Novidades dos acólitos do senhor dos anéis I

2011-10-09

Mosaico global de Titã. Créditos: ESA.
Em Julho de 2004, há mais de 7 anos, a sonda espacial Cassini começou a investigar de perto Saturno
Saturno
Saturno é o sexto planeta do Sistema Solar, a contar do Sol. Com um diâmetro cerca de 10 vezes o da Terra, é o segundo maior planeta do Sistema Solar. A sua característica mais marcante são os belos anéis que o rodeiam.
e os seus satélites. As descobertas têm-se sucedido, e esta semana, ao longo da sexta EPSC (European Planetary Science Conference), que decorre em Nantes, França, estão a ser apresentados alguns resultados recentes e interessantes.

Um deles é um mosaico global de Titã. O maior satélite de Saturno está permanentemente coberto por nuvens, pelo que a observação da sua superfície só é possível nalguns comprimentos de onda
comprimento de onda
Designa-se por comprimento de onda a distância entre dois pontos sucessivos de amplitude máxima (ou mínima) de uma onda.
. Uma equipa internacional “colou” pacientemente observações feitas em infravermelho
infravermelho
Região do espectro electromagnético compreendida entre os comprimentos de onda de 0,7 e 350 mícrones. Esta banda permite observar astros, fenómenos, ou processos físicos com temperaturas entre 10 e 5200 graus Kelvin.
ao longo de 70 passagens da Cassini nas proximidades de Titã, tendo em atenção as diferentes condições em que as observações foram realizadas. A resolução espacial máxima do mosaico global é de cerca de 500 metros por pixel, mas esta só é atingida nalgumas áreas, como naquela em que desceu a sonda Huygens
Cassini-Huygens (NASA/ESA)
A missão Cassini-Huygens é uma missão conjunta da NASA e da ESA dedicada a Saturno que foi lançada no dia 13 de Outubro de 1997. Esta missão é composta por duas sondas: a sonda Cassini cujo objectivo principal é o estudo de Saturno, da sua atmosfera e do seu campo magnético, e a sonda Huygens cujo objectivo é o estudo da atmosfera do maior satélite de Saturno, Titã. O ponto alto desta missão será sem dúvida o pouso da sonda Huygens na superfície de Titã.
. O mosaico pode ser visto numa animação, aqui:
http://www.europlanet-eu.org/outreach/images/stories/ep/news/epsc2011/titan_dps_mp4.mp4