Chovem asteróides em Portugal!

2012-11-24

Salvador Bruschy, da Escola Secundária da Cidadela, que descobriu o asteróide 2012 VB81, com a sua professora Leonor Cabral, recebem diplomas pelas mãos do Professor Patrick Miller, na última Festa das Estrelas realizada pelo NUCLIO.
Segundo o Prof. Patrick Miller, director do programa International Asteroid Search Collaboration (IASC), estão a chover asteróides
asteróide
Um asteróide é um pequeno corpo rochoso que orbita em torno do Sol, com uma dimensão que pode ir desde os 100 m até aos 1000 km. A maioria dos asteróides encontra-se entre as órbitas de Marte e de Júpiter. Também são designados por planetas menores.
em Portugal!

Mais um, mas desta vez de outra campanha, a Pan-STARRS Asteroid Search, que está a decorrer de 12 de Novembro a 17 de Dezembro 2012.
A descoberta foi feita por Salvador Bruschy, da Escola Secundária da Cidadela, em Cascais, numa imagem de 12 de Novembro. Este aluno é orientado pela professora Leonor Cabral. O asteróide foi designado 2012 VB81 pelo Minor Planet Center.

A Pan-STARRS Asteroid Search Campaign funciona em moldes ligeiramente diferentes da campanha exclusiva para Portugal, a All-Portugal. Há uma equipa portuguesa, o NUCLIO Asteroid Search Team, na qual participam 7 escolas (uma delas é a Escola Secundária da Cidadela). Os membros desta equipa analisam as mesmas imagens que os de uma equipa alemã, do Martin-Andersen-Nexö-Gymnasium, da qual são parceiros no Team 24 da campanha.

Todos os asteróides confirmados são celebrados com muita alegria, mas este teve um gostinho muito especial, porque vem finalmente recompensar o esforço dos dois pioneiros do programa de procura de asteróides em Portugal e que participam assiduamente nas campanhas desde 2007: o Salvador Bruschy e a professora Leonor Cabral.

Em 2007, durante o encontro anual da associação Global Hands-on Universe, em Toquio, a professora Leonor Cabral conheceu o Prof. Patrick Miller, o coordenador mundial do programa de procura de asteróides. O projecto ainda dava os primeiros passos e Leonor aceitou logo o desafio, trazendo para Portugal este projecto que já conta com a participação de 50 das nossas escolas, sendo Portugal um dos 40 países que participam no programa. São já 21 os asteróides descobertos pelas nossas equipas, mas o 2012 VB81 é o primeiro para o Salvador e para a Leonor.

Ser professor é muito mais do que ensinar competências e transmitir conteúdos, é uma jornada que forma o futuro da humanidade. Despertar o interesse, ajudar a ultrapassar barreiras e dificuldades, motivar, educar, tudo isso faz parte da missão de um professor. Portugal tem excelentes profissionais nesta área, exemplos de persistência e dedicação. Um deles é a professora Leonor Cabral da Escola Secundária da Cidadela.

O trabalho da Leonor nestes projectos tem sido sempre desenvolvido em parceria com Salvador Bruschy, o dedicado aluno que nunca desistiu da procura. Como bom cientista, provou para si próprio que persistência e trabalho são os ingredientes fundamentais para o avanço da ciência.
Parabéns Leonor! Parabéns Salvador!

O fabuloso trabalho realizado pelas escolas portuguesas nestas campanhas tem sido reconhecido pelo coordenador do projecto, que tem aqui o melhor exemplo de colaboração a nível mundial. Todos os alunos e professores trabalham igualmente, mesmo que só alguns sejam recompensados com a confirmação das suas descobertas. Mas, em ciência, é mesmo assim!

O programa de procura de asteróides tem o apoio da Câmara Municipal de Cascais. Os professores recebem formação no Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal.