CBI dá novo ímpeto ao modelo inflacionário

2002-06-26

Imagem do CBI. O CBI é constituído por 13 antenas de microondas e está situado no deserto de Atacama, Chile. Crédito: CBI/Caltech/NSF.
O Cosmic Background Imager (CBI) é um conjunto de instrumentos desenhado para estudar pequenas variações de temperatura na radição cósmica de microondas
microondas
A região do espectro electromagnético, no domínio do rádio, com comprimento de onda entre aproximadamente 1 mm e 30 cm (equivalente ao intervalo de frequências entre 300 GHz e 1 GHz) é a região das microondas.
presente no Universo. Esta é a radiação
radiação electromagnética
A radiação electromagnética, ou luz, pode ser considerada como composta por partículas (os fotões) ou ondas. As suas propriedades dependem do comprimento de onda: ondas ou fotões com comprimentos de onda mais longos traduzem radiação menos energética. A radiação electromagnética, ou luz, é usualmente descrita como um conjunto de bandas de radiação, como por exemplo o infravermelho, o rádio ou os raios-X.
que resultou do arrefecimento da sopa de matéria quente e radiação que existiu nos primeiros 300 mil anos após o Big Bang. O CBI obteve mapas dessas flutuações onde é possível vislumbrar as primeiras sementes que viriam a dar origem aos aglomerados de galáxias
enxame de galáxias
Um enxame, ou aglomerado, de galáxias é um conjunto de galáxias gravitacionalmente ligadas. A Via Láctea pertence ao aglomerado chamado Grupo Local de galáxias. O enxame de galáxias mais próximo de nós é o Enxame da Virgem.
.

O CBI é um interferómetro constituído por 13 antenas montadas numa plataforma de 6 metros de diâmetro, que opera nas frequências
frequência
Num fenómeno periódico, a frequência é o número de ciclos por unidade de tempo.
de 26GHz e 36GHz. Esta infra-estrutura está localizada no deserto de Atacama a 5080 metros de altitude, onde a humidade é muito reduzida, permitindo que se observe a zona do espectro electromagnético
espectro electromagnético
O espectro electromagnético é a gama completa de comprimentos de onda da radiação electromagnética. Divide-se usualmente nas bandas dos raios gama, raios-X, ultravioleta, visível, infravermelho, submilímetro, milímetro, microondas (comprimentos de onda da ordem do centímetro) e rádio (comprimentos de onda superiores ao metro).
das microondas.

Os novos dados estão a ajudar os astrónomos a compreenderem a natureza da força repulsiva, conhecida como 'energia escura', que parece obrigar o Universo a acelerar a uma taxa crescente. Estas observações, de elevada resolução, permitem que se aplique um novo conjunto de testes cosmológicos que tornam mais claro que o Universo é dominado pela matéria e energia escuras e que possui uma geometria plana. Se o Universo é plano, então isso significa que se traçarmos duas linhas paralelas no nosso Universo elas nunca irão convergir nem divergir. Por outro lado, isto significa que a densidade
densidade
Em Astrofísica, densidade é o mesmo que massa volúmica: é a massa por unidade de volume.
de matéria não é suficiente para fazer colapsar o Universo nem é suficientemente pequena para permitir que o Universo se expanda para sempre.

As variações de temperatura obtidas pelo CBI, cuja precisão é de 10 milionésimos de grau, são inteiramente consistentes com uma modificação à teoria do Big Bang padrão, e que consiste na introdução do estado inflacionário. Segundo esta hipótese o plasma
plasma
O plasma é um gás completamente ionizado, em que a temperatura é demasiado elevada para que os átomos existam como tal, sendo composto por electrões e núcleos atómicos livres. É chamado o quarto estado da matéria, para além do sólido, líquido e gasoso.
quente e a radiação presentes no Universo primordial teriam passado por uma fase de expansão extrema e muito rápida, nos seus primeiros 10-32s de idade.

Em resumo, estes resultados constituem um novo e importante teste para a cosmologia, dando novo ímpeto à ideia de que o Universo é plano e dominado por matéria e energia escuras.

Fonte da notícia: http://www.nsf.gov/od/lpa/news/02/pr0241.htm