Mais um asteróide descoberto por Alunos de uma escola portuguesa!

2012-11-15

A equipa da Escola Secundária D. Maria II de Braga que acabou de descobrir o asteróide 2012 VM16.
A equipa de “Caçadores de Asteróides” da Escola Secundária D. Maria II de Braga está de parabéns!
Acabou de ser confirmada a descoberta do asteróide
asteróide
Um asteróide é um pequeno corpo rochoso que orbita em torno do Sol, com uma dimensão que pode ir desde os 100 m até aos 1000 km. A maioria dos asteróides encontra-se entre as órbitas de Marte e de Júpiter. Também são designados por planetas menores.
2012 VM16
, que foi observado, pela primeira vez, no dia 5 de Novembro de 2012 pela equipa desta escola, composta por: J. Vieira, S. Oliveira, M. Batista, B. Soares, I. Costeira e D. Diaz. Ao asteróide tinha sido atribuída a designação provisória de ESDM004.

Relembramos que o programa de procura de pequenos corpos do Sistema Solar
Sistema Solar
O Sistema Solar é constituído pelo Sol e por todos os objectos que lhe estão gravitacionalmente ligados: planetas e suas luas, asteróides, cometas, material interplanetário.
(astróides, cometas
cometa
Os cometas são pequenos corpos irregulares, compostos por gelos (de água e outros) e poeiras. Os cometas têm órbitas de grande excentricidade à volta do Sol. As estruturas mais importantes dos cometas são o núcleo, a cabeleira e as caudas.
, etc.) nas escolas faz parte do International Asteroid Search Collaboration (http://iasc.hsutx.edu/ ) e é representado em Portugal pelo NUCLIO.

Neste momento, as escolas portuguesas estão a participar em duas campanhas da All-Portugal Asteroid Search Campaign (campanhas exclusivas para Portugal) e também fazem parte do Team 15 da Pan-STARRS Asteroid Search Campaign, onde o NUCLIO tem como parceiros os alunos da Mililani Middle School do Havai.

Esta descoberta aconteceu numa campanha da All-Portugal que está a decorrer de 25 de Outubro até 29 de Novembro com a participação de 16 escolas portuguesas.

A Escola Secundária D. Maria II de Braga participa nas campanhas de pesquisa de asteróides desde o ano lectivo passado 2011-2012. As equipas têm tido sempre como responsável o professor João Vieira. Este é o segundo asteróide que as equipas desta escola vêm confirmado em campanhas exclusivas para escolas portuguesas. No dia 3 de Janeiro de 2012, tiveram também a confirmação da descoberta do asteróide da Cintura Principal 2012 AK10.

As equipas da Escola Secundária D. Maria II foram também co-descobridoras de 3 asteróides numa das campanhas Pan-STARRS em que o NUCLIO participou em 2011-2012.

O NUCLIO tem o privilégio, todos os anos, de contar com a participação de muitos professores que aceitam entrar nesta aventura fora dos horários lectivos normais. Eles e os seus alunos caçadores de asteróides dão todos os anos um importante contributo para a Ciência e para a segurança da Terra, já que alguns destes objectos podem representar algum risco para o nosso planeta
planeta
Um planeta é um objecto que se forma no disco que circunda uma estrela em formação e cuja massa é superior à de Plutão (1/500 da massa da Terra) e inferior a 10 vezes a massa de Júpiter. Ao contrário das estrelas, os planetas não produzem luz, apenas reflectem a luz da estrela que orbitam.
.