Cientista da Cassini por um dia – uma experiência táctil

2012-11-15

Imagens visuais e tácteis dos alvos do Concurso Cientista Cassini por um dia. Crédito: Lina Canas.
Nos próximos meses a sonda Cassini
Cassini-Huygens (NASA/ESA)
A missão Cassini-Huygens é uma missão conjunta da NASA e da ESA dedicada a Saturno que foi lançada no dia 13 de Outubro de 1997. Esta missão é composta por duas sondas: a sonda Cassini cujo objectivo principal é o estudo de Saturno, da sua atmosfera e do seu campo magnético, e a sonda Huygens cujo objectivo é o estudo da atmosfera do maior satélite de Saturno, Titã. O ponto alto desta missão será sem dúvida o pouso da sonda Huygens na superfície de Titã.
, uma sonda que orbita o planeta
planeta
Um planeta é um objecto que se forma no disco que circunda uma estrela em formação e cuja massa é superior à de Plutão (1/500 da massa da Terra) e inferior a 10 vezes a massa de Júpiter. Ao contrário das estrelas, os planetas não produzem luz, apenas reflectem a luz da estrela que orbitam.
Saturno
Saturno
Saturno é o sexto planeta do Sistema Solar, a contar do Sol. Com um diâmetro cerca de 10 vezes o da Terra, é o segundo maior planeta do Sistema Solar. A sua característica mais marcante são os belos anéis que o rodeiam.
, irá tirar três imagens deste planeta, das suas luas e anéis. O desafio lançado pela NASA
National Aeronautics and Space Administration (NASA)
Entidade norte-americana, fundada em 1958, que gere e executa os programas espaciais dos Estados Unidos da América.
/ESA
European Space Agency (ESA)
A Agência Espacial Europeia foi fundada em 1975 e actualmente conta com 15 países membros, incluindo Portugal.
é o de que os participantes escolham o alvo que achem ter mais interesse científico e escrevam uma composição na qual expliquem o porquê da sua escolha.

De forma a levar esta competição a todos, o Europlanet português associou-se à ACAPO e transformou as imagens que a sonda Cassini irá observar em esquemas tácteis, com informação adaptada, realçando as características mais relevantes de Saturno, dos seus anéis e luas, de forma a serem percecionadas pelo tato.

Este projecto de astronomia inclusiva procura assim levar alunos e professores a participar nesta competição internacional e a expandir os seus conhecimentos em Astronomia, uma ciência puramente visual e que muitas vezes é inacessível a alunos cegos ou com baixa visão.

As composições vencedoras serão publicadas no site da Cassini e todos os vencedores irão ser convidados a participar numa teleconferência com cientistas da Cassini.

A competição é destinada a alunos entre os 10 e 18 anos e a data limite para entrega dos trabalhos é 3 de Dezembro de 2012. As composições (até 500 palavras) devem ser submetidas através do coordenador nacional.

Para mais informação sobre o concurso em Portugal, por favor contacte:
Lina Canas lina.canas@gmail.com

Mais informação sobre o concurso em:
http://saturn.jpl.nasa.gov/education/scientistforaday11thedition/
http://www.sp-astronomia.pt/Cassini%202012
http://www.portaldoastronomo.org/noticia.php?id=824