NGC 6240: colossal nuvem de gás quente envolve colisão de galáxias

2013-05-01

Na nova imagem composta de NGC 6240 os raios-X do Chandra que revelam a nuvem de gás quente surgem a roxo. Estes dados foram combinados com dados ópticos do telescópio espacial Hubble, que mostram as longas caudas de maré das galáxias que se fundem, estendendo-se para a direita e para baixo na imagem. Credito: X-ray (NASA/CXC/SAO/E.Nardini et al); Optical (NASA/STScI).
Um grupo de cientistas usou o Chandra
para fazer o estudo detalhado de uma enorme nuvem de gás quente, envolvendo duas grandes galáxias
em colisão. Este reservatório de gás invulgarmente grande contém uma massa
equivalente a 10 mil milhões de sóis, estende-se por cerca de 300 mil anos-luz
e irradia a uma temperatura superior a 7 milhões de graus Kelvin.

Esta nuvem gigante de gás, a que os cientistas chamam "halo", situa-se no sistema NGC 6240. Os astrónomos já sabiam que NGC 6240 era o local de fusão
de duas grandes galáxias espirais semelhantes em tamanho à Via Láctea
. Cada galáxia contém no seu centro um buraco negro
de enorme massa. Os buracos negros movem-se em espiral em direcção um ao outro e podem eventualmente vir a fundir-se formando um buraco negro ainda maior.

A colisão entre as galáxias levou a que o gás contido em cada uma delas fosse violentamente agitado. Isto provocou um aumento súbito no nascimento de novas estrelas
, que durou pelo menos 200 milhões de anos. Durante este boom de formação estelar, algumas das estrelas de maior massa evoluíram demasiado depressa e terminaram a sua vida explodindo como supernovas

Os cientistas envolvidos neste estudo argumentam que a onda de explosões de supernovas dispersou quantidades relativamente elevadas de elementos importantes, tais como oxigénio, néon, magnésio e silício, pelo gás quente das galáxias fundidas. De acordo com os investigadores, os dados sugerem que este gás enriquecido se tenha expandido e misturado lentamente com o gás mais frio que já existia.

Durante a prolongada onda nascimentos, ocorreram períodos de elevada formação de estrelas. Por exemplo, a mais recente explosão de formação estelar durou cerca de 5 milhões de anos e ocorreu há cerca de 20 milhões de anos. No entanto, os investigadores não crêem que o gás quente tenha sido produzido apenas por esta curta explosão.

O que reservará o futuro para NGC 6240? Muito provavelmente as duas galáxias espirais formarão uma jovem galáxia elíptica ao longo de milhões de anos. No entanto, não se sabe que quantidade do gás quente poderá ser retida pela galáxia recém-formada ao invés de se perder para o espaço circundante. Mas, para além disto, a colisão oferece a oportunidade de presenciar, numa versão relativamente próxima, um evento que foi muito comum no início do Universo, quando as galáxias estavam muito mais juntas e se fundiam com mais frequência

O artigo que descreve os novos resultados para NGC 6240 está disponível online e surgiu na edição de 10 de Março de 2013 do The Astrophysical Journal.

Fonte da notícia: http://www.chandra.harvard.edu/photo/2013/ngc6240/