LOFAR descobre fonte de rádio gigante

2013-03-20

Sobreposição da nova GRG (cores azul-branco) numa imagem óptica do Digitized Sky Survey. A inserção mostra o sistema de galáxias triplo central (imagem do Sloan Digital Sky Survey). A imagem tem cerca de 2 Mpc de diâmetro. Crédito: Lofar, DSS.
Uma equipa de astrónomos, liderada pelo Dr. George Heald do ASTRON, Instituto de Radioastronomia da Holanda, descobriu uma gigantesca galáxia
galáxia
Um vasto conjunto de estrelas, nebulosas, gás e poeira interestelar gravitacionalmente ligados. As galáxias classificam-se em três categorias principais: espirais, elípticas e irregulares.
de rádio
rádio
O rádio é a banda do espectro electromagnético de maior comprimento de onda (menor frequência) e cobre a gama de comprimentos de onda superiores a 0,85 milímetros. O domínio do rádio divide-se no submilímetro, milímetro, microondas e rádio.
, utilizando imagens iniciais de um novo levantamento de rádio de todo o céu que está a decorrer. A galáxia foi encontrada usando o poderoso telescópio internacional LOFAR (ILT), projectado e construído pelo ASTRON.

A equipa está presentemente a realizar o primeiro levantamento de imagens de todo o céu do LOFAR, o Multi-frequency Snapshot Sky Survey (MSSS). Observando o primeiro conjunto de imagens do MSSS, o Dr. Heald identificou uma nova fonte do tamanho da lua cheia
Lua Cheia
Lua Cheia é a fase da Lua quando esta se encontra em oposição relativamente ao Sol; quando observada a partir da Terra, a Lua exibe toda a sua superfície iluminada.
projectada no céu. A emissão de rádio está associada ao material ejectado, há dezenas ou centenas de milhões de anos, por um dos membros de um sistema triplo de galáxias em interacção. A extensão do material é superior à do sistema galáctico em si, estendendo-se por milhões de anos-luz
ano-luz (al)
O ano-luz (al) é uma unidade de distância igual a 9,467305 x 1012 km, que corresponde à distância percorrida pela luz, no vácuo, durante um ano.
através do espaço intergaláctico. O levantamento MSSS está preparado para descobrir muitas novas fontes como esta.

A nova galáxia é membro de uma classe de objectos chamados Galáxias Rádio Gigantes (GRGs). As GRGs são galáxias rádio de enormes dimensões, o que sugere que sejam ou muito potentes ou muito velhas. O LOFAR é uma ferramenta eficaz para encontrar novas GRGs, como esta, devido à sua extrema sensibilidade para estes objectos gigantes, factor que se combina com o funcionamento a baixas frequências
frequência
Num fenómeno periódico, a frequência é o número de ciclos por unidade de tempo.
, adequadas para observar fontes antigas.

O sistema galáctico mãe, um sistema triplo catalogado como UGC 09555, está localizado a uma distância de 750 milhões de anos-luz. A sua galáxia central havia sido anteriormente estudada e era conhecida por ter um espectro de rádio plano, típico das galáxias de rádio gigantes.

O levantamento MSSS do LOFAR é um esforço concertado para mapear todo o céu do hemisfério norte em frequências de rádio muito baixas, entre os 30 e os 160 MHz (comprimentos de onda
comprimento de onda
Designa-se por comprimento de onda a distância entre dois pontos sucessivos de amplitude máxima (ou mínima) de uma onda.
de 2m a 10m). O objectivo principal do levantamento é realizar um mapeamento inicial superficial do céu, a fim de criar um modelo de todo o céu para apoiar a calibração de observações em maior profundidade. É comparável, em termos de sensibilidade e resolução angular, a levantamentos anteriores realizados com radiotelescópios clássicos, como o Very Large Array
Very Large Array (VLA)
O VLA é um radiointerferómetro composto por 27 antenas de 25 m de diâmetro, dispostas em três braços (em forma de Y) com 9 antenas cada, localizado no Novo México (EUA). O VLA é operado pelo NRAO (National Radio Astronomy Observatory).
(VLA) nos EUA, o Westerbork Synthesis Radio Telescope (WSRT) do ASTRON e o Giant Metrewave Radio Telescope (GMRT) na Índia. O MSSS é o único que opera em frequências substancialmente mais baixas, estando, deste modo, apto para descobrir novas fontes que se perderam em pesquisas anteriores. A sua cobertura de banda larga é também novidade em todas as pesquisas de rádio de todo o céu, e será usada para fornecer informações adicionais sobre os objectos detectados.

A equipa internacional de astrónomos que está a realizar o levantamento MSSS é composta por cerca de 50 membros de vários institutos, principalmente da Holanda, Alemanha, Reino Unido, Polónia, França e Itália.

Fonte da notícia: http://www.astron.nl/about-astron/press-public/news/lofar-discovers-new-giant-galaxy-all-sky-survey/lofar-discovers-new-g