Uma nova forma de detectar planetas extra-solares?

2002-09-14

De acordo com observações espectroscópicas da emissão de moléculas de monóxido de carbono (CO), o bordo interior do disco circunstelar fica, provavelmente, a 17 unidades astronómicas da estrela jovem HD 141569. Os espectros obtidos revelam ainda uma rara forma de hidrogénio (H3+) perto da estrela, sugerindo que uma massa protoplanetária possa orbitar a estrela. Crédito: Sean Brittain e Terrence Rettig (Universidade de Notre Dame, EUA).
Embora os astrónomos tenham encontrado indícios de efeitos gravitacionais produzidos por exoplanetas
planeta extra-solar
Um planeta extra-solar é um planeta que não orbita o nosso Sol.
, em torno das estrelas
estrela
Uma estrela é um objecto celeste gasoso que gera energia no seu núcleo através de reacções de fusão nuclear. Para que tal possa suceder, é necessário que o objecto possua uma massa superior a 8% da massa do Sol. Existem vários tipos de estrelas, de acordo com as suas temperaturas efectivas, cores, idades e composição química.
que orbitam, em mais de 100 casos, ainda nenhum destes planetas extra-solares foi observado de forma directa. No entanto, os cientistas estão convencidos que planetas
planeta
Um planeta é um objecto que se forma no disco que circunda uma estrela em formação e cuja massa é superior à de Plutão (1/500 da massa da Terra) e inferior a 10 vezes a massa de Júpiter. Ao contrário das estrelas, os planetas não produzem luz, apenas reflectem a luz da estrela que orbitam.
comparáveis a Júpiter
Júpiter
Júpiter é o quinto planeta mais próximo do Sol. Com um diâmetro cerca de 11 vezes maior do que a Terra e uma massa mais de 300 vezes superior, é o maior planeta do Sistema Solar e o primeiro dos planetas gigantes gasosos.
, em termos de massa
massa
A massa é uma medida da quantidade de matéria de um dado corpo.
, devem ser, tal como Júpiter, planetas gigantes gasosos
planeta joviano
Designam-se por planetas jovianos aqueles que se assemelham a Júpiter, ou seja, planetas gigantes com superfícies gasosas. No Sistema Solar, são planetas jovianos Júpiter, Saturno, Úrano e Neptuno.
. Por exemplo, o único exoplaneta observado, de forma clara, a orbitar a sua estrela, possui uma silhueta 1,35 vezes maior que a de Júpiter, implicando uma densidade
densidade
Em Astrofísica, densidade é o mesmo que massa volúmica: é a massa por unidade de volume.
equivalente a cerca de 30% a densidade média de Júpiter. Por outro lado, os "Júpiteres quentes", conhecidos por ficarem inesperadamente perto da sua estrela, são provavelmente diferentes de qualquer planeta do nosso sistema solar
Sistema Solar
O Sistema Solar é constituído pelo Sol e por todos os objectos que lhe estão gravitacionalmente ligados: planetas e suas luas, asteróides, cometas, material interplanetário.
, com atmosferas
atmosfera
1- Camada gasosa que envolva um planeta ou uma estrela. No caso das estrelas, entende-se por atmosfera as suas camadas mais exteriores. 2- A atmosfera (atm) é uma unidade de pressão equivalente a 101 325 Pa.
enegrecidas por nuvens de poeira rochosa, ou talvez por obscurecimentos produzidos por ferro no estado líquido.

Agora, uma nova observação publicada em Julho na revista Nature, proporciona-nos uma nova pista sobre as atmosferas de exoplanetas, ao revelar indícios de que se trata de um planeta gasoso gigante em formação. Utilizando o telescópio Infrared Telescope Facility (IRTF), da NASA
National Aeronautics and Space Administration (NASA)
Entidade norte-americana, fundada em 1958, que gere e executa os programas espaciais dos Estados Unidos da América.
, no Havai, os cientistas estudaram a estrela HD 141569, de grandeza 7 e que se situa a cerca de 320 anos-luz
ano-luz (al)
O ano-luz (al) é uma unidade de distância igual a 9,467305 x 1012 km, que corresponde à distância percorrida pela luz, no vácuo, durante um ano.
de distância, na constelação
constelação
Designa-se por constelação cada uma das 88 regiões em que se divide a abóbada celeste, por convenção de 1922.
da Balança. Esta estrela jovem possui ainda um disco circunstelar que se estende até cerca de 400 unidades astronómicas
unidade astronómica (UA)
Unidade de distância, definida como a distância média entre a Terra e o Sol, que corresponde a 149 597 870 km, ou 8,3 minutos-luz.
(UA) (1 UA = distância média da Terra ao Sol
Sol
O Sol é a estrela nossa vizinha, que se encontra no centro do Sistema Solar. Trata-se de uma estrela anã adulta (dita da sequência principal) de classe espectral G. A temperatura na sua superfície é aproximadamente 5800 graus centígrados e o seu raio atinge os 700 mil quilómetros.
). Os investigadores concentraram-se numa região do disco mais perto da estrela, na parte mais dissipada devido ao vento estelar. Deste modo, descobriram assinaturas diferentes, no infravermelho
infravermelho
Região do espectro electromagnético compreendida entre os comprimentos de onda de 0,7 e 350 mícrones. Esta banda permite observar astros, fenómenos, ou processos físicos com temperaturas entre 10 e 5200 graus Kelvin.
, do monóxido de carbono (CO) e do ião
ião
Átomo ou molécula que perdeu ou ganhou um ou mais electrões.
H3+ (essencialmente uma molécula
molécula
Uma molécula é a unidade mais pequena de um composto químico, sendo constituída por um ou mais átomos, ligados entre si pelas interacções dos seus electrões.
de hidrogénio com um protão
protão
Partícula que, juntamente com o neutrão, constitui os núcleos atómicos. Todos os átomos têm pelo menos um protão e é o número de protões que determina o elemento químico do átomo. Os protões têm carga eléctrica positiva. Os protões são formados por três quarks (dois u e um d), são bariões (e hadrões), e o seu spin é um número semi-inteiro.
extra).

Esperava-se a presença de monóxido de carbono, uma vez que esta é a forma dominante do carbono na nebulosa
nebulosa
Uma nebulosa é uma nuvem de gás e poeira interestelares.
circunstelar. Os investigadores calcularam que a emissão de CO provinha de um largo anel, cujo bordo interior, a cerca de 17 UA da estrela, delimitava a referida zona interna do disco que se encontra mais dissipada. A risca de emissão
risca de emissão
Uma risca de emissão é uma risca brilhante num espectro de luz. Corresponde à emissão de radiação num determinado comprimento de onda devido à transição de um electrão de um nível energético mais elevado para um nível energético mais baixo de um átomo ou molécula. As riscas de emissão, tal como as de absorção, contêm informação sobre a composição química e as condições físicas do material que as produzem.
de CO não é particularmente forte, sugerindo que a maior parte do disco já foi de facto dissipada.

Embora o ião H3+ já tenha sido identificado em diversos contextos astrofísicos, a sua detecção em emissão foi detectada apenas em fenómenos aurorais de Júpiter, Saturno
Saturno
Saturno é o sexto planeta do Sistema Solar, a contar do Sol. Com um diâmetro cerca de 10 vezes o da Terra, é o segundo maior planeta do Sistema Solar. A sua característica mais marcante são os belos anéis que o rodeiam.
e Úrano
Úrano
É o sétimo planeta do Sistema Solar, a contar do Sol. Com um diâmetro cerca de 4 vezes superior ao da Terra é o terceiro planeta gigante gasoso. A sua característica mais marcante é o facto de o seu eixo de rotação estar inclinado cerca de 97º em relação à eclíptica.
. Será então que a estrela HD 141569 alberga um planeta gigante gasoso? Os cientistas sugerem cautelosamente que a zona interna dissipada e delimitada pelo anel poderá ter sido criada pela acção conjunta do vento estelar e de uma nebulosa protoplanetária, situada dentro do anel (ver figura), a cerca de 7 UA de HD 141569, que terá agregado material a partir do disco. Talvez com cerca de 300 milhões de quilómetros de diâmetro, a nebulosa protoplanetária pode ter perto de 5 vezes a massa de Júpiter. O H3+ pode estar concentrado no bordo interior do disco, onde o hidrogénio molecular (H2) pode ser ionizado
ionização
Processo pelo qual um átomo (ou molécula) electricamente neutro ganha ou perde um ou mais electrões, transformando-se num ião.
por radiação
radiação electromagnética
A radiação electromagnética, ou luz, pode ser considerada como composta por partículas (os fotões) ou ondas. As suas propriedades dependem do comprimento de onda: ondas ou fotões com comprimentos de onda mais longos traduzem radiação menos energética. A radiação electromagnética, ou luz, é usualmente descrita como um conjunto de bandas de radiação, como por exemplo o infravermelho, o rádio ou os raios-X.
ultravioleta
ultravioleta
O ultravioleta á a banda do espectro electromagnético que cobre a gama de comprimentos de onda entre os 91,2 e os 350 nanómetros. Esta radiação é largamente bloqueada pela atmosfera terrestre.
da estrela jovem.

A equipa de investigação apoiou-se no cenário da nebulosa protoplanetária porque o CO no disco poderia rapidamente destruir qualquer H3+. Dentro de cerca de dois anos saber-se-á se é ou não verdade, quando os desvios Doppler começarem a mostrar o suposto movimento orbital da nebulosa.

Mas até lá, a equipa e outros investigadores permanecerão com um enigma: os dados do IRTF apenas revelam duas das três linhas de emissão do ião H3+. Em Júpiter, a emissão é essencialmente despoletada por uma cascata de electrões
electrão
Partícula elementar pertencente à família dos leptões - partículas sujeitas à interacção nuclear fraca, electromagnética e gravitacional. Os electrões possuem carga eléctrica negativa e encontram-se nos átomos de todos os elementos químicos, orbitando à volta do núcleo atómico, que possui carga eléctrica positiva.
magnetosféricos, mas é provável que um processo de excitação desconhecido esteja a ocorrer à volta de HD 141569.
Observações posteriores poderão solucionar o mistério da linha desaparecida. A descoberta destes investigadores estimulará o interesse de planetas gigantes e a espectroscopia de H3+.

Fonte original:
http://skyandtelescope.com/news/current/article_658_1.asp