Formação em Astronomia para professores dos PALOP

2010-03-25
Entre os dias 22 e 26 de Março, decorreu em Coimbra, a primeira formação de Astronomia e Astrofísica para professores de países africanos de língua oficial portuguesa. A acção decorreu ainda no âmbito das actividades promovidas pela comissão nacional para o Ano Internacional da Astronomia (AIA).

A formação insere-se no recém galardoado programa Galileo Teacher Training Program (GTTP), um dos programas chave do AIA a nível internacional que partilhou o 3º lugar do "Mani Bhaumik Award for Astronomy Education and Outreach Excellence".

O GTTP é um programa de formação de professores com parceiros em cerca de 100 países numa das maiores redes de promotores do ensino da astronomia.

Foram 6 os participantes vindos de Angola, Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Durante uma semana os participantes receberam formação na utilização de métodos modernos para o ensino da Astronomia, noções básicas de astronomia e utilização de telescópios. Os participantes estão confiantes nos resultados que esta formação lhes trará.

Cláudio Moisés, participante de Moçambique afirma que o Ano Internacional da Astronomia foi um momento importante para atrair a atenção do público em geral e das autoridades do seu país para a importância e poder da Astronomia. Para Cláudio esta formação foi muito benéfica: “Estamos a aprender coisas novas que vão melhorar a qualidade das nossas actividades em Moçambique, estamos também a ter uma oportunidade ímpar de interagir com os participantes dos outros países. Isso possibilitará no futuro a formação de uma rede astronómica entre os países africanos de língua oficial portuguesa”.

Já para Manuel Penhor, o participante de São Tomé Príncipe esta formação é de extrema importância pois irá contribuir para a introdução da melhoria da qualidade do ensino da Astronomia nas escolas do seu país. Afirma ainda o participante que deve-se ressaltar o papel multiplicador das formações do GTTP pois os participantes estarão munidos de ferramentas e métodos que lhes permitirão transmitir aos seus colegas informações que contribuirão para um melhor ensino das ciências, em especial a Astronomia.

Efraim Soma e Gilberto Machado, vindos de Angola e licenciados em Geografia e Engenharia Geográfica respectivamente, encontraram nesta formação uma oportunidade para conhecer melhores técnicas de ensino das ciências com uma grande componente "hands-on". Encontraram neste grupo uma forma não só de aprender mas também de expandir a experiência para outros professores no seu país. Efraim frequenta neste momento um mestrado em Geologia do Petróleo numa parceria da sua instituição local com a Universidade de Coimbra e está decidido a comprar um telescópio e aprender a explorar os mistérios do Universo. Pretende ainda desenvolver, em parceria com os promotores do GTTP, um conjunto de materiais para o ensino da Astronomia em aldeias de Angola onde as escolas não têm sequer electricidade.

Adilson Semedo, de Cabo Verde afirma que esta formação e parceria com o grupo português do GTTP, será de grande proveito, tendo em conta o deficit interno de recursos humanos em astronomia. Afirma ainda que permitirá recolher subsídios e competências para desenvolver programas de formação de professores dos diferentes níveis de escolaridade.

Os participantes estão satisfeitos pela oportunidade de estarem juntos aqui em Portugal e já tecem planos para a criação de uma Associação Africana de Astronomia dos Países de Língua Oficial Portuguesa. Querem juntos garantir uma presença importante no desenvolvimento da Astronomia em África. A acção decorreu no Depto. de Matemática da Universidade de Coimbra e teve o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian. Os formadores são da Associação NUCLIO, o representante português do GTTP.

Para mais informações:

Outros sítios de interesse: