13 novos planetas extra-solares

2002-06-27

Comparação do nosso sistema solar com o sistema planetário 55 Cancri. Créditos: JPL/Caltech.
Um grupo de astrónomos americanos anunciou recentemente a descoberta de um sistema planetário, na estrela
55 Cancri, da constelação
do Caranguejo, semelhante ao sistema solar
. Segundo os autores da descoberta, foi identificado um planeta
semelhante ao planeta Júpiter
e, sensivelmente, à mesma distância a que se encontra Júpiter do Sol
. Este sistema planetário encontra-se à distância de 12.53 pc
parsec (pc)
O parsec (pc) é uma unidade de distância que equivale à distância a que nos teríamos de colocar para ver a distância Terra-Sol com uma separação angular igual a 1 segundo de arco. 1 parsec = 3,0856x1013 km = 206264,81 unidades astronómicas = 3,26 anos-luz.
(1 pc=3.25 Anos-Luz) de nós, em torno de uma estrela anã
estrela anã
Uma estrela anã, também dita estrela da sequência principal, é uma estrela não evoluída, que ainda se encontra na fase de fusão do hidrogénio em hélio, no seu núcleo.
, como o Sol e de classe espectral G8. A massa
da estrela 55 Cancri é de 0.95 da massa solar
e possui uma magnitude aparente
magnitude aparente
A magnitude aparente é uma medida do brilho aparente de um astro, tal como o observamos a partir da Terra. É uma escala logarítmica, decrescente no sentido de os objectos mais brilhantes terem magnitudes menores, e cada diferença de uma magnitude corresponde a uma diferença de 2,5 vezes no brilho.
de 5.95.

Desde de 1996 que se sabia que a estrela 55 Cancri possuía outro planeta em seu redor. Um planeta gasoso de 0.84 massas de Júpiter encontra-se apenas à distância de 0.115 UA
unidade astronómica (UA)
Unidade de distância, definida como a distância média entre a Terra e o Sol, que corresponde a 149 597 870 km, ou 8,3 minutos-luz.
da estrela e possui um período de 14.6 dias. O novo planeta tem 4 vezes a massa de Júpiter encontrando-se à distância de 5.9 UA, com um período de 11.86 anos.

Após a descoberta deste novo planeta foram efectuadas simulações numéricas, de dinâmica, para se estudar a possibilidade de, entre estes dois planetas, existir um planeta com uma órbita
estável semelhante à da Terra. As simulações mostraram que do ponto de vista dinâmico é possível existirem órbitas estáveis para corpos semelhantes ao planeta Terra.

Para além desta descoberta foram ainda anunciados 12 novos planetas, incluindo o de menor massa, até ao momento, com apenas 40 vezes a massa da Terra e à distância de 0.05 AU da estrela HD49674. Esta estrela está localizada na constelação do Cocheiro. Estas novas descobertas vêm elevar para mais de 90 o número de planetas descobertos.

Fonte da notícia: http://www.jpl.nasa.gov/releases/2002/release_2002_133.html