Dois asteróides já confirmados na primeira campanha All-Portugal de 2013

2013-03-12

A equipa da Escola Secundária Antero de Quental, de Ponta Delgada, Açores, que descobriu o asteróide 2013 EZ7.
Foram confirmadas as descobertas de dois asteróides
na primeira All-Portugal Asteroid Search Campaign deste ano, que está decorrer de 13 de Fevereiro a 20 de Março de 2013, com a participação de 17 escolas portuguesas. A sorte sorriu à Escola Secundária Augusto Gomes de Matosinhos e à Escola Secundária Antero de Quental em Ponta Delgada, Açores.

2013 EP5 é o nome provisório atribuído pelo Minor Planet Center ao asteróide descoberto pelos alunos da Escola Secundária Augusto Gomes, de Matosinhos. O professor Duarte Nuno Januário coordena, desde 2009, as campanhas de pesquisa de asteróides nesta escola, onde as equipas já realizaram inúmeras observações que nunca antes tinham sido confirmadas. Carina Gomes, Rita Rocha, Marta Neto, Maria Inês Paiva e Vasco Rodrigues são os afortunados representantes dos caçadores de asteróides de duas turmas do 7º ano que estão a fazer um brilhante trabalho cientifico.

Na Escola Secundária Antero de Quental, em Ponta Delgada, o professor José Rebuge participa pela primeira vez nas campanhas de pesquisa de asteróides e coordena 2 equipas de caçadores - uma constituída por alunos do ensino básico e outra por alunos do ensino secundário. O asteróide 2013 EZ7, confirmado e catalogado pelo Minor Planet Center, foi descoberto pelos alunos do 11º ano: Catarina Ramos, Rafael Cabral e Tatiana Teves. A outra equipa da escola, constituída por alunos do ensino básico, embora ainda não tenha tido a mesma sorte está também de parabéns pelo excelente trabalho que tem desenvolvido.

Os descobridores serão convidados a baptizar os asteróides com um nome definitivo quando, daqui a algum tempo, as suas órbitas
e características estiverem bem definidas.

Em simultâneo com a campanha All-Portugal, está também a decorrer a All-Africa Asteroid Search Campaign onde participam 5 escolas, 3 das quais de língua oficial portuguesa: Universidade Eduardo Mondlane, Escola Portuguesa de Moçambique e Instituto Superior Politécnico de S. Tomé.

Parabéns aos descobridores e boa sorte a todas as equipas!