HST mostra a região interior da Nebulosa do Cone

2002-06-17

Imagens da Nebulosa do Cone (NGC 2264). A imagem da direita obtida pela câmara de infravermelhos próximos NICMOS, é uma combinação de imagens obtidas com a utilização de diferentes filtros. Crédito: NASA, The NICMOS Group (STScI, ESA) and The NICMOS Science Team (Univ. of Arizona). A imagem da esquerda é uma imagem na banda do óptico também obtida a partir do telescópio Hubble, tendo sido utilizada a Advanced Camara for Surveys (ACS). Crédito: NASA, H. Ford (JHU), G. Illingworth (UCSC/LO), M.Clampin (STScI), G. Hartig (STScI), the ACS Science Team, and ESA.
A câmara de infravermelhos
próximos NICMOS (Near Infrared Camera and Multi-Object Spectrometer) a bordo do telescópio espacial Hubble
, conseguiu penetrar numa região de formação de estrelas
da Nebulosa do Cone, obtendo imagens de grande detalhe de zonas de poeira e gás.

A Nebulosa do Cone tem uma dimensão de cerca de 7 anos-luz
, e encontra-se a 2 500 anos-luz, na constelação
do Unicórnio. A imagem obtida pelo NICMOS compreende uma pequena região de formação de estrelas, de cerca de 0.5 anos-luz, localizada na extremidade da Nebulosa (ver animação).

As zonas de formação de estrelas encontram-se embebidas em poeira. O facto de existir poeira torna o estudo destas regiões na banda do visível muito difícil, porque a radiação
é fortemente absorvida. O mesmo não se passa com a radiação de maiores comprimentos de onda
, como seja a luz no infravermelho. Neste caso a radiação consegue atravessar zonas de poeira, permitindo o estudo do interior das regiões de formação de estrelas. É nesta banda que a câmara NICMOS detecta a luz, na banda do infravermelho próximo
infravermelho próximo
Região do espectro electromagnético compreendida entre os comprimentos de onda de 0,7 e 5 mícrones. Esta banda permite observar astros ou fenómenos com temperaturas entre 740 e 5200 graus Kelvin.

As fotografias apresentam a imagem da Nebulosa na banda do óptico (à esquerda) e na banda do infravermelho (à direita). Na imagem no infravermelho é possível observar as regiões interiores da Nebulosa (escondidas pela poeira na imagem da esquerda), descobrindo-se zonas de gás e poeira e estrelas (pontos amarelos que aparecem no canto superior direito). Note-se que as 4 estrelas brilhantes estão à frente da nebulosa
, sendo detectadas nas duas bandas do espectro electromagnético
espectro electromagnético
O espectro electromagnético é a gama completa de comprimentos de onda da radiação electromagnética. Divide-se usualmente nas bandas dos raios gama, raios-X, ultravioleta, visível, infravermelho, submilímetro, milímetro, microondas (comprimentos de onda da ordem do centímetro) e rádio (comprimentos de onda superiores ao metro).
. As imagens do NICMOS revelaram que a densidade
da poeira e do gás no interior da Nebulosa é de tal forma elevada que nem a radiação no infravermelho consegue escapar. O interior destas regiões permanece invisível ... por enquanto.

Animação composta por imagens feitas na banda do óptico, e infravermelho pode ser encontrada em : http://oposite.stsci.edu/pubinfo/pr/2002/13/animation.html