotou o seu combustível nuclear e expeliu as suas camadas externas, restando apenas um objecto compacto (uma estrela de neutrões ou um buraco negro).
suficientemente brilhante para poder ser vista mesmo por pequenos telescópios. Encontra-se numa galáxia
galáxia
Um vasto conjunto de estrelas, nebulosas, gás e poeira interestelar gravitacionalmente ligados. As galáxias classificam-se em três categorias principais: espirais, elípticas e irregulares.
brilhante na Ursa Maior, a M82, e está bem posicionada para a observação durante a noite no hemisfério norte. O novo objecto foi descoberto por S.J. Fossey, do University College de Londres, e a notícia da explosão apareceu pela primeira vez na página Transient Objects Confirmation da IAU
International Astronomical Union (IAU)
A União Astronómica Internacional foi fundada em 1919, tendo por missão promover, coordenar e salvaguardar a Ciência da Astronomia, em todos os aspectos, através de colaboração internacional. Conta com mais de 8 300 membros individuais, e ainda com 66 países membros. É a entidade internacionalmente reconhecida como autoridade para a atribuição de designações de objectos celestes e de quaisquer características à sua superfície, como por exemplo crateras e vulcões.
(União Internacional de Astrónomos). Link para a página: http://bit.ly/1c7agO5

Segundo os astrónomos, esta supernova tem actualmente uma magnitude de +11 a +12, pelo que não é visível a olho nu. É necessário um telescópio de, pelo menos, 4 polegadas
polegada (in)
A polegada (in) é uma unidade de comprimento do sistema inglês, equivalente a 2,54 cm.
(aproximadamente 10 cm) para a observar. Assim, a 12 milhões de anos-luz
ano-luz (al)
O ano-luz (al) é uma unidade de distância igual a 9,467305 x 1012 km, que corresponde à distância percorrida pela luz, no vácuo, durante um ano.
de distância, esta é, ao momento, a supernova mais brilhante e mais próxima desde SN 1993 J, que explodiu há 21 anos na galáxia vizinha M81
M81 (NGC 3031)
M81 é uma galáxia espiral gigante na constelação da Ursa Maior, a uma distância de 11 milhões de anos-luz. Esta galáxia domina o segundo grupo de galáxias mais próximo do nosso Grupo Local de Galáxias.
. M81 e M82, juntamente com NGC 3077, formam um grupo de interacção estreitamente ligado.

M82 é um alvo popular para os astrónomos amadores; observações anteriores à descoberta mostram que o seu brilho
brilho
O brilho de um astro refere-se à quantidade de luz que dele provém, ou seja, a quantidade de energia por ele emitida por unidade de área por unidade de tempo. Dado que o brilho observado, ou medido, depende da distância ao objecto, distingue-se o brilho aparente (quando medido a uma determinada distância), do brilho intrínseco (conceptualmente medido na supefície do próprio astro).
já tinha aumentado para a magnitude de 13,9 no dia 16, 13,3 no dia 17 e 12,2 no dia 19.

M82 é uma galáxia espiral suficientemente brilhante para ser observada com binóculos. Conhecida como a galáxia do charuto, devido à sua forma particular, e com uma grande região de intensa formação estelar activa no seu núcleo, encontra-se a apenas 12 milhões de anos-luz da Terra e foi palco de duas supernovas prévias, em 2004 e em 2008. Em termos de brilho, nenhuma delas chegou perto da que foi agora descoberta, e é muito possível que o novo objecto se torne ainda mais brilhante.

PSN J09554214+6940260, o nome que, por hora, foi atribuído à supernova, é de Tipo Ia. Tipo Ia é o termo que se utiliza para classificar um dos eventos mais catastróficos do Universo. Uma anã branca
anã branca
Uma anã branca, sendo o núcleo exposto de uma gigante vermelha, é uma estrela degenerada muito densa na qual se encontra esgotada qualquer fonte de energia termonuclear. As anãs brancas, que constituem uma fase final da evolução das estrelas de pequena massa, representam cerca de 10 % das estrelas da nossa galáxia, e são por isso muito comuns. O nosso Sol passará um dia pela fase de anã branca, altura em que terá um diâmetro de apenas 10 000 km.
super densa (uma estrela
estrela
Uma estrela é um objecto celeste gasoso que gera energia no seu núcleo através de reacções de fusão nuclear. Para que tal possa suceder, é necessário que o objecto possua uma massa superior a 8% da massa do Sol. Existem vários tipos de estrelas, de acordo com as suas temperaturas efectivas, cores, idades e composição química.
com apenas o tamanho da Terra, mas com a força gravitacional de uma estrela do tamanho do Sol
Sol
O Sol é a estrela nossa vizinha, que se encontra no centro do Sistema Solar. Trata-se de uma estrela anã adulta (dita da sequência principal) de classe espectral G. A temperatura na sua superfície é aproximadamente 5800 graus centígrados e o seu raio atinge os 700 mil quilómetros.
) atrai o hidrogénio de uma companheira próxima para a sua superfície tornando-se ainda mais densa.

Quando a estrela anã
estrela anã
Uma estrela anã, também dita estrela da sequência principal, é uma estrela não evoluída, que ainda se encontra na fase de fusão do hidrogénio em hélio, no seu núcleo.
atinge uma massa
massa
A massa é uma medida da quantidade de matéria de um dado corpo.
1,4 vezes superior à do Sol, entra em colapso, atingindo temperaturas incríveis e explodindo numa reacção de fusão
fusão
1- passagem do estado sólido ao líquido, por efeito do calor; 2- junção, união.
descontrolada. O que vemos aqui na Terra é o súbito aparecimento de um novo astro no disco da galáxia, contudo, não se trata realmente de uma nova estrela, mas sim do final de vida de uma estrela de grande massa.

A equipa da Virtual Star Party obteve imagens de M82 no domingo à noite, que podem ser vistas no vídeo, abaixo, aos 22 minutos.

http://www.youtube.com/watch?v=ePOrciuULH0#t=1335

Nota-se um ponto brilhante a surgir no local - cerca de um dia antes de ser anunciada a descoberta. No vídeo, a galáxia surge de cabeça para baixo. Andrew Symes, leitor da Universe Today, captou uma imagem do Virtual Star Party, rodou-a 180º, e comparou-a com uma foto de Meineko Sakura do Observatório Astronómico Tao, e realmente parece que a equipa do VSP captou a supernova antes de ela ter sido efectivamente anunciada!

Por se tratar de uma descoberta recente, haverá certamente mais actualizações. A supernova irá ficar mais brilhante ao longo dos próximos dias, antes de o seu brilho diminuir, acabando por desaparecer. Para os que não quiserem perder a oportunidade, provavelmente única, de observar uma supernova, PSN J09554214+6940260 está localizada ligeiramente acima da Ursa Maior em M82. Ver mapas e imagens para localização.

Fonte da notícia e mais imagens em: http://www.universetoday.com/108386/bright-new-supernova-blows-up-in-nearby-m82-the-cigar-galaxy/