Em 5 minutos, saiba tudo sobre a Lua em 2013

2012-11-22

A lua a 1 de Janeiro de 2013, 00:00 UT, segundo o SVC. Fase: 88,2%; diâmetro: 1815.1 arco-segundos; distância: 394875 km (30,99 diâmetros da Terra); ascensão recta, declinação: 9h 25m 19s, 9° 46\' 2; longitude subsolar, latitude: -45.635°, 1.138°; longitude sub-Terra, latitude: -5.696°, 6.671°; ângulo de posição: 18.067°. Crédito: NASA/Goddard Space Flight Center Scientific Visualization Studio.
Uma nova animação, destacando as fases da Lua
, foi lançada pelo Estúdio de Visualização Científica do Goddard Space Flight Center, da NASA
, em Greenbelt, Maryland. Medições topográficas realizadas pelo Lunar Orbiter Laser
Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation (LASER)
A palavra LASER designa uma amplificação de luz por emissão estimulada de radiação. O princípio físico por trás deste fenómeno é a emissão estimulada: sob certas condições, um fotão atinge um átomo excitado e provoca a emissão de um fotão. O átomo emite dois fotões: o fotão estimulador, que passa incólume, e o fotão estimulado, que tem o mesmo comprimento de onda, a mesma fase, a mesma polarização e a mesma direcção de propagação que o fotão estimulador. Se cada um destes fotões estimular mais átomos, o feixe inicial de fotões é assim amplificado.
Altimeter
a bordo da sonda Lunar Reconnaissance Orbiter permitem simular as sombras sobre a superfície da Lua com uma precisão e detalhe sem precedentes.

A animação pode ser vista, aqui: http://youtu.be/ixroBOCm8M8

A Lua mantém sempre a mesma face voltada para a Terra, mas não é, afinal, exactamente a mesma face. Por causa da inclinação do seu eixo e do traçado da sua órbita
, vemos a Lua a partir de ângulos ligeiramente diferentes ao longo de cada mês e ao longo do ano. Normalmente, não vemos como a lua "oscila" na sua órbita ou como se aproxima ou afasta da Terra. Mas se pudermos ver o ano inteiro condensado em 5 minutos, conseguimos observar as alterações na libração lunar e inclinação do eixo, bem como as mudanças mais perceptíveis, as fases da lua.

Neste novo vídeo do Estúdio de Visualização Científica (Scientific Visualization Studio - SVC), cada frame representa uma hora. Além disso, mostra vários avanços em relação a anteriores visualizações da Lua, como outras informações relevante.

No vídeo, a escala, à direita, mostra a distância da Lua à Terra em unidades de diâmetro da Terra (cerca de 13000 quilómetros). A Lua oscila na sua orbita, movendo-se de uma distância de 28 para 32 vezes o diâmetro da Terra.

No canto inferior esquerdo, pode ver-se o ponto subsolar – o ponto da superfície lunar onde o Sol
está no zénite
zénite
O zénite é o ponto da esfera celeste que se encontra exactamente por cima de um dado observador. Por outras palavras, é o ponto de intersecção, acima da cabeça do observador, da vertical do lugar do observador com a esfera celeste.
. O gráfico mostra também o equador e o meridiano zero da Lua.

No canto inferior direito, há muita informação que varia com o tempo, incluindo a distância a que está a Lua, o seu tamanho aparente (medido em segundos de arco
segundo de arco (")
O segundo de arco (") é uma unidade de medida de ângulos, ou arcos de circunferência, correspondente a 1/60 de minuto de arco, ou seja, 1/3600 de grau.
), a percentagem da superfície que se encontra iluminada a partir de nosso ponto de vista, e assim por diante.

No site do SVS (http://svs.gsfc.nasa.gov/vis/a000000/a004000/a004000/ ), há mais informações, inclusive o Dial-A-Moon, um selector onde se pode colocar uma determinada data e descobrir como a Lua surgirá num dia específico.

"Graças ao Lunar Reconnaissance Orbiter, agora, temos excelentes mapas de terreno da Lua que nos podem indicar a elevação em qualquer ponto da superfície", disse Ernie Wright, que preparou este novo vídeo. "Usei esses mapas para moldar a esfera irregular da Lua. Isso permitiu que o software de render pudesse simular de forma realista todas as sombras e a linha divisória entre o dia e a noite."

Fontes da notícia: http://www.universetoday.com/98588/take-5-minutes-to-see-what-the-moon-will-do-during-2013/ e http://www.nasa.gov/mission_pages/LRO/news/2013-moon-phases.html