Universe Awareness e Deadly Moons recebem prémio atribuído pela revista Science.

2011-08-27
UNAWE e Deadly Moons foram os galardoados com o prémio de ciência para recursos educativos online (SPORE) atribuído pela revista Science. O prémio destina-se a evidenciar os melhores recursos educativos disponíveis na internet e atrair maior visibilidade para os projectos premiados.

UNAWE é um programa internacional que usa a beleza e imensidão do Universo para inspirar crianças com idades entre 4 -10 anos, em especial crianças em regiões carenciadas. O programa usa a astronomia para cultivar a noção de perspectiva, para promover cidadania global e estimular o interesse pela ciência nessa idade crucial do desenvolvimento das crianças. O website da UNAWE disponibiliza um vasto repositório de materiais educativos produzidos pela rede de mais de 500 promotores, educadores e astrónomos, em mais de 40 países – uma das maiores redes internacionais de educadores em ciência.

O programa é coordenado a nível internacional pelo português Pedro Russo que assumiu funções depois de finalizar o seu brilhante trabalho como coordenador internacional do Ano Internacional da Astronomia 2009. Pedro Russo espera que este prémio inspire mais pessoas a envolverem-se no programa e a organizar mais actividades para as suas comunidades locais que possam ser traduzidas e partilhadas com a comunidade global.

Deadly Moons é uma oficina de desenho interactiva, para crianças dos 4 aos 12 anos, sobre a nossa Lua
Lua
A Lua é o único satélite natural da Terra.
e outros exóticos satélites naturais do Sistema Solar
Sistema Solar
O Sistema Solar é constituído pelo Sol e por todos os objectos que lhe estão gravitacionalmente ligados: planetas e suas luas, asteróides, cometas, material interplanetário.
. O nome do projecto nasceu na Irlanda como consequência da reacção de crianças irlandesas ao observar a Lua por um telescópio “That’s Deadly” (é brutal).

Deirdre Kelleghan,criadora do projecto colabora com o programa UNAWE desde 2008. Carolina Ödman-Govender, coordenadora do programa UNAWE entre 2005 e 2010, diz estar muito contente por partilhar este prémio com o Deadly Moons, uma das actividades mais populares do website da UNAWE.

Mais informação sobre o premio SPORE pode ser encontrada na edição de 26 de Agosto de 2011 da revista Science, uma das publicações lideres entre as edições de ciência.


Notas

O programa UNAWE foi criado pelo vice presidente da União Astronómica Internacional
International Astronomical Union (IAU)
A União Astronómica Internacional foi fundada em 1919, tendo por missão promover, coordenar e salvaguardar a Ciência da Astronomia, em todos os aspectos, através de colaboração internacional. Conta com mais de 8 300 membros individuais, e ainda com 66 países membros. É a entidade internacionalmente reconhecida como autoridade para a atribuição de designações de objectos celestes e de quaisquer características à sua superfície, como por exemplo crateras e vulcões.
(IAU) George Miley em 2005 com apoio da Academia Real e do Ministério da Educação, Cultura e Ciência da Holanda. UNAWE foi escolhido como um dos projectos chave do Ano Internacional da Astronomia 2009. Durante o ano de 2009 milhares de actividades no âmbito do programa foram dinamizadas em mais de 40 países possibilitando alcançar milhares de crianças.
UNAWE é uma componente importante do Plano Estratégico 2010-2020 (Astronomia para países em desenvolvimento)da IAU onde a Astronomia é utilizada como uma importante ferramenta para a criação de competências a nível global e em todos os níveis da sociedade – educação primária, secundária e superior, investigação e divulgação científica. No princípio de 2011 o programa recebeu 1.9 milhões de Euros da União Europeia para desenvolver o programa em 6 países: Alemanha, Itália, Holanda, África do Sul, Espanha e Reino Unido.

Em Portugal o programa é apoiado pelo NUCLIO – Núcleo Interactivo de Astronomia.

No âmbito deste programa o NUCLIO promove acções regulares para escolas do 1º ciclo (http://www.nuclio.pt/projectos/000091.html) e para grupos escotistas (http://www.nuclio.pt/projectos/000074.html), ambas dinamizadas no Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal em São Pedro do Estoril e contam com o apoio da Câmara Municipal de Cascais.

O NUCLIO também apoia a dinamização de acções para crianças em escolas por todos o país no âmbito das actividades do projecto “Um dia com os Astrónomos “ (http://www.nuclio.pt/projectos/000026.html). Os recursos da UNAWE são muito ricos em conteúdo pedagógico e de fácil adaptação ao curriculum nacional.




Mais informações

Pedro Russo
UNAWE International Project Manager
Leiden Observatory, the Netherlands
Tel.: +31 71 527 8419
Cellular: +31654372658
E-mail: russo@strw.leidenuniv.nl
Twitter: @unawe / @pruss

George Miley
Co-Chair UNAWE International Steering Committee and IAU Vice President
Tel: +31 71 5275 849
Email: miley@strw.leidenuniv.nl

Carolina Ödman-Govender
UNAWE Project Board Member
Tel: +27 8345 20222
Email: carolina@odman.org
Twitter: @carolune

Deirdre Kelleghan
Deadly Moons Workshop Coordinator
Email: skysketcher@gmail.com
Twitter: @skysketcher


Links
• Artigo da revista Science Magazine, “Crowd-sourced education and astronomical perspectives for young children around the world” por Carolina J. Ödman-Govender and Deirdre Kelleghan: http://www.sciencemag.org/site/special/spore/
• O plano estratégico da IAU: http://iau.org/static/education/strategicplan_091001.pdf
• Deadly Moons no website da Universe Awareness : http://unawe.org/resources/education/deadly_moons_guide_158/