Astrónomos descobrem mais 11 luas de Júpiter

2002-06-18

Este esquema mostra as órbitas dos satélites irregulares de Júpiter. No canto superior direito estão as imagens de um dos novos satélites; os círculos a preto referem-se à sua localização e movimento relativamente a estrelas e galáxias de fundo. Crédito: Universidade do Havai.
Os investigadores principais desta equipa, Scott Shepard e David Jewitt da Universidade do Havai, tinham já descoberto em 2000 outros 11 pequenos satélites de Júpiter
. Estima-se que estes satélites tenham diâmetros que vão dos dois aos quatro quilómetros; estes cálculos baseiam-se no albedo
albedo
O albedo é uma medida da reflectividade de um astro, definida como a razão entre a quantidade de luz reflectida pelo astro e a quantidade de luz recebida. A reflexão total corresponde a um albedo de 1.
dos objectos, ou seja, na quantidade de luz solar reflectida pela sua superfície, que neste caso é cerca de 4%.

Estas novas Luas foram descobertas por Sheppard, Jewitt e Jan Kleyna, da Universidade de Cambridge em Inglaterra, usando o telescópio de 3.6 metros em Mauna Kea, no Havai, que pertence simultaneamente à França, Canadá e Havai. Os candidatos a satélites foram depois seguidos com o telescópio de 2.2 metros da Universidade do Havai, para confirmação das órbitas
, determinadas por Brian Marsden (MPC) e Robert Jacobson (JPL), chegando à conclusão de que se tratavam de órbitas irregulares (muito inclinadas e excêntricas) e retrógradas (contrárias ao movimento de rotação do planeta
).
O facto de as órbitas serem irregulares, sugere que estes satélites tenham sido capturados por Júpiter. Como nos últimos tempos não se registaram mecanismos de captura eficientes, estes objectos deverão ter sido capturados quando Júpiter era jovem, possivelmente ainda em fase de condensação antes do seu estado de equilíbrio. Até agora, ainda nada se sabe sobre as propriedades da superfície destes satélites, assim como da sua composição ou densidade
, mas assemelham-se a objectos rochosos como os asteróides
Estas novas descobertas fazem com que o número de satélites Jovianos seja agora 39, dos quais 31 irregulares. Os 8 regulares incluem as 4 famosas luas descobertas por Galileu Galilei e outras 4 em órbitas circulares mais perto do planeta. Saturno
tem 30 satélites, dos quais 13 são irregulares.

Estes satélites foram anunciados formalmente pela circular n. 7900 de 16 de Maio de 2002 da IAU
International Astronomical Union (IAU)
A União Astronómica Internacional foi fundada em 1919, tendo por missão promover, coordenar e salvaguardar a Ciência da Astronomia, em todos os aspectos, através de colaboração internacional. Conta com mais de 8 300 membros individuais, e ainda com 66 países membros. É a entidade internacionalmente reconhecida como autoridade para a atribuição de designações de objectos celestes e de quaisquer características à sua superfície, como por exemplo crateras e vulcões.
(International Astronomical Union). Mais informações sobre este assunto estão disponíveis na página da Universidade do Havai:

Notícia original: