Mais dois asteróides descobertos pelos alunos de uma escola portuguesa

2012-11-20

A equipa da Escola Básica de Vilar de Andorinho que descobriu o asteróide 2012 VL62.
A “caça aos asteróides
asteróide
Um asteróide é um pequeno corpo rochoso que orbita em torno do Sol, com uma dimensão que pode ir desde os 100 m até aos 1000 km. A maioria dos asteróides encontra-se entre as órbitas de Marte e de Júpiter. Também são designados por planetas menores.
” em Portugal vai de vento em popa! Depois de termos anunciado a confirmação da descoberta de um asteróide pelos alunos da Escola Secundária D. Maria II de Braga, agora, são os alunos da Escola Básica de Vilar de Andorinho, V. N. de Gaia, que estão de parabéns, pela confirmação dos asteróides 2012 VL62 e 2012 VM62.

A equipa desta escola, composta por T. Cunha, F. Sousa, C. Silva e A. Vieira e que tem como coordenadora a professora Paula Carneiro, observou os corpos a 9 de Novembro de 2012, numa das campanhas da All-Portugal Asteroid Search Campaign (campanhas exclusivas para escolas portuguesas) que está a decorrer de 25 de Outubro a 29 de Novembro de 2012. Aos asteróides foram-lhes atribuídas as designações 2012 VL62 e 2012 VM62 pelo Minor Planet Center.

As equipas desta escola tinham já descoberto um asteróide no ano lectivo passado, em Maio de 2012, ao qual foi atribuído o nome 2012 JB14.

O programa de procura de pequenos corpos do Sistema Solar
Sistema Solar
O Sistema Solar é constituído pelo Sol e por todos os objectos que lhe estão gravitacionalmente ligados: planetas e suas luas, asteróides, cometas, material interplanetário.
(astróides, cometas
cometa
Os cometas são pequenos corpos irregulares, compostos por gelos (de água e outros) e poeiras. Os cometas têm órbitas de grande excentricidade à volta do Sol. As estruturas mais importantes dos cometas são o núcleo, a cabeleira e as caudas.
, etc.) nas escolas faz parte do International Asteroid Search Collaboration (http://iasc.hsutx.edu/ ) e é representado em Portugal pelo NUCLIO.