5 novos asteroides para Portugal

2012-05-25

Homepage do projecto IASC a noticiar as descobertas portuguesas.
Os estudantes que participam nas campanhas de procura de asteroides em Portugal estão a ser transformados em verdadeiros caçadores. Nas últimas duas campanhas, que decorreram entre Fevereiro e Abril deste ano, foram mais 5 os objetos observados pelos nossos estudantes e já confirmados pelo Minor Planet Center, organismo que coordena estas descobertas. Estes novos objetos vêm juntar-se aos 6 asteroides anteriormente identificados por estudantes portugueses.

O projeto de procura de asteroides, International Astronomical Search Collaboration (IASC) é coordenado por Patrick Miller da Hardin Simnons University no Texas. No projeto participam escolas de cerca de 40 países.

Os novos caçadores são: dois estudantes, irmãos, da Escola Básica Duarte Lopes, orientados pelo Prof. Nuno Figueiredo, um estudante da Escola Secundária Luís de Freitas Branco, orientado pela Prof. Cecília Silva e o grupo de estudantes das 5 escolas que participaram da campanha especial Pan-STARRS (Escola Secundária Luís de Freitas Branco; Agrupamento de Escolas de Valpaços; Escola Secundária D. Maria II; Escola Secundária de D. Inês de Castro e Colégio de Nossa Senhora da Boa Nova). Os novos asteroides têm o nome provisório de 2012 EM11, 2012 EK6, 2012 FG25, 2012 FF52 e 2012 FF25.

Nas anteriores campanhas, que decorreram de Dezembro de 2010 a Janeiro de 2011 (http://www.portaldoastronomo.org/noticia.php?id=769 )
e de Dezembro de 2011 a Janeiro de 2012
(http://www.portaldoastronomo.org/noticia.php?id=790 )
já tinham sido descobertos 6 novos asteroides.

Para o NUCLIO, coordenador em Portugal deste projeto, não são as confirmações de descobertas o mais importante. É todo o envolvimento de professores e alunos, é a possibilidade de permitir aos estudantes uma experiência de verdadeiro trabalho científico, é possibilitar a aprendizagem de conteúdos importantes mas sobretudo perceberem como é que funciona o método científico. Estes alunos vão ter uma perceção muito diferente do mundo da ciência e certamente levarão consigo uma bagagem que não ficará esquecida. Afinal, quem não gosta do friozinho na barriga que sentimos ao atingir algo que pensamos nunca estar ao nosso alcance. Aguardamos já ansiosamente pelo próximo capítulo desta jornada que tem sido coroada de sucesso.

Esta notícia é um resumo do comunicado de imprensa que pode ser obtido em:
http://www.portaldoastronomo.org/images/noticias/iasc_pt.pdf