Mês Global da Astronomia

2011-04-01
O mês de Abril volta a ser palco da Astronomia a nível mundial com o Mês Global da Astronomia 2011 (GAM2011). Astrónomos profissionais, amadores, educadores e entusiastas da Astronomia juntam-se novamente para proporcionar ao mundo experiências inesquecíveis. Este evento anual, organizado pelos “Astronomers Without Borders” (Astrónomos sem Fronteiras) é o sucessor das 100 Horas da Astronomia, um dos projectos chave do Ano Internacional da Astronomia em 2009. No
Clubes de astronomia, centros de ciência, escolas, educadores e outros entusiastas da astronomia a nível mundial estão convidados a participar promovendo a divulgação e o ensino da astronomia através de observações com telescópios, partilhando telescópios robóticos, promovendo palestras e dinamizando oficinas entre outras possibilidades. Todos estão convidados a participar e partilhar eventos e ideias num mês que promete ser inesquecível.
A lista de oportunidades para participar no evento é vasta e muito diversa e há inúmeras formas de participação:
1. Visite a pagina do evento na pagina global de eventos do GAM 2011 faça a sua escolha entre: sessões de observação do Sol
Sol
O Sol é a estrela nossa vizinha, que se encontra no centro do Sistema Solar. Trata-se de uma estrela anã adulta (dita da sequência principal) de classe espectral G. A temperatura na sua superfície é aproximadamente 5800 graus centígrados e o seu raio atinge os 700 mil quilómetros.
e do céu nocturno, observações com telescópios robóticos, concertos, competições e eventos culturais.
2. Crie um evento que possa ser integrado em um dos programas globais ou faça uma proposta inovadora. Partilhe a informação sobre o seu evento na página dedicada para o efeito.
3. Descubra o Universo no conforto do seu lar. O GAM oferece duas formas para utilização de telescópios robóticos. Participe de eventos ao vivo, online e em tempo real, ou controle a sua própria sessão de observação a partir de telescópios controlados remotamente. Para saber mais visite a página dedicada às observações robóticas.
4. Se é um educador, leve os seus estudantes a participar em um dos eventos no âmbito do GTTP MoonDays, coordenado a nível mundial pelo NUCLIO, e participe com os seus estudantes nos inúmeros desafios apresentados pelo programa: concursos, jogos, elaboração de cartazes, etc
5. Promova actividades no dia dedicado ao Sol (7 de Abril), ou participe numa sessão de observação do céu nocturno.
6. No dia 9 de Abril participe na Festa Mundial das Estrelas e observe a Lua
Lua
A Lua é o único satélite natural da Terra.
, Saturno
Saturno
Saturno é o sexto planeta do Sistema Solar, a contar do Sol. Com um diâmetro cerca de 10 vezes o da Terra, é o segundo maior planeta do Sistema Solar. A sua característica mais marcante são os belos anéis que o rodeiam.
, enxames de estrelas
estrela
Uma estrela é um objecto celeste gasoso que gera energia no seu núcleo através de reacções de fusão nuclear. Para que tal possa suceder, é necessário que o objecto possua uma massa superior a 8% da massa do Sol. Existem vários tipos de estrelas, de acordo com as suas temperaturas efectivas, cores, idades e composição química.
, galáxias
galáxia
Um vasto conjunto de estrelas, nebulosas, gás e poeira interestelar gravitacionalmente ligados. As galáxias classificam-se em três categorias principais: espirais, elípticas e irregulares.
etc
7. Estas são algumas das inúmeras opções que estarão disponíveis o longo de todo o mês. Participe e Divulgue o mês global da Astronomia !!!

O NUCLIO para além de coordenar o GTTP MoonDays também promove várias actividades em Portugal no Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal e com apoio da Câmara Municipal de Cascais


####
Para mais informações:

• Website: http://www.gam-awb.org
• Twitter: http://twitter.com/gam_awb
• Facebook: http://www.facebook.com/gam.awb