Foi, assim, a FESTA DAS ESTRELAS 2013

2013-07-11

Alguns momentos da FESTA DAS ESTRELAS e da NOITE DAS ESTRELAS 2013. De cima para baixo: Apresentação de trabalhos no auditório da Casa das Histórias Pala Rego; os pequenos Dark Skies Rangers recebem os seus prémios pela mão da Dra. Constance Walker; actuação dos EVREN; a Dra. Walker no Café Ciência no CIAPS, dedicado à poluição luminosa; a Noite das Estrelas na Baía de Cascais. Crédito: NUCLIO.
Decorreu com sucesso a edição de 2013 da FESTA DAS ESTRELAS, ocorrida a 29 de Junho. Este evento anual destina-se à partilha de sucessos e experiências entre professores e alunos em projectos promovidos pelo NUCLIO durante cada ano lectivo. Este ano, tivemos o enorme prazer de poder contar com a presença da coordenadora internacional do projecto Dark Skies Rangers, a Dra. Constance Walker, do NOAO
National Optical Astronomy Observatory (NOAO)
O Observatório Nacional de Astronomia no Óptico norte-americano (NOAO) foi formado em 1982 para consolidar os observatórios nacionais de Kitt Peak (Arizona), de Cerro Tololo (Chile) e Solar (Arizona). Mais recentemente, o Observatório Nacional Solar tornou-se independente. O NOAO é também o representante norte-americano no projecto internacional do Observatório Gemini. O NOAO é financiado pela NSF e operado pela AURA.
(National Optical Astronomical Observatories), EUA. A festa incluiu também a NOITE DAS ESTRELAS, uma sessão de observação do céu nocturno na Baía de Cascais, junto à Praia dos Pescadores, com a iluminação pública em redor apagada.
O evento teve o apoio da Câmara Municipal de Cascais.

No período da manhã, as actividades decorreram na Casa das Histórias Paula Rego. Houve workshops, no jardim, para jovens dos 6 aos 18 anos, orientados por Grom Matthies, Leonor Cabral e Paula Furtado. Em simultâneo, decorreram apresentações no anfiteatro:
- Rosa Doran, presidente do NUCLIO, abriu a Festa das Estrelas fazendo um balanço dos trabalhos desenvolvidos no concelho de Cascais e a nível nacional durante o ano lectivo de 2012/2013. Falou também da participação nos grandes projectos europeus: Discover the Cosmos
Cosmos
O conjunto de tudo quanto existiu, existe e alguma vez existirá. A larga escala, o Universo parece ser isotrópico e homogéneo.
, Open Discovery Space e Go-Lab.
- Ana Costa apresentou as actividades desenvolvidas pelo IASC (International Asteroid Search Collaboration), representado em Portugal pelo NUCLIO, nas escolas portuguesas.
- Lina Canas apresentou o trabalho desenvolvido no projecto Meet our neighbours, que tenta levar a astronomia a invisuais recorrendo a modelos construídos com materiais de baixo custo.
- Rita Guerra e Nelson Correia apresentaram o trabalho desenvolvido no âmbito do projecto Dark Skies Rangers nas escolas do concelho de Cascais e a nível nacional.
- João Fernandes, da Universidade de Coimbra, falou sobre o Mini-Congresso Solar, no qual participaram professores e alunos dos ensinos básico e secundário.
- Rita Zurrapa da DGE, Ministério da Educação e Ciência, falou sobre o projecto europeu eTwinning.

Durante a tarde, e também no anfiteatro da Casa das Histórias Paula Rego, foram apresentados os projectos desenvolvidos em algumas escolas parceiras do NUCLIO: Escola Secundária Matias Aires, do Cacém, Escola Básica e Secundária Matilde Rosa Araújo, de Matarraque, Cascais e Escola Secundária de Coruche.
Os professores e alunos que participaram nos concursos Discover the Cosmos, Dark Skies Rangers – Portugal e Mini-Congresso Solar apresentaram os trabalhos com que se candidataram.
Seguiu-se um momento de pausa, com um concerto, pelo grupo musical EVREN, intercalado com a apresentação Música das Estrelas, pelo professor João Fernandes.

A entrega dos prémios aos vencedores dos concursos Discover the Cosmos, Dark Skies Rangers – Portugal e Mini Congresso Solar, bem como a entrega de certificados a professores e alunos participantes, foi feita pela Dra. Constance Walker.
A entrega de certificados a professores e alunos participantes nas campanhas IASC de pesquisa de asteróides
asteróide
Um asteróide é um pequeno corpo rochoso que orbita em torno do Sol, com uma dimensão que pode ir desde os 100 m até aos 1000 km. A maioria dos asteróides encontra-se entre as órbitas de Marte e de Júpiter. Também são designados por planetas menores.
nas escolas portuguesas foi feita pelo professor João Fernandes.
Foram também atribuídos os primeiros crachás, a nível mundial, dos projectos Galileo Student e Galileo Teacher.

À noite, pelas 21h, no CIAPS, em S. Pedro do Estoril, teve lugar um Café Ciência dedicado ao tema: As luzes que escondem as estrelas
estrela
Uma estrela é um objecto celeste gasoso que gera energia no seu núcleo através de reacções de fusão nuclear. Para que tal possa suceder, é necessário que o objecto possua uma massa superior a 8% da massa do Sol. Existem vários tipos de estrelas, de acordo com as suas temperaturas efectivas, cores, idades e composição química.
, com a colaboração da Dra. Constance Walker e onde estiveram presentes cerca de 50 pessoas.

A NOITE DAS ESTRELAS festejou-se depois na Baía de Cascais, das 23h à 1h, com um apagão que levou cerca de 600 pessoas a observarem o céu a olho nu e com a ajuda de telescópios.

Nunca é demais salientar que o trabalho desenvolvido pelas escolas portuguesas tem sido apresentado como pioneiro a nível internacional, estimulando as escolas de todo o mundo a inovar as suas actividades.

O projecto Dark Skies Rangers, um programa conjunto lançado pelo Dark Skies Awareness e pelo GTTP (Galileo Teacher Training Programme), está a levar alunos de muitas escolas portuguesas a fazerem auditorias da sua região, em termos de poluição luminosa, com o intuito de alertarem as populações e os responsáveis locais para este problema e para a possibilidade de haver soluções inteligentes de iluminação exterior, devolvendo às pessoas e aos seres vivos o céu nocturno, um dois maiores patrimónios a ser preservado.

Também o programa que lançou a caça aos asteróides nas escolas de todo a mundo, o International Asteroid Search Collaboration, tem tido da parte das escolas portuguesas uma colaboração fantástica e repleta de resultados. Desde que iniciámos a nossa participação, em 2007, foram já confirmadas para Portugal 23 descobertas de asteróides.
Durante o ano lectivo de 2012/2013, houve 10 descobertas confirmadas para Portugal, catalogadas pelo Minor Planet Center da Universidade de Harvard.

O NUCLIO agradece a dedicação e entusiasmo de todos os professores e estudantes das escolas suas parceiras nestes projectos.

Estamos todos de parabéns!