O Clube de Astronomia do CMPA, Brasil, observa mais sete asteróides

2013-09-16

Em cima: O Prof. Gentil Bruscato, um dos orientadores do grupo de alunos do CMPA. Em baixo: O Clube de Astronomia do Colégio Militar de Porto Alegre. Crédito: CMPA.
O Clube de Astronomia do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA), Brasil, já observou sete asteróides
, classificados como NEOs - Near Earth Objects (Objectos Próximos da Terra), na Campanha Internacional de Caça aos Asteróides de 2013, iniciada a 14 de Agosto e que deverá terminar no próximo dia 18 de Setembro.
A equipa de investigadores é liderada pelo Prof. Gentil César Bruscato e composta pelos alunos:
- Pedro Henrique da Silva Dias
- Guilherme Martini Santiago
- Bernardo Hummes Flores
- Thales Monteiro Meier
- Gustavo Bastos Guedes

O Brasil é um dos países com equipas de investigadores seleccionadas para participarem nas campanhas IASC (International Asteroid Search Campaign). O Colégio Militar de Porto Alegre é uma das três instituições participantes, juntamente com a Universidade Estadual do Norte Fluminense e o Grupo de Estudos Astronómicos.

Em 2012, o CMPA, através do seu Clube de Astronomia, participou na primeira All-Brazil Asteroid Search Campaign, que teve lugar entre 14 de Agosto e 18 de Setembro. Foi a primeira campanha de caça aos asteróides realizada unicamente por instituições de ensino do Brasil.

As campanhas são coordenadas pelo Prof. Dr. Gustavo Rojas, da Universidade Federal de São Carlos, e, em termos internacionais, pelo Dr. Patrick Miller, da Hardin-Simmons University, Abilene, Texas, EUA. No CMPA, a coordenação e execução é da responsabilidade dos orientadores do Clube, Prof. Ms. Luiz Carlos Gomes e Prof. Ms. 1º Ten Gentil César Bruscato.

Tal como acontece para as campanhas de pesquisa de asteróides realizadas em Portugal, as instituições de ensino brasileiras participantes neste projecto recebem imagens produzidas por telescópios de 24 e 32 polegadas
polegada (in)
A polegada (in) é uma unidade de comprimento do sistema inglês, equivalente a 2,54 cm.
localizados nos Estados Unidos e, após análise das mesmas, geram relatórios que são enviados para confirmação. Como primeiros resultados das pesquisas do Clube de Astronomia, foram observados pelo CMPA seis asteróides já conhecidos, observações que serão muito úteis para um melhor conhecimento da trajectória desses objectos. O sétimo objecto observado é também um asteróide já conhecido, mas tratou-se da segunda observação desse asteróide, o que foi muito importante para conhecer um segundo ponto na sua trajectória e principalmente para confirmar a sua descoberta.

A intenção do Clube de Astronomia é a de continuar a participar nestas e noutras iniciativas que visem ajudar a descobrir novos asteróides e a colaborar para a sua identificação e para o cálculo das suas trajectórias.

O NUCLIO dá os parabéns a todos os que participam nestes projectos fazendo votos de que continuem a coroar com sucesso os seus esforços.