Earth Master Sample - Envie uma rocha e mostre o seu apoio à exploração de Marte!

2013-10-09

Crédito: Earth Master Sample.
Envie-nos uma pedra e junte dois mundos! A World Space Week (Semana Mundial do Espaço) e a Swarovski fizeram uma parceria para criarem os cristais Earth Master Sample.

Ao longo dos séculos, a recolha de amostras de rocha, solo e gelo tem desempenhado um papel fundamental na compreensão de como nosso planeta
planeta
Um planeta é um objecto que se forma no disco que circunda uma estrela em formação e cuja massa é superior à de Plutão (1/500 da massa da Terra) e inferior a 10 vezes a massa de Júpiter. Ao contrário das estrelas, os planetas não produzem luz, apenas reflectem a luz da estrela que orbitam.
evoluiu. A recolha e análise de amostras in situ é uma tarefa fundamental para as missões robóticas planetárias, como a do rover Curiosity em Marte
Marte
Marte é o quarto planeta do Sistema Solar, a contar do Sol. É o último dos chamados planetas interiores. O seu diâmetro é cerca de 50% mais pequeno do que o da Terra e possui uma superfície avermelhada, sendo também conhecido como planeta vermelho.
- e trazer amostras de rochas da superfície de Marte para a Terra é o objectivo a longo prazo das agências espaciais de todo o mundo. Agora, para celebrar a World Space Week 2013 - Exploring Mars, Discovering Earth - pessoas de todo o mundo estão a ser convidadas a apresentar uma rocha da sua região, com aproximadamente o tamanho de uma bola de ténis, para fazer parte da amostra Earth Master Sample.

Um fragmento de cada exemplar da colecção de rochas recolhida irá ser reduzido a pó, que será misturado com um meteorito
meteorito
Um meteorito é um corpo sólido que entra na atmosfera da Terra (ou de outro planeta), sendo suficientemente grande para não ser totalmente destruído pela fricção com as partículas da atmosfera, e assim atingir o solo. Os meteoritos dividem-se em três categorias, segundo a sua composição: aerolitos (rochosos), sideritos (ferro) e siderolitos (ferro e rochas).
de Marte e depois tudo será fundido
fusão
1- passagem do estado sólido ao líquido, por efeito do calor; 2- junção, união.
pela Swarovski, um dos maiores produtores de cristais do mundo, para que seja criado um conjunto único de 100 cristais comemorativos do evento. Os cristais serão revelados nas celebrações da Noite do Yuri (noite dedicada a Yuri Gagarin, o primeiro ser humano a viajar no espaço), a 12 de Abril de 2014, e apresentados aos representantes de agências espaciais, políticos e líderes de todo o mundo.

"O tema da World Space Week destaca este ano a crescente importância da pesquisa de análogos planetários e a riqueza do conhecimento que pode ser obtido a partir da análise de amostras", afirmou Remco Timmermans, director executivo da World Space Week. "Ao participarem na campanha Earth Master Sample, as pessoas podem mostrar o seu apoio à exploração de análogos em Marte e o seu desejo de que ela continue, através de missões de recolha de amostras e, eventualmente, de expedições humanas. Gostaria de acreditar que os geólogos e cientistas que irão explorar Marte já nasceram. Ao demonstramos o apoio a esta campanha, podemos mostrar aos que tomam decisões que a exploração de Marte é algo que a humanidade – ultrapassando todas as fronteiras e divisões culturais - quer realmente alcançar.”

O Dr. Gernot Gromer, presidente do Fórum Espacial Austríaco, por sua vez, disse: "Para a maioria dos participantes será a primeira vez nas suas vidas que irão recolher uma amostra geológica. Ao recolherem uma rocha para a Earth Master Sample, as pessoas passam a pertencer a uma longa tradição de exploradores que tentam compreender o ambiente em que vivem.”

Serão enviadas rochas para a Earth Master Sample pelos 12 parceiros da campanha Exploring Mars, Discovering Earth, incluindo o Centro de Astrobiologia de Madrid, Espanha, o Rutherford Appleton Laboratory, no Reino Unido, os especialistas franceses de mergulho em mar profundo, Comex, o Human Spaceflight Laboratory, da Universidade de North Dakota, a equipa do Mars Rover da Universidade de Michigan, a equipa do rover do Technical University of Białystok’s Hyperion e as equipas Google Lunar XPrize, Puli Space e Part Time Scientists.

"Podemos aprender muito sobre o Planeta Vermelho estudando lugares na Terra parecidos com Marte, podemos até descobrir se a vida poderia evoluir em Marte através do estudo dos ecossistemas em ambientes terrestres extremos," disse o Dr. Felipe Gomez, investigador de Marte no Centro de Astrobiologia de Madrid, acrescentando: "Da mesma forma, também podemos descobrir pistas para o futuro do nosso próprio planeta, estudando a história da água em Marte e o que aconteceu para Marte se ter transformado no planeta frio e cheio de poeira que hoje vemos. Através de pesquisa de análogos, podemos compreender o nosso lugar no Sistema Solar
Sistema Solar
O Sistema Solar é constituído pelo Sol e por todos os objectos que lhe estão gravitacionalmente ligados: planetas e suas luas, asteróides, cometas, material interplanetário.
."

Como pode participar no Earth Master Sample:

1 - Tire uma foto do local da recolha usando como escala uma pessoa (colega, familiar, etc.) a uma distância mínima de 10 m.

2 - Tire uma foto de grande plano com uma escala (por exemplo, martelo, caneta, etc.).

3 - Anote a sua localização geográfica (por exemplo, 31 ° 22.363 N 4 ° 4.357 W).

4 - Recolha uma amostra de rocha do tamanho aproximado de uma bola de ténis. (Não recolha amostras de solo, nem areia, por favor).

5 – Coloque a amostra num saco de plástico limpo. IMPORTANTE: Rotule o saco da amostra com: data (DD/MM/AA) + hora (HH:MM) + coordenadas geográficas (exemplo: 17AUG13 17:22, 47.234 N / 11.234 E).

6 - Envie um e-mail para edu@worldspaceweek.org contendo a localização geográfica, as duas imagens e o contacto.

7 – Envie a amostra para:
Austrian Space Forum / Earth Master Sample Project,
Sillufer 3a,
6020 Innsbruck
AUSTRIA

Prazo: 15 de Novembro de 2013 (para a chegada de rochas ao Austrian Space Forum).

Mais informações, incluindo exemplo de fotos a tirar, em: http://www.oewf.org/cms/earth-master-sample.phtml