HST mostra a região interior da Nebulosa do Cone

2002-06-17

Imagens da Nebulosa do Cone (NGC 2264). A imagem da direita obtida pela câmara de infravermelhos próximos NICMOS, é uma combinação de imagens obtidas com a utilização de diferentes filtros. Crédito: NASA, The NICMOS Group (STScI, ESA) and The NICMOS Science Team (Univ. of Arizona). A imagem da esquerda é uma imagem na banda do óptico também obtida a partir do telescópio Hubble, tendo sido utilizada a Advanced Camara for Surveys (ACS). Crédito: NASA, H. Ford (JHU), G. Illingworth (UCSC/LO), M.Clampin (STScI), G. Hartig (STScI), the ACS Science Team, and ESA.
A câmara de infravermelhos
infravermelho
Região do espectro electromagnético compreendida entre os comprimentos de onda de 0,7 e 350 mícrones. Esta banda permite observar astros, fenómenos, ou processos físicos com temperaturas entre 10 e 5200 graus Kelvin.
próximos NICMOS (Near Infrared Camera and Multi-Object Spectrometer) a bordo do telescópio espacial Hubble
Hubble Space Telescope (HST)
O Telescópio Espacial Hubble é um telescópio espacial que foi colocado em órbita da Terra em 1990 pela NASA, em colaboração com a ESA. A sua posição acima da atmosfera terrestre permite-lhe observar os objectos astronómicos com uma qualidade ímpar.
, conseguiu penetrar numa região de formação de estrelas
estrela
Uma estrela é um objecto celeste gasoso que gera energia no seu núcleo através de reacções de fusão nuclear. Para que tal possa suceder, é necessário que o objecto possua uma massa superior a 8% da massa do Sol. Existem vários tipos de estrelas, de acordo com as suas temperaturas efectivas, cores, idades e composição química.
da Nebulosa do Cone, obtendo imagens de grande detalhe de zonas de poeira e gás.

A Nebulosa do Cone tem uma dimensão de cerca de 7 anos-luz
ano-luz (al)
O ano-luz (al) é uma unidade de distância igual a 9,467305 x 1012 km, que corresponde à distância percorrida pela luz, no vácuo, durante um ano.
, e encontra-se a 2 500 anos-luz, na constelação
constelação
Designa-se por constelação cada uma das 88 regiões em que se divide a abóbada celeste, por convenção de 1922.
do Unicórnio. A imagem obtida pelo NICMOS compreende uma pequena região de formação de estrelas, de cerca de 0.5 anos-luz, localizada na extremidade da Nebulosa (ver animação).

As zonas de formação de estrelas encontram-se embebidas em poeira. O facto de existir poeira torna o estudo destas regiões na banda do visível muito difícil, porque a radiação
radiação electromagnética
A radiação electromagnética, ou luz, pode ser considerada como composta por partículas (os fotões) ou ondas. As suas propriedades dependem do comprimento de onda: ondas ou fotões com comprimentos de onda mais longos traduzem radiação menos energética. A radiação electromagnética, ou luz, é usualmente descrita como um conjunto de bandas de radiação, como por exemplo o infravermelho, o rádio ou os raios-X.
é fortemente absorvida. O mesmo não se passa com a radiação de maiores comprimentos de onda
comprimento de onda
Designa-se por comprimento de onda a distância entre dois pontos sucessivos de amplitude máxima (ou mínima) de uma onda.
, como seja a luz no infravermelho. Neste caso a radiação consegue atravessar zonas de poeira, permitindo o estudo do interior das regiões de formação de estrelas. É nesta banda que a câmara NICMOS detecta a luz, na banda do infravermelho próximo
infravermelho próximo
Região do espectro electromagnético compreendida entre os comprimentos de onda de 0,7 e 5 mícrones. Esta banda permite observar astros ou fenómenos com temperaturas entre 740 e 5200 graus Kelvin.
.

As fotografias apresentam a imagem da Nebulosa na banda do óptico (à esquerda) e na banda do infravermelho (à direita). Na imagem no infravermelho é possível observar as regiões interiores da Nebulosa (escondidas pela poeira na imagem da esquerda), descobrindo-se zonas de gás e poeira e estrelas (pontos amarelos que aparecem no canto superior direito). Note-se que as 4 estrelas brilhantes estão à frente da nebulosa
nebulosa
Uma nebulosa é uma nuvem de gás e poeira interestelares.
, sendo detectadas nas duas bandas do espectro electromagnético
espectro electromagnético
O espectro electromagnético é a gama completa de comprimentos de onda da radiação electromagnética. Divide-se usualmente nas bandas dos raios gama, raios-X, ultravioleta, visível, infravermelho, submilímetro, milímetro, microondas (comprimentos de onda da ordem do centímetro) e rádio (comprimentos de onda superiores ao metro).
. As imagens do NICMOS revelaram que a densidade
densidade
Em Astrofísica, densidade é o mesmo que massa volúmica: é a massa por unidade de volume.
da poeira e do gás no interior da Nebulosa é de tal forma elevada que nem a radiação no infravermelho consegue escapar. O interior destas regiões permanece invisível ... por enquanto.

Animação composta por imagens feitas na banda do óptico, e infravermelho pode ser encontrada em : http://oposite.stsci.edu/pubinfo/pr/2002/13/animation.html


Fonte da notícia: http://oposite.stsci.edu/pubinfo/pr/2002/13/pr-photos.html