13 novos planetas extra-solares

2002-06-27

Comparação do nosso sistema solar com o sistema planetário 55 Cancri. Créditos: JPL/Caltech.
Um grupo de astrónomos americanos anunciou recentemente a descoberta de um sistema planetário, na estrela
estrela
Uma estrela é um objecto celeste gasoso que gera energia no seu núcleo através de reacções de fusão nuclear. Para que tal possa suceder, é necessário que o objecto possua uma massa superior a 8% da massa do Sol. Existem vários tipos de estrelas, de acordo com as suas temperaturas efectivas, cores, idades e composição química.
55 Cancri, da constelação
constelação
Designa-se por constelação cada uma das 88 regiões em que se divide a abóbada celeste, por convenção de 1922.
do Caranguejo, semelhante ao sistema solar
Sistema Solar
O Sistema Solar é constituído pelo Sol e por todos os objectos que lhe estão gravitacionalmente ligados: planetas e suas luas, asteróides, cometas, material interplanetário.
. Segundo os autores da descoberta, foi identificado um planeta
planeta
Um planeta é um objecto que se forma no disco que circunda uma estrela em formação e cuja massa é superior à de Plutão (1/500 da massa da Terra) e inferior a 10 vezes a massa de Júpiter. Ao contrário das estrelas, os planetas não produzem luz, apenas reflectem a luz da estrela que orbitam.
semelhante ao planeta Júpiter
Júpiter
Júpiter é o quinto planeta mais próximo do Sol. Com um diâmetro cerca de 11 vezes maior do que a Terra e uma massa mais de 300 vezes superior, é o maior planeta do Sistema Solar e o primeiro dos planetas gigantes gasosos.
e, sensivelmente, à mesma distância a que se encontra Júpiter do Sol
Sol
O Sol é a estrela nossa vizinha, que se encontra no centro do Sistema Solar. Trata-se de uma estrela anã adulta (dita da sequência principal) de classe espectral G. A temperatura na sua superfície é aproximadamente 5800 graus centígrados e o seu raio atinge os 700 mil quilómetros.
. Este sistema planetário encontra-se à distância de 12.53 pc
parsec (pc)
O parsec (pc) é uma unidade de distância que equivale à distância a que nos teríamos de colocar para ver a distância Terra-Sol com uma separação angular igual a 1 segundo de arco. 1 parsec = 3,0856x1013 km = 206264,81 unidades astronómicas = 3,26 anos-luz.
(1 pc=3.25 Anos-Luz) de nós, em torno de uma estrela anã
estrela anã
Uma estrela anã, também dita estrela da sequência principal, é uma estrela não evoluída, que ainda se encontra na fase de fusão do hidrogénio em hélio, no seu núcleo.
, como o Sol e de classe espectral G8. A massa
massa
A massa é uma medida da quantidade de matéria de um dado corpo.
da estrela 55 Cancri é de 0.95 da massa solar
massa solar
Massa solar é a quantidade de massa existente no Sol e, simultaneamente, a unidade na qual os astrónomos exprimem as massas das estrelas, nebulosas e galáxias. Uma massa solar é igual a 1,989x1030 kg.
e possui uma magnitude aparente
magnitude aparente
A magnitude aparente é uma medida do brilho aparente de um astro, tal como o observamos a partir da Terra. É uma escala logarítmica, decrescente no sentido de os objectos mais brilhantes terem magnitudes menores, e cada diferença de uma magnitude corresponde a uma diferença de 2,5 vezes no brilho.
de 5.95.

Desde de 1996 que se sabia que a estrela 55 Cancri possuía outro planeta em seu redor. Um planeta gasoso de 0.84 massas de Júpiter encontra-se apenas à distância de 0.115 UA
unidade astronómica (UA)
Unidade de distância, definida como a distância média entre a Terra e o Sol, que corresponde a 149 597 870 km, ou 8,3 minutos-luz.
da estrela e possui um período de 14.6 dias. O novo planeta tem 4 vezes a massa de Júpiter encontrando-se à distância de 5.9 UA, com um período de 11.86 anos.

Após a descoberta deste novo planeta foram efectuadas simulações numéricas, de dinâmica, para se estudar a possibilidade de, entre estes dois planetas, existir um planeta com uma órbita
órbita
A órbita de um corpo em movimento é a trajectória que o corpo percorre no espaço.
estável semelhante à da Terra. As simulações mostraram que do ponto de vista dinâmico é possível existirem órbitas estáveis para corpos semelhantes ao planeta Terra.

Para além desta descoberta foram ainda anunciados 12 novos planetas, incluindo o de menor massa, até ao momento, com apenas 40 vezes a massa da Terra e à distância de 0.05 AU da estrela HD49674. Esta estrela está localizada na constelação do Cocheiro. Estas novas descobertas vêm elevar para mais de 90 o número de planetas descobertos.

Fonte da notícia: http://www.jpl.nasa.gov/releases/2002/release_2002_133.html