Novidades dos acólitos do senhor dos anéis II

2011-10-10

Créditos: ESA.
Quanto a Encelado, parece ser um paraíso para o esqui… embora o acesso às magníficas pistas locais seja particularmente difícil. De acordo com os modelos mais recentes, as famosas plumas recheadas de água que são ejectadas a partir das “listas de tigre” estão em actividade há muito tempo (que pode chegar aos milhões de anos) e têm contribuído para cobrir várias regiões da superfície com uma camada de finos cristais, embora em ritmo muito lento (1 milésimo de milímetro por ano).

Já se sabia que algum do gelo saído de Encelado acabava nas superfícies de outros satélites de Saturno
Saturno
Saturno é o sexto planeta do Sistema Solar, a contar do Sol. Com um diâmetro cerca de 10 vezes o da Terra, é o segundo maior planeta do Sistema Solar. A sua característica mais marcante são os belos anéis que o rodeiam.
, mas agora as observações permitiram comprovar que boa parte dessa água regressa à origem, espalhando-se de forma simétrica pela face do satélite gelado e suavizando a topografia nessas regiões. Uma imagem em perspectiva, com uma resolução espacial de cerca de 12 metros por pixel, pode ser vista aqui:

http://www.europlanet-eu.org/outreach/images/stories/ep/news/epsc2011/perspective_rendering_snow_enceladus.jpg