Conectar as salas de aula ao Universo : as ondas Rádio

2011-02-02

Participantes do Consóricio European Hands-on Universe reúnem-se em Paris para lançamento do projecto de radio-astronomia para escolas. Ao fundo um exemplar da antena que vai ser instalada em alguns do países participantes do consórcio. Em Portugal a antena será instalada na Pampilhosa da Serra, no mesmo local onde está instalada a antena de 9m do projecto internacional GEM-P (Galactic Emission Mapping).
Decorreu em Paris, em Novembro de 2010, a primeira reunião de um novo projecto do consórcio "European Hands-on Universe" (EUHOU). O projecto "Connecting Classrooms to the Milky Way" (Conectando Salas de Aula à Via Láctea
Via Láctea
A Via Láctea é a galáxia de que faz parte o nosso Sistema Solar. Trata-se de uma galáxia espiral gigante, com um diâmetro de cerca de 160 mil anos-luz e uma massa da ordem de 100 mil milhões de vezes a massa do Sol.
) pretende levar a rádio
rádio
O rádio é a banda do espectro electromagnético de maior comprimento de onda (menor frequência) e cobre a gama de comprimentos de onda superiores a 0,85 milímetros. O domínio do rádio divide-se no submilímetro, milímetro, microondas e rádio.
astronomia às salas de aula de todos os países participantes. No âmbito deste projecto serão instalados 5 pequenos radio telescópios, denominados "Small Radio Telescope" (SRT), um em cada um dos seguintes países: França, Portugal, Espanha, Polónia e Roménia. Com coordenação europeia a cargo da Universidade de Paris VI Pierre et Marie Curie, a coordenação desta iniciativa em Portugal é do NUCLIO (Núcleo Interactivo de Astronomia), representante português do projecto "European Hands-on Universe". Participam no projecto os seguintes países: França, Polónia, Roménia, Espanha, Grécia, Chipre, Bélgica, Portugal, Reino Unido, Suécia e Alemanha. O projecto é financiado pelo programa COMENIUS da Comissão Europeia.

A antena Portuguesa será colocada no concelho da Pampilhosa da Serra, no mesmo local onde está instalada a antena de 9m do projecto internacional GEM-P ("Galactic Emission Mapping") que irá cartografar a Via Láctea. A associação em Portugal do GEM-P, coordenado pelo Grupo de Rádio Astronomia do Instituto de Telecomunicações, com o o projecto do EUHOU permite juntar assim uma vertente educativa ao seu projecto. Os SRT são antenas de rádio de 3 metros de diâmetro, equipadas com um receptor concebido pelo "Haystack Observatory" do MIT, recebendo a emissão da Via Láctea, na frequência
frequência
Num fenómeno periódico, a frequência é o número de ciclos por unidade de tempo.
de 1,4GHz. Os SRTs poderão ser operados remotamente pela comunidade escolar, através da Internet, permitindo a introdução de diversas temáticas de forma inovadora, como por exemplo: o Sol
Sol
O Sol é a estrela nossa vizinha, que se encontra no centro do Sistema Solar. Trata-se de uma estrela anã adulta (dita da sequência principal) de classe espectral G. A temperatura na sua superfície é aproximadamente 5800 graus centígrados e o seu raio atinge os 700 mil quilómetros.
, a Galáxia, a matéria escura
matéria escura
A matéria escura é matéria que não emite luz e por isso não pode ser observada directamente, mas cuja existência é inferida pela sua influência gravitacional na matéria luminosa, ou prevista por certas teorias. Por exemplo, os astrónomos acreditam que as regiões mais exteriores das galáxias, incluindo a Via Láctea, têm de possuir matéria escura devido às observações do movimento das estrelas. A Teoria Inflacionária do Universo prevê que o Universo tem uma densidade elevada, o que só pode ser verdade se existir matéria escura. Não se sabe ao certo o que constitui a matéria escura: poderão ser partículas subatómicas, buracos negros, estrelas de muito baixa luminosidade, ou mesmo uma combinação de vários destes ou outros objectos.
, o papel das tecnologias de Informação e electrónica, etc

Este projecto europeu vai desenvolver a primeira rede europeia de radiotelescópios para educação. Serão desenvolvidos no âmbito deste projecto recursos pedagógicos para o estudo na nossa Galáxia em sala de aula recorrendo a métodos interactivos baseados no "Inquiry Based Science Education" (IBSE) e usando as novas tecnologias de Informação e Computação.

A primeira sessão de formação para professores da Europa, com o intuito de testar e adaptar os recursos às diferentes realidades dos países participantes, terá lugar na Pampilhosa da Serra de 10 a 13 de Abril de 2011. Esta sessão conta com o apoio da Câmara Municipal da Pampilhosa da Serra que vê neste investimento um importante passo no sentido de atrair o interesse dos estudantes para as ciências espaciais e as ciências de Informação e computação.

Esta é uma de novas acções ao alcance das salas de aula que irão proporcionar a partir da Pampilhosa da Serra, no Pinhal Interior, um contacto directo inovador com as Ciências da Terra e Espaço e as Tecnologias de Informação. Integradas localmente pela Ludoteca Criativa da Pampilhosa da Serra no ESPAÇO JIRA - Juventude Inovação e Residência de Arte, estas acções contam também com a participação da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro e da Universidade de Aveiro. Complementarmente, a Fábrica CCV promoverá novas abordagens na divulgação da ciência e experimentação na educação não formal das ciências.

Contactos:
NUCLIO/HOU – Rosa Doran – rosa.doran@nuclio.pt
IT – Domingos Barbosa – dbarbosa@av.it.pt
C.M. Pampilhosa da Serra – Alexandra Tomé- alexandra.tome@cm-pampilhosadaserra.pt
Fabrica CCV – Pedro Pombo – ppombo@ua.pt

Links:
European Hands-on Universe – http://www.euhou.net
NUCLIO – http://www.nuclio.pt
Município de Pampilhosa da Serra – http://www.cm-pampilhosadaserra.pt
Instituto de Telecomunicações – http://www.it.pt
Fábrica CCV - http://www.fabrica.cienciaviva.ua.pt