Alunos da Escola Matilde Rosa Araújo de Cascais comunicam com África do Sul

2013-05-21

As actividades que decorreram no centro de recursos da sede do agrupamento de escolas Matilde Rosa Araújo, cujo ponto alto foi a teleconferência com alunos da África do Sul.
No dia 20 de Maio, o centro de recursos da sede do agrupamento de escolas Matilde Rosa Araújo, em colaboração com o clube de ciência Casulo e o NUCLIO, recebeu os alunos de 4º ano da Escola Padre Agostinho da Silva. Os alunos realizaram várias actividades ligadas à astronomia, como a observação do Sol
Sol
O Sol é a estrela nossa vizinha, que se encontra no centro do Sistema Solar. Trata-se de uma estrela anã adulta (dita da sequência principal) de classe espectral G. A temperatura na sua superfície é aproximadamente 5800 graus centígrados e o seu raio atinge os 700 mil quilómetros.
, criação e construção de constelações
constelação
Designa-se por constelação cada uma das 88 regiões em que se divide a abóbada celeste, por convenção de 1922.
, e outras.

A professora Edite Leal, responsável pelo centro de recursos da Escola Matilde Rosa Araújo, leu aos alunos a “Lenda da Serra da Estrela” tendo em seguida a professora Paula Furtado projectado imagens e conversado com os alunos sobre a constelação do Cão Maior e a sua ligação à história anteriormente contada.

Depois de realizadas as actividades, veio o momento alto do dia, quando, pelas mãos da professora Paula Furtado e via internet, se juntaram ao grupo os meninos da escola Carnarvon, na África do Sul. Durante uma hora, alunos de cá e de lá trocaram informação, dando a conhecer as suas escolas, bem como as regiões onde se situam e as suas principais características. Os alunos portugueses partilharam também as actividades que haviam realizado pouco antes.

A experiência decorreu da melhor forma, mostrando aos mais novos como a astronomia pode unir jovens de todo o mundo. O NUCLIO continuará a trabalhar no sentido de tornar momentos como este cada vez mais frequentes.