Campanha All-Portugal Asteroid Search tem mais dois asteróides descobertos em Portugal

2012-11-24

Em cima: A equipa da Escola Secundária de Alvide. Em baixo: A equipa do Agrupamento de Escolas de Valpaços.
Mais 2 asteróides
descobertos por alunos de escolas portuguesas na All-Portugal Asteroid Search Campaign! Portugal tem já seis das oito descobertas nesta campanha até agora.
Desta vez, as felicitações vão para a Escola Secundária de Alvide em Cascais e para o Agrupamento de Escolas de Valpaços.

A Escola Secundária de Alvide, em Cascais, foi a segunda escola portuguesa a participar (em 2008) nas campanhas de pesquisa de asteróides, com um grupo de alunos do 7º ano de escolaridade. A constituição das equipas tem variado, mas alguns dos alunos têm-se mantido. Desde 2011/2012 que as equipas estão sob orientação do professor de Física e Química - João Carolino. A descoberta efectuada nesta campanha, no dia 16 de Novembro, por Tiago Gouveia, Carlos Martins e João Carolino, foi confirmada pelo Minor Planet Center e classificada como 2012 WN. Esta é a quarta descoberta confirmada de asteróides para as equipas da Escola Secundária de Alvide. As duas primeiras aconteceram em 2010/2011 e a terceira em 2011/2012.

A equipa do Agrupamento de Escolas de Valpaços descobriu, no dia 17 de Novembro, um asteróide que recebeu a designação de 2012 WN2, depois de confirmado pelo Minor Planet Center. A equipa de Valpaços é constituída pelos alunos D. Barreira, R. Calado, M. Pinheiro, I. Oliveira, S. Araújo e E. Araújo, todos do 7º ano de escolaridade, e está sob orientação da professora Lília Pires. As equipas deste agrupamento de escolas participam nas campanhas do IASC desde o ano lectivo de 2011/2012, ano em que tiveram a oportunidade de colaborar na campanha Pan-STARRS Asteroid Search inseridos no NUCLIO Asteroid Search Team, contribuindo com três descobertas realizadas em parceria com uma escola polaca.

Parabéns a todos!