A Lua na ponta dos dedos

2013-01-15

Modelo táctil, 3D, da Lua.
A Lua
Lua
A Lua é o único satélite natural da Terra.
é um objecto celeste fascinante e o favorito de grande parte do público que observa o céu nocturno.

Numa tentativa de alargar a observação com telescópios a todos os que usualmente não podem fazê-la (em particular, aos cegos e pessoas com baixa visão) a ACAPO - Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal - Delegação do Porto, em colaboração com as entidades +CIÊNCIA, NUCLIO, Galileo Mobile e Europlanet, vai organizar, no dia 25 de Janeiro, pelas 20:00 horas, na sede da ACAPO - Porto, uma actividade de observação inclusiva dedicada o nosso satélite natural: a Lua.

Os participantes irão conhecer o que é e como funciona um telescópio e também “tocar na Lua”, com a ajuda de um modelo táctil 3D. Desta forma, poderão ficar a saber o que são e como se formam as crateras, onde alunaram os primeiros astronautas e muito, muito mais. Com o telescópio apontado para a superfície da Lua, o que estiver a ser observado será mostrado com a ajuda do modelo táctil 3D e a explicação será aprofundada através do tacto.

A ideia deste modelo, financiado pelo Europlanet, surgiu durante o Ano Internacional da Astronomia pelas mãos de Amélia Ortiz, do Observatório de Valência. O modelo foi disponibilizado para Portugal, onde já circulam alguns exemplares.

Caso as condições atmosféricas não permitam observar a Lua através do telescópio, a actividade irá centrar-se apenas na exploração do telescópio e do modelo da Lua.

Os interessados em participar nesta actividade deverão fazer a sua inscrição, o quanto antes, junto dos Serviços Administrativos da Delegação do Porto da ACAPO.

Contactos:
http://www.acapo.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=175%3Adelegacaoporto&catid=276&Itemid=209

Esta actividade é uma colaboração entre a ACAPO - Delegação do Porto e as entidades: +CIÊNCIA, NUCLIO, Galileo Mobile e Europlanet.

Galileo Mobile: http://galileo-mobile.org/
Europlanet: http://www.europlanet-eu.org/outreach/index.php?option=com_content&task=view&id=336&Itemid=