Descobertos enxames globulares "jovens"

2002-06-28

Imagem da galáxia elíptica NGC 4365 obtida pelo telescópio Antu de 8 m do VLT, na qual se pode ver a distribuição de enxames estelares \"velhos\" (círculos vermelhos) e \"jovens\" (círculos azuis), identificados neste estudo. Crédito: ESO.
Um dos desafios da Astronomia Moderna é perceber como se formam e evoluem as galáxias
galáxia
Um vasto conjunto de estrelas, nebulosas, gás e poeira interestelar gravitacionalmente ligados. As galáxias classificam-se em três categorias principais: espirais, elípticas e irregulares.
. Hoje em dia sabe-se que colisões entre galáxias ocorrem frequentemente, dando origem à formação de milhões de estrelas
estrela
Uma estrela é um objecto celeste gasoso que gera energia no seu núcleo através de reacções de fusão nuclear. Para que tal possa suceder, é necessário que o objecto possua uma massa superior a 8% da massa do Sol. Existem vários tipos de estrelas, de acordo com as suas temperaturas efectivas, cores, idades e composição química.
. No entanto, quando olhamos para o Universo como um todo, a maior parte das estrelas encontra-se localizada em galáxias elípticas já velhas, cuja aparência nos leva a crer que são objectos com muitos milhões de anos, uma vez que emitem luz difusa e avermelhada.

Para saber um pouco mais sobre a constituição destas galáxias, um grupo de astrónomos europeus e americanos observou enxames globulares situados dentro e na periferia das galáxias mais próximas; foi utilizada a Wide Field Planetary Camera 2 do Hubble, em conjunto com as imagens no infravermelho
infravermelho
Região do espectro electromagnético compreendida entre os comprimentos de onda de 0,7 e 350 mícrones. Esta banda permite observar astros, fenómenos, ou processos físicos com temperaturas entre 10 e 5200 graus Kelvin.
obtidas com o instrumento ISAAC do telescópio Antu de 8 m, do VLT
Very Large Telescope (VLT)
O Very Large Telescope é um observatório operado pelo Observatório Europeu do Sul (ESO) e localizado no Cerro Paranal, no deserto de Atacama, no Chile. O VLT é composto por 4 telescópios de 8,2 m de diâmetro que podem trabalhar simultaneamente, constituindo um interferómetro óptico, ou independentemente.
(Observatório do ESO
European Southern Observatory (ESO)
O Observatório Europeu do Sul é uma organização europeia de Astronomia para o estudo do céu austral fundada em 1962. Conta actualmente com a participação de 10 países europeus e ainda do Chile. Portugal tornou-se membro do ESO em 1 de Janeiro de 2001, no seguimento de um acordo de cooperação que durou cerca de 10 anos.
no Paranal, Chile). Descobriram então que muitos dos enxames globulares da galáxia NGC 4365, na constelação
constelação
Designa-se por constelação cada uma das 88 regiões em que se divide a abóbada celeste, por convenção de 1922.
da Virgem, são alguns milhões de anos mais jovens que as outras estrelas da galáxia. Os astrónomos observaram três grandes grupos de enxames globulares: enxames de estrelas velhas pobres em elementos metálicos, enxames de estrelas velhas mas ricas em elementos metálicos e, pela primeira vez, enxames de estrelas jovens e ricas em metais
metal
Em Astronomia, todos os elementos químicos de número atómico superior ao do hélio são designados por metais, ou por elementos pesados.
. Estes resultados foram confirmados pelos dados de espectroscopia obtidos com outro dos maiores telescópios do Mundo, o telescópio Keck
W. M. Keck Observatory
O Observatório W. M. Keck é operado pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) e pela NASA, e encontra-se localizado em Mauna Kea, no Havai. O observatório é constituído por dois telescópios gémeos de 10 metros, o Keck I e o Keck II.
de 10 m, no Havai.

A descoberta de enxames globulares jovens em galáxias velhas é surpreendente, uma vez que se pensava que as estrelas das galáxias gigantes elípticas se tinham formado num único episódio nos primórdios da história do Universo. Afinal, parece que algumas destas galáxias têm ocultado a sua verdadeira natureza, tendo sofrido episódios de formação estelar mais recentemente do que se imaginava.

Fonte da notícia:
http://www.eso.org/outreach/press-rel/pr-2002/pr-11-02.html