Cometa PANSTARRS para ver agora!

2013-03-11

Imagem da descoberta do cometa C/2011 L4 (PANSTARRS). Crédito: Pan-STARRS.
Já faz dois anos que o cometa
cometa
Os cometas são pequenos corpos irregulares, compostos por gelos (de água e outros) e poeiras. Os cometas têm órbitas de grande excentricidade à volta do Sol. As estruturas mais importantes dos cometas são o núcleo, a cabeleira e as caudas.
C20011/ L4 PANSTARRS, foi descoberto pelo "Panoramic Survey Telescope and Rapid Response System" instalado em Maui, uma das ilhas Havaianas. Inicialmente as expectativas dos especialistas foram grandes, pois o cometa demonstrava certas particularidades que o podiam transformar num cometa extremamente brilhante.

Porém, à medida que este se aproximava da nossa estrela
estrela
Uma estrela é um objecto celeste gasoso que gera energia no seu núcleo através de reacções de fusão nuclear. Para que tal possa suceder, é necessário que o objecto possua uma massa superior a 8% da massa do Sol. Existem vários tipos de estrelas, de acordo com as suas temperaturas efectivas, cores, idades e composição química.
, a sua evolução ficou aquém do desejado pelas previsões otimistas.

Ontem, no dia 10 de Março, o cometa teve a sua maior aproximação ao Sol
Sol
O Sol é a estrela nossa vizinha, que se encontra no centro do Sistema Solar. Trata-se de uma estrela anã adulta (dita da sequência principal) de classe espectral G. A temperatura na sua superfície é aproximadamente 5800 graus centígrados e o seu raio atinge os 700 mil quilómetros.
ficando ligeiramente mais perto da nossa estrela do que a órbita
órbita
A órbita de um corpo em movimento é a trajectória que o corpo percorre no espaço.
de Mercúrio
Mercúrio
Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol. É o mais pequeno dos planetas rochosos, com um diâmetro cerca de 40% menor do que o da Terra.
. Desde então o cometa PanSTARRS irá afastar-se outra vez cada dia, cada semana.

Hoje, dia 11 de Março, o cometa já se afastou o suficiente do Sol para ser observável nas latitudes médias do hemisfério Norte, imediatamente após o pôr de sol.

O que é preciso para ver o cometa?
Qualquer binóculo deve servir para ver o cometa e a sua cauda. A tarefa de o encontrar provavelmente é mais fácil com binóculos do tipo 7x50 ou 10x50.
Uma vez detetado com binóculo, deve ser possível vislumbrar o cometa mesmo a olho nu.
Para conseguir uma imagem nítida, convém primeiro focar os binóculos no horizonte distante, orientando-se na linha que separa o céu do solo.

Onde está o cometa?
Mal que os últimos raios solares se extinguirem junto do horizonte Oeste, basta procurar junto do horizonte por cima da posição onde o Sol acabou de desaparecer.
Para avaliar a área abrangida de procura, basta estender um braço e colocar a mão completamente aberta sobre a posição onde o Sol esteve pouco antes. A área do céu tapada pela mão é onde o cometa se deve situar. Com os binóculos escrutine essa zona.

Quando observar?
Convém acompanhar o pôr de sol. Para além da típica beleza desse fenómeno, serve a posição do Sol como ponto de referência para procurar o cometa.
Nos dias 11-13 haverá apenas pouco mais de meia hora até a cabeça do cometa seguir o destino do Sol, desaparecendo sob o horizonte. Mas a sua cauda pode continuar ser visível, dependendo isso principalmente do estado da atmosfera
atmosfera
1- Camada gasosa que envolva um planeta ou uma estrela. No caso das estrelas, entende-se por atmosfera as suas camadas mais exteriores. 2- A atmosfera (atm) é uma unidade de pressão equivalente a 101 325 Pa.
e da luminosidade
luminosidade
A luminosidade (L) é a quantidade de energia que um objecto celeste emite por unidade de tempo e em determinado comprimento de onda, ou em determinada banda de comprimentos de onda.
do crepúsculo.
No dia 12, o cometa fica perto do fino crescente da Lua
Lua
A Lua é o único satélite natural da Terra.
, ligeiramente por cima e mais a esquerda (leste) desta. No dia 13 a Lua fica por cima do cometa.
Nos dias seguintes, o brilho
brilho
O brilho de um astro refere-se à quantidade de luz que dele provém, ou seja, a quantidade de energia por ele emitida por unidade de área por unidade de tempo. Dado que o brilho observado, ou medido, depende da distância ao objecto, distingue-se o brilho aparente (quando medido a uma determinada distância), do brilho intrínseco (conceptualmente medido na supefície do próprio astro).
mais intenso da Lua crescente e a luz do crepúsculo podem dificultar a observação. No entanto, o cometa irá aparecer dia após dia cada vez mais acima do horizonte.

O que pode ser visto?
Os pormenores observáveis dependem da claridade do céu e o que for utilizado para observar. Em todo o caso será fácil distinguir o núcleo mais brilhante, a cabeça do cometa, e uma cauda bastante alongada.
Dia após dia o aspeto da cauda do cometa pode variar. Podem aparecer bifurcações distintas na cauda ou até pode aparecer uma pequena cauda que aponta no sentido oposto em direção ao Sol.

Contar e fotografar
Conte-nos a sua experiência, como encontrou o cometa, o que viu, o que achou. Experimente tirar uma fotografia (um tripé fotográfico pode ser útil) e faça-nos chegar as suas imagens através do contacto em http://nuclio.org/contactos/