Buraco negro gigante pode abalar os modelos de evolução de galáxias

2012-11-29

Em cima: Imagem da galáxia lenticular NGC 1277, obtida pelo Telescópio Espacial Hubble. Esta galáxia pequena e achatada contém um dos maiores buracos negros centrais de grande massa já encontrados. Com a massa de 17 mil milhões de sóis, o buraco negro representa o extraordinário valor de 14% da massa total de galáxia. Crédito: NASA / ESA / Andrew C. Fabian / Remco C. E. van den Bosch (MPIA) Em baixo: O diâmetro do buraco negro de 17 mil milhões de massas solares no coração da galáxia NGC 1277 é 11 vezes maior que a órbita de Neptuno em torno do Sol. Crédito: D. Benningfield / K. Gebhardt / Data Estelar.
De acordo com o nosso conhecimento astronómico, quase todas as galáxias
devem conter na sua região central aquilo a que chamamos um buraco negro
de grande massa
: uma massa compreendida entre a de centenas de milhares de sóis e a de milhares de milhões de sóis. O buraco negro de grande massa melhor estudado fica no centro da nossa galáxia, a Via Láctea
, e tem a massa de cerca de quatro milhões de sóis.

Surgiu uma tendência intrigante na relação directa entre a massa de um buraco negro de uma galáxia e a das estrelas
dessa galáxia.

Normalmente, a massa do buraco negro é uma pequena fracção do total da massa da galáxia hospedeira. Mas, agora, uma pesquisa liderada pelo astrónomo holandês Remco van den Bosch, do Instituto Max Planck de Astronomia (MPIA), descobriu um buraco negro que pode abalar a relação aceite entre a massa do buraco negro e a massa galáxia hospedeira, relação essa que desempenha um papel fundamental em todas as actuais teorias da evolução de galáxias. As observações foram feitas com o Telescópio Hobby-Eberly, do Austin McDonald Observatory, na Universidade do Texas, usando também imagens já existentes obtidas pelo Telescópio Espacial Hubble
. O trabalho é publicado na revista Nature, a 29 de Novembro.

Com uma massa 17 mil milhões de vezes superior à do Sol
, o buraco negro recém-descoberto no centro da galáxia lenticular
galáxia lenticular
Galáxia sem estrutura espiral definida, mas com uma estrutura em forma de disco. Neste tipo de galáxias, a actividade de formação de estrelas há muito deixou de existir, dada a ausência de matéria interestelar disponível para o efeito. As galáxias lenticulares são pois essencialmente compostas por estrelas velhas (ditas de população II).
NGC 1277, localizada a 220 milhões de anos-luz
de distância, na constelação
de Perseu, pode até vir a tornar-se o maior que se conhece. Estima-se que a massa do actual detentor do recorde esteja entre os 6 e os 37 mil milhões de massas solares
(McConnell et al 2011.); se o verdadeiro valor estiver na extremidade inferior do intervalo, então, a NGC 1277 bate este recorde. Mas podemos já afirmar que a NGC 1277 abriga, pelo menos, o segundo maior buraco negro conhecido.

A grande surpresa é que a massa do buraco negro de NGC 1277 atinge os 14% da massa total da galáxia, em vez dos valores usuais que andam à volta dos 0,1%. Isto bate o antigo recorde num factor superior a 10. Os astrónomos teriam esperado um buraco negro deste tamanho dentro de galáxias elípticas dez vezes maiores e não dentro de uma galáxia bastante pequena.

Será que este surpreendente buraco negro de grande massa é apenas um acidente? A análise preliminar dos dados adicionais sugere o contrário - até agora, a pesquisa descobriu mais cinco galáxias que são relativamente pequenas, mas que segundo as primeiras estimativas parecem também abrigar buracos negros invulgarmente grandes. Será preciso aguardar por imagens mais detalhadas dessas galáxias para podermos ter conclusões mais definitivas.

Se os candidatos adicionais forem confirmados e houver realmente mais buracos negros como este, os astrónomos precisarão de repensar a fundo os modelos de evolução das galáxia. Em particular, terão de olhar para o universo primordial: a galáxia que hospeda o novo buraco negro parece ter-se formado há mais de 8 mil milhões de anos, e não mostra sinais de ter mudado muito desde então. O que quer que tenha dado origem a este buraco negro gigante deve ter acontecido há muito tempo.

Fonte da notícia: http://www.mpia.de/Public/menu_q2e.php?Aktuelles/PR/2012/PR121128/PR_121128_en.html