Astrónomos descobrem galáxia rectangular rara

2012-03-21

Em cima: LEDA 074886: uma galáxia anã com uma curiosa forma rectangular. Em baixo: imagem de cor falsa de LEDA 074886 obtida com a Suprime-Cam do telescópio Subaru. Contraste forçado para mostrar a estrutura do disco central. (Graham et al.). Créditos: Swinburne University of Technology
Uma equipa internacional de astrónomos da Austrália, Alemanha, Suíça e Finlândia descobriu uma galáxia
galáxia
Um vasto conjunto de estrelas, nebulosas, gás e poeira interestelar gravitacionalmente ligados. As galáxias classificam-se em três categorias principais: espirais, elípticas e irregulares.
rara de forma semelhante à de uma esmeralda lapidada.

A galáxia, LEDA 074886, foi descoberta dentro de um grupo de 250 galáxias a cerca de 70 milhões de anos luz de distância.

Segundo o Dr. Alister Graham, da Universidade de Tecnologia de Swinburne, esta galáxia de forma rectangular é um objecto muito fora do comum. "É uma daquelas coisas que nos fazem sorrir, porque não deveria existir, ou melhor, não estamos à espera de que exista. É um pouco como a torre inclinada de Pisa ou a descoberta de algumas espécies exóticas que à primeira vista parecem desafiar as leis da natureza."

A galáxia foi detectada numa imagem obtida pelo astrofísico Lee Spitler, de Swinburne, com o telescópio japonês Subaru, para um programa não relacionado

Acredita-se que a forma pouco comum seja o resultado de uma colisão entre duas galáxias, possivelmente duas galáxias que antes foram satélites da maior NGC 1407, a mais brilhante das cerca de 250 galáxias do seu grupo local.



"No começo, pensávamos que havia provavelmente algum tipo de interacção gravitacional de maré que tivesse provocado a forma pouco comum de LEDA 074886, mas agora não temos tanta certeza, uma vez que ela parece corresponder melhor ao resultado da colisão de duas galáxias em forma de disco," disse o Dr. Graham.



Além de ser estranhamente angulosa, LEDA 074886 também dispõe de um disco estelar interior, alinhado de perfil em relação à nossa linha de visão. Este disco de estrelas
estrela
Uma estrela é um objecto celeste gasoso que gera energia no seu núcleo através de reacções de fusão nuclear. Para que tal possa suceder, é necessário que o objecto possua uma massa superior a 8% da massa do Sol. Existem vários tipos de estrelas, de acordo com as suas temperaturas efectivas, cores, idades e composição química.
roda a velocidades até 33 km por segundo, embora não se possa discernir se tem ou não uma estrutura em espiral devido à perspectiva que dele temos.

Apesar da sua aparente singularidade, em parte devido à casualidade da sua orientação, os astrónomos conseguiram recolher informações úteis, graças a simulações, para outras galáxias.



Enquanto a forma exterior, quadrangular, é algo que faz lembrar as simulações de fusões de galáxias que não envolvem a produção de novas estrelas, a estrutura em disco é comparável com as simulações de fusão
fusão
1- passagem do estado sólido ao líquido, por efeito do calor; 2- junção, união.
que envolvem a formação de estrelas.

"Isso destaca a importância de combinarmos o que aprendemos nos dois tipos de simulação anteriores para que possamos compreender melhor a evolução das galáxias no futuro”, disse o Dr. Graham.

E acrescentou: “Curiosamente, se a orientação estiver certa, quando a nossa própria galáxia em forma de disco colidir com Andrómeda (também esta em forma de disco), daqui a cerca de três mil milhões de anos, podemos vir a tornar-nos habitantes de uma galáxia de forma parecida."

O artigo vai ser publicado no The Astrophysical Journal.

Fonte da notícia: http://www.universetoday.com/94241/rare-rectangle-galaxy-discovered/