O presente de Natal da Cassini: o glorioso lado escuro de Saturno

2012-12-20

A Cassini oferece-nos esta vista gloriosa de Saturno, tirada enquanto a sonda estava na sombra do planeta. As câmaras estavam voltadas para Saturno e para o Sol, de modo a que o planeta e os anéis surgissem em contraluz. Crédito: NASA / JPL-Caltech / Space Science Institute.
A 17 de Outubro de 2012, durante a sua 174ª órbita
órbita
A órbita de um corpo em movimento é a trajectória que o corpo percorre no espaço.
em torno de Saturno
Saturno
Saturno é o sexto planeta do Sistema Solar, a contar do Sol. Com um diâmetro cerca de 10 vezes o da Terra, é o segundo maior planeta do Sistema Solar. A sua característica mais marcante são os belos anéis que o rodeiam.
, a Cassini foi propositadamente posicionada na sombra deste gigante gasoso, no local perfeito para olhar na direcção do Sol
Sol
O Sol é a estrela nossa vizinha, que se encontra no centro do Sistema Solar. Trata-se de uma estrela anã adulta (dita da sequência principal) de classe espectral G. A temperatura na sua superfície é aproximadamente 5800 graus centígrados e o seu raio atinge os 700 mil quilómetros.
e ter uma visão em contraluz dos anéis e do lado escuro do planeta
planeta
Um planeta é um objecto que se forma no disco que circunda uma estrela em formação e cuja massa é superior à de Plutão (1/500 da massa da Terra) e inferior a 10 vezes a massa de Júpiter. Ao contrário das estrelas, os planetas não produzem luz, apenas reflectem a luz da estrela que orbitam.
. Olhar de trás em direcção ao Sol define uma geometria a que os cientistas planetários chamam de "fase solar alta" (perto do centro da sombra do alvo é a fase mais alta possível). Esta é uma posição de visualização muito vantajosa em termos científicos, já que pode revelar detalhes sobre os anéis e a atmosfera
atmosfera
1- Camada gasosa que envolva um planeta ou uma estrela. No caso das estrelas, entende-se por atmosfera as suas camadas mais exteriores. 2- A atmosfera (atm) é uma unidade de pressão equivalente a 101 325 Pa.
que não podem ser vistos em fase solar mais baixa.

A última vez que a Cassini conseguiu uma perspectiva invulgar de Saturno e dos seus anéis, a uma distância e tempo suficientes para obter um mosaico completo do sistema, foi em Setembro de 2006, quando capturou o mosaico "Na sombra de Saturno”, processado de forma a assemelhar-se às cores naturais. Nesse mosaico, o planeta Terra surgia também, marcando uma presença muito especial que fez de "Na Sombra de Saturno" uma das imagens mais populares da Cassini.

O mosaico publicado agora, comemorando esta época festiva de 2012, não contém a Terra. Tal como o Sol, o nosso planeta está escondido por detrás de Saturno. No entanto, a imagem foi conseguida quando a Cassini estava mais próxima de Saturno e, por isso, revela mais detalhes dos anéis do que a de 2006.

O novo mosaico processado é composto por 60 imagens, tiradas no violeta, no visível e no infravermelho próximo
infravermelho próximo
Região do espectro electromagnético compreendida entre os comprimentos de onda de 0,7 e 5 mícrones. Esta banda permite observar astros ou fenómenos com temperaturas entre 740 e 5200 graus Kelvin.
.

Veja o mosaico, em detalhe, aqui: http://www.jpl.nasa.gov/spaceimages/details.php?id=PIA14934

Carolyn Porco, líder da equipa de imagens da Cassini, que tem base no Instituto de Ciência Espacial em Boulder, Colorado , afirmou: "De todas as muitas gloriosas imagens que recebemos de Saturno, nenhumas são mais notavelmente invulgares do que estas, tiradas na sombra de Saturno.”

Fonte da notícia: http://www.jpl.nasa.gov/news/news.php?release=2012-402