Astrónomos descobrem a maior estrutura no Universo

2013-01-17

Na imagem, as várias tonalidades de verde representam os picos e depressões na ocorrência de quasares à distância a que se encontra o LQG (mais escuro indica maior número de quasares e mais claro menor número). O LQG é claramente visível como a longa cadeia de picos representados por círculos pretos. As cruzes vermelhas marcam as posições de quasares num LQG diferente e mais pequeno. Os eixos vertical e horizontal representam respectivamente a ascensão recta e a declinação, os equivalentes celestes da longitude e latitude. O mapa cobre cerca de 29,4 por 24 graus no céu, revelando a enorme dimensão da estrutura recém-descoberta. Crédito: R. G. Clowes / UCLan.
Uma equipa internacional de astrónomos, liderada por académicos da Universidade de Central Lancashire (UCLan), encontrou a maior estrutura conhecida no Universo. O grande grupo de quasares
quasar
Os quasares são objectos extragalácticos extremamente brilhantes e compactos. Hoje acredita-se que são o centro de galáxias muito energéticas ainda num estado inicial da sua evolução (são, pois, núcleos galácticos activos - NGAs) e a sua energia provém de um buraco negro de massa muito elevada. Os seus desvios para o vermelho indicam que se encontram a distâncias cosmológicas. O seu nome, quasar, vem do inglês quasi-stellar object, ou seja, objecto quase estelar, devido à semelhança da sua imagem em placas fotográficas com a imagem de uma estrela.
(LQG) é tão imenso que seriam necessários cerca de 4 mil milhões de anos a viajar à velocidade da luz
velocidade da luz
A velocidade da luz é a rapidez com que se propagam as ondas luminosas (ou radiação electromagnética). No vácuo, é igual a 299 790 km/s, sendo independente do referencial considerado.
para o atravessar. A equipa publicou oa seus resultados nos Monthly Notices da Royal Astronomical Society.

Os quasares são núcleos de galáxias
galáxia
Um vasto conjunto de estrelas, nebulosas, gás e poeira interestelar gravitacionalmente ligados. As galáxias classificam-se em três categorias principais: espirais, elípticas e irregulares.
dos primórdios do Universo que passam por breves períodos extremamente brilhantes em que se tornam visíveis ao longo de enormes distâncias. Estes períodos são breves em termos astrofísicos mas, na verdade, duram de 10 a 100 milhões de anos.

Desde 1982 que se sabe que os quasares tendem a agrupar-se em aglomerados ou estruturas de dimensões surpreendentemente grandes, formando os grandes grupos de quasares ou LQGs.

A equipa, liderada pelo Dr. Roger Clowes do Instituto Jeremiah Horrocks da UCLan, identificou um LQG com dimensões tão significativas que desafia o princípio cosmológico, no qual se pressupõe que o Universo, quando visto a uma escala suficientemente grande, parece sempre igual, independentemente de onde esteja a ser observado.

A teoria moderna da cosmologia é baseada no trabalho de Albert Einstein
Albert Einstein
(1879-1955). Albert Einstein nasceu em Ulm, na Alemanha. Como físico teórico, revolucionou a nossa compreensão do Universo. A sua contribuição para o avanço da Física Moderna foi única. Doutorou-se em 1905 pela Universidade de Zurique (Suíça), no mesmo ano em que interpretou o efeito fotoeléctrico, o movimento browniano, e lançou a Teoria da Relatividade Restrita. Publicou em 1916 a sua Teoria da Relatividade Geral e foi galardoado com o Prémio Nobel da Física em 1921.
e depende do pressuposto determinado pelo princípio cosmológico, que, apesar de assumido, nunca foi demonstrado pela observação.

Para termos uma noção da escala, a nossa galáxia, a Via Láctea
Via Láctea
A Via Láctea é a galáxia de que faz parte o nosso Sistema Solar. Trata-se de uma galáxia espiral gigante, com um diâmetro de cerca de 160 mil anos-luz e uma massa da ordem de 100 mil milhões de vezes a massa do Sol.
, dista da sua vizinha mais próxima, a galáxia de Andrómeda
M31 (NGC 224) - Galáxia de Andrómeda
M31 é a galáxia de Andrómeda, a maior galáxia do chamado Grupo Local de galáxias. É uma galáxia espiral gigante, situada a uma distância de 2,4 milhões de anos-luz.
, cerca de 0,75 megaparsecs
megaparsec (Mpc)
O megaparsec (Mpc) é uma unidade de distância igual a um milhão de parsecs: 1 Mpc = 106 pc.
(Mpc), ou 2,5 milhões de anos-luz
ano-luz (al)
O ano-luz (al) é uma unidade de distância igual a 9,467305 x 1012 km, que corresponde à distância percorrida pela luz, no vácuo, durante um ano.
.

Os enxames de galáxias
enxame de galáxias
Um enxame, ou aglomerado, de galáxias é um conjunto de galáxias gravitacionalmente ligadas. A Via Láctea pertence ao aglomerado chamado Grupo Local de galáxias. O enxame de galáxias mais próximo de nós é o Enxame da Virgem.
podem ter diâmetros de 2 a 3 Mpc, mas os LQGs atingem os 200 Mpc ou mais de diâmetro. Cálculos realizados com base no princípio cosmológico e na teoria moderna da cosmologia sugerem que os astrofísicos não devem ser capazes de encontrar uma estrutura com dimensões superiores a 370 Mpc.

Porém, o LQG recém-descoberto tem dimensões médias de 500 Mpc. E, porque é alongado, a sua maior dimensão atinge os 1200 Mpc - ou seja, 4 mil milhões de anos luz, uma distância cerca de 1600 vezes superior à que vai da Via Láctea a Andrómeda.

"Embora a dimensão deste LQG seja difícil de compreender, podemos dizer que é, com certeza, a maior estrutura até agora observada em todo o Universo, o que é extremamente excitante. Sobretudo porque vai contra a nossa actual noção da escala da Universo” disse o Dr. Clowes. E acrescentou: "Mesmo viajando à velocidade da luz, seriam necessários 4 mil milhões de anos para a atravessar. Esta estrutura é importante não apenas devido ao seu tamanho, mas também porque desafia o princípio cosmológico, que tem sido amplamente aceite desde Einstein. A nossa equipa tem procurado casos semelhantes que reforcem este desafio e iremos continuar a investigar estes fenómenos fascinantes."

Fonte da notícia: http://www.ras.org.uk/news-and-press/224-news-2013/2212-astronomers-discover-the-largest-structure-in-the-universe