Vesta começa a revelar a sua superfície

2011-08-02

Vesta vista pela sonda Dawn. Créditos: NASA/JPL-Caltech/UCLA/MPS/DLR/IDA.
Lançada em setembro de 2007, a sonda Dawn, da NASA
National Aeronautics and Space Administration (NASA)
Entidade norte-americana, fundada em 1958, que gere e executa os programas espaciais dos Estados Unidos da América.
, entrou há cerca de duas semanas em órbita
órbita
A órbita de um corpo em movimento é a trajectória que o corpo percorre no espaço.
de Vesta, um dos maiores asteróides
asteróide
Um asteróide é um pequeno corpo rochoso que orbita em torno do Sol, com uma dimensão que pode ir desde os 100 m até aos 1000 km. A maioria dos asteróides encontra-se entre as órbitas de Marte e de Júpiter. Também são designados por planetas menores.
da Cintura situada entre Marte
Marte
Marte é o quarto planeta do Sistema Solar, a contar do Sol. É o último dos chamados planetas interiores. O seu diâmetro é cerca de 50% mais pequeno do que o da Terra e possui uma superfície avermelhada, sendo também conhecido como planeta vermelho.
e Júpiter
Júpiter
Júpiter é o quinto planeta mais próximo do Sol. Com um diâmetro cerca de 11 vezes maior do que a Terra e uma massa mais de 300 vezes superior, é o maior planeta do Sistema Solar e o primeiro dos planetas gigantes gasosos.
. De facto, a sonda continua a aproximar-se da superfície deste pequeno mundo, e nos próximos tempos serão recolhidas muitas informações sobre a sua constituição e história geológica, que se pensa ser relativamente complexa. Esta imagem foi obtida a cerca de 5000 km da superfície. São imediatamente visíveis inúmeras crateras de impacto
cratera de impacto
As crateras de impacto são depressões circulares resultantes de colisões entre corpos pequenos (por exemplo cometas, asteróides ou meteoritos) e a superfície de corpos celestes maiores, tais como planetas ou satélites naturais. As crateras de impacto possuem geralmente um bordo levantado, formado pelo material ejectado aquando da colisão.
, e a que está no centro da imagem aparenta possuir um sistema de raios, o que indica uma relativa juventude. Por outro lado, o terreno no canto superior esquerdo parece mais acidentado e craterizado do que o que se estende à direita da cratera; mesmo tendo em atenção que o ângulo de iluminação não é o mesmo, este facto mais não é do que a confirmação de que existem neste asteróide terrenos de idades e características diferentes. Assim começa a descoberta de um novo mundo, com a sua evolução distinta e com novos enigmas para desvendar...