Os buracos negros ajudam a formar estrelas?

2012-02-08

Em cima: Imagem de Centaurus A, feita com o Wide-Field Imager do telescópio de 2,2m do ESO/MPG em La Silla. A cintura de poeira que se vê ao longo da galáxia é o sinal de uma colisão no passado. O filamento interno é mostrado na caixa verde. Crédito: ESO/Vandame. Em baixo: Imagem do filamento interno da galáxia Centaurus A, feita a 2 de Julho de 2010 com a WFC3 do Telescópio Espacial Hubble. O filamento de gás ionizado (a verde) começa perto das estrelas recém-formadas, no lado direito da imagem (pontos azuis e brancos). O buraco negro invisível fica para a direita da imagem. A distância da esquerda para a direita, através da imagem, é de três mil anos-luz. Crédito: Mark Crockett.
Pensa-se que existe um buraco negro
no centro de quase todas as galáxias
, alguns com a massa
de milhares de milhões de sóis e fortes forças gravitacionais que perturbam a matéria em redor. Até ao momento, julgava-se que esses buracos negros impediam o nascimento de estrelas
. Mas, agora, uma equipa internacional de astrónomos que se tem dedicado ao estudo da galáxia vizinha Centaurus A descobriu exactamente o contrário: um buraco negro que parece estar a ajudar a formação de estrelas. A equipa, liderada pelo Dr. Stanislav Shabala da Universidade da Tasmânia, pelo Dr. Mark Crockett da Universidade de Oxford e pelo Dr. Sugata Kaviraj do Imperial College de Londres, publicou os seus resultados no Monthly Notices da Royal Astronomical Society.

Os buracos negros no centro das galáxias tornam-se activos de tempos a tempos, empurrando a matéria à sua volta em jactos que podem estender-se por milhões de anos-luz
. Este fluxo vai abrindo caminho através do gás galáctico, comprimindo-o, aquecendo-o e empurrando-o para longe. Grande parte desse gás é a matéria-prima a partir da qual as estrelas se formam, pelo que estes jactos têm grande influência na formação de estrelas em galáxias que os hospedam.

Os astrónomos usaram a câmara Wide Field 3 (WFC3) do Telescópio Espacial Hubble
para estudarem as regiões centrais da Centaurus A, catalogada como NGC 5128, uma galáxia brilhante a 13 milhões de anos-luz de distância na direcção da constelação
de Centaurus. Em luz visível
, pode ver-se, em destaque, uma cintura de poeiras percorrendo toda a galáxia; nos comprimentos de onda
dos raios-X
e do rádio
, são visíveis jactos que se estendem até um milhão de anos-luz a partir do buraco negro central.

Com o WFC3, os cientistas observaram de perto o "filamento interno", uma região localizada perto do fluxo, que é uma fonte de emissão no ultravioleta
e nos raios-X, bem como nos comprimentos de onda da luz visível. Usando as imagens do Hubble, a equipa conseguiu mapear a história da formação de estrelas do filamento com uma precisão sem precedentes.

Descobriram que a extremidade do filamento mais próxima do fluxo contém estrelas jovens, cujas idades são semelhantes à idade do fluxo, criado da última vez que o buraco negro no centro da galáxia foi activado. Não existem, no entanto, estrelas jovens nas regiões do filamento mais afastadas do fluxo. Isto é exactamente o que se esperava de um fluxo que atravessasse uma nuvem de gás localizada no seu caminho.
Os partes centrais, mais densas, da nuvem são comprimidas e entram em colapso para formar estrelas, enquanto que o gás na periferia é varrido .

O Dr. Shabala diz ainda que: "Este aumento de formação estelar devida aos jactos de matéria teria sido ainda mais significativo num universo mais jovem, onde os aglomerados densos de gás eram mais comuns. O nosso estudo enfatiza a necessidade de considerarmos a importância do feedback positivo que os jactos introduzem no actual paradigma da formação de galáxias. Adiciona uma peça nova e estimulante ao quebra-cabeças que é entender como as galáxias se tornaram aquilo que são hoje. "