Equipa internacional e Observatório Keck reforçam teoria do Big Bang

2013-06-11

A imagem ilustra o modelo detalhado de uma pequena parte da superfície de uma estrela velha, pobre em metais, usada para se obter a sua abundância em lítio-6. Crédito: Karin Lind, Davide De Martin.
Uma equipa internacional de cientistas, usando o telescópio mais poderoso da Terra, descobriu que os momentos logo após o Big Bang aconteceram mais de acordo com as previsões teóricas, eliminando uma discrepância significativa que tem inquietado os físicos durante duas décadas. A descoberta foi publicada na revista internacional Astronomy & Astrophysics a 6 de Junho.

Um dos mais importantes problemas da física e da astronomia tem sido a discrepância nos isótopos
isótopo
Chamam-se isótopos aos átomos cujos núcleos têm o mesmo número de protões (por isso, são o mesmo elemento químico), mas têm um número diferente de neutrões. O número atómico dos isótopos é igual, mas o número de massa é diferente.
de lítio observados nas estrelas
estrela
Uma estrela é um objecto celeste gasoso que gera energia no seu núcleo através de reacções de fusão nuclear. Para que tal possa suceder, é necessário que o objecto possua uma massa superior a 8% da massa do Sol. Existem vários tipos de estrelas, de acordo com as suas temperaturas efectivas, cores, idades e composição química.
mais antigas da nossa galáxia
galáxia
Um vasto conjunto de estrelas, nebulosas, gás e poeira interestelar gravitacionalmente ligados. As galáxias classificam-se em três categorias principais: espirais, elípticas e irregulares.
, que sugerem níveis cerca de 200 vezes mais elevados para o Li-6 e cerca de 3 a 5 vezes mais baixos para o Li-7 do que aqueles que a núcleosíntese do Big Bang prevê. Este obstáculo para a compreensão do Universo primitivo já levou a que se recorresse à física exótica e a buscas infrutíferas de fontes de produção pré-galácticas de forma a conciliar as diferenças.

A equipa, liderada por Karin Lind, da Universidade de Cambridge, provou que o antigo inventário com décadas teve por base dados da observação de baixa qualidade com a análise a utilizar várias simplificações que resultaram em falsas detecções de isótopos de lítio.

Usando o telescópio de 10 metros do Observatório WM Keck para observar estrelas velhas, bem como modelos avançados das suas atmosferas
atmosfera
1- Camada gasosa que envolva um planeta ou uma estrela. No caso das estrelas, entende-se por atmosfera as suas camadas mais exteriores. 2- A atmosfera (atm) é uma unidade de pressão equivalente a 101 325 Pa.
, foi possível mostrar que não há nenhum conflito entre os valores de lítio-6 e lítio-7 e as previsões da teoria padrão de núcleo-síntese do Big Bang, restaurando-se assim a ordem na teoria que explica o início do Universo.

A descoberta de que o Universo se estava a expandir, por Edwin Hubble
Edwin Hubble
(1889-1953). Astrónomo norte-americano que na década de 1920 alterou profundamente a visão então vigente do Universo. Entre as suas descobertas mais importantes, destacam-se o ter verificado que a Via Láctea é apenas uma entre muitas outras galáxias e o ter demonstrado que o Universo está em expansão.
, na década de 1920, bem como observações posteriores sugeriram que o Universo teve início há cerca de 13,8 mil milhões de anos, num evento ao qual se deu o nome de Big Bang. As observações fundamentais que reforçam a teoria do Big Bang são a radiação
radiação electromagnética
A radiação electromagnética, ou luz, pode ser considerada como composta por partículas (os fotões) ou ondas. As suas propriedades dependem do comprimento de onda: ondas ou fotões com comprimentos de onda mais longos traduzem radiação menos energética. A radiação electromagnética, ou luz, é usualmente descrita como um conjunto de bandas de radiação, como por exemplo o infravermelho, o rádio ou os raios-X.
cósmica de fundo e as abundâncias químicas
abundância química
A abundância química de um determinado elemento químico é o número relativo de átomos ou isótopos desse elemento num objecto ou estrutura.
dos elementos leves descritos na núcleosíntese do Big Bang (BBN).

"As previsões da núcleo-síntese do Big Bang têm sido um dos principais sucessos do modelo padrão do Big Bang", disse Karin Lind. "Os nossos resultados eliminam grande parte da tensão gritante entre as abundâncias em Li-6 e Li-7 em estrelas e o padrão BBN, abrindo mesmo a porta a uma reconciliação total. Além disso, consolidam um modelo que se apoia fortemente nos pilares da radiação cósmica de fundo e do Universo em expansão ".

Conseguir medições precisas de lítio-6 e lítio-7 em estrelas velhas é um desafio, tanto do ponto de vista teórico como do da observação, em particular para o lítio-6, que sendo o isótopo de lítio menos abundante tem uma assinatura muito fraca. Os dados necessários só podem ser obtidos com os maiores telescópios da Terra, como o Observatório Keck
W. M. Keck Observatory
O Observatório W. M. Keck é operado pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) e pela NASA, e encontra-se localizado em Mauna Kea, no Havai. O observatório é constituído por dois telescópios gémeos de 10 metros, o Keck I e o Keck II.
, no topo do Mauna Kea, no Havai, equipado com o poderoso espectrógrafo de alta resolução HIRES.

"Em 2004, o HIRES foi modernizado com CCDs passando a ter melhor resolução e permitindo ver mais detalhes no espectro", disse Jorge Meléndez, da Universidade de São Paulo. "A alta resolução espectral fornecida pelo HIRES é necessária para se estudar com detalhe o perfil da linha e para estimar a presença de lítio-6. O grande poder de captação de luz do Observatório Keck permitiu observar a composição das estrelas de uma forma mais apurada que em qualquer estudo anterior."

Mesmo com o poderoso telescópio Keck I, uma única estrela deve ser observada durante várias horas para que seja possível recolher fotões
fotão
O fotão, muitas vezes referido como a partícula de luz, é o quantum do campo electromagnético e é a partícula elementar da radiação electromagnética.
suficientes para uma observação detalhada. A modelação dos dados também é muito exigente, já que diferentes processos nas atmosferas de estrelas velhas com escassez de metal
metal
Em Astronomia, todos os elementos químicos de número atómico superior ao do hélio são designados por metais, ou por elementos pesados.
podem imitar a presença de lítio-6. Os dados têm de ser analisados usando modelos sofisticados de atmosferas criados pela equipa em 3D e que incluem cálculos complexos durante semanas em poderosos super-computadores.

"Flexibilizámos simultaneamente duas premissas físicas chave nos modelos de atmosferas estelares: hidrostática unidimensional e equilíbrio termodinâmico local", disse Lind. "Usando física mais sofisticada e poderosos super-computadores, conseguimos remover os desvios sistemáticos que prejudicam os modelos tradicionais e que já levaram a falsas identificações da assinatura isotópica Li-6/Li-7".

A sinergia entre as observações de alta qualidade do Keck e os modelos teóricos detalhados resolveu um problema cosmológico que andou a assombrar os físicos de partículas e astrofísicos durante as duas últimas décadas.

"Compreender como nasceu o Universo é fundamental para a compreensão da posterior formação de todos os seus constituintes, incluindo nós próprios", disse Lind. "O modelo do Big Bang define as condições iniciais para a formação da estrutura e explica a nossa presença num Universo em expansão dominado por matéria escura
matéria escura
A matéria escura é matéria que não emite luz e por isso não pode ser observada directamente, mas cuja existência é inferida pela sua influência gravitacional na matéria luminosa, ou prevista por certas teorias. Por exemplo, os astrónomos acreditam que as regiões mais exteriores das galáxias, incluindo a Via Láctea, têm de possuir matéria escura devido às observações do movimento das estrelas. A Teoria Inflacionária do Universo prevê que o Universo tem uma densidade elevada, o que só pode ser verdade se existir matéria escura. Não se sabe ao certo o que constitui a matéria escura: poderão ser partículas subatómicas, buracos negros, estrelas de muito baixa luminosidade, ou mesmo uma combinação de vários destes ou outros objectos.
e energia."

A teoria do Big Bang agora assenta em bases mais firmes.

Fonte da notícia: http://keckobservatory.org/news/international_team_on_keck_observatory_strengthens_big_bang_theory