Projectos mundiais com forte impacto em Portugal distinguidos pelo AIA2009

2010-03-02

Imagens de Workshops GTTP realizados ao longo de 2009. Créditos: GTTP.
Menção honrosa recompensa o "Galileo Teacher Training Program", uma iniciativa internacional liderada por uma investigadora luso-brasileira

Suscitaram o despertar para a beleza da ciência e a partilha desinteressada do conhecimento acerca do belíssimo Universo que nos rodeia. Em Portugal e não só. O Ano Internacional da Astronomia (AIA2009) acaba de galardoar duas das dezenas de milhares de iniciativas que contribuiram para a sensibilização do público para os feitos astronómicos e incentivaram profissionais e amadores a usar a Astronomia como ferramenta na promoção da educação e da cultura científica. A exposição "Da Terra ao Universo" e o programa mundial de formação de professores, "Galileo Teacher Training Program", reflectiram o espírito do AIA2009 como um todo. Os responsáveis pela dinamização dos dois programas em Portugal congratulam-se pela atribuição desses prémios de excelência.

"A visão do "Galileo Teacher Training Program" (GTTP) é criar uma rede de professores e estudantes sem fronteiras físicas ou financeiras que os separe ou classifique", esclarece a chair do GTTP, Rosa Doran. Em Portugal como no resto do mundo, educadores receberam apoio na utilização de recursos modernos para o ensino da ciência, estimulando a partilha das melhores ferramentas e a troca de experiências e saberes. "Vamos a pouco e pouco construindo uma rede de entreajuda que vai muito além da promoção de boas técnicas de ensino", frisa a responsável.

A investigadora luso-brasileira e presidente do Conselho Executivo do Núcleo Interactivo de Astronomia(NUCLIO - http://www.nuclio.pt ) avalia em 300 o número de docentes que usufruiram do programa. "Portugal foi um dos países com maior número de professores a receber formação na utilização das novas tecnologias em sala de aula", revela Rosa Doran. O "Galileo Teacher Training Program" (http://www.site.galileoteachers.org/) veio consolidar as bases de uma comunidade muito activa de professores em Portugal e no mundo, construindo uma forma completamente inovadora de motivar os estudantes para as ciências e em especial para a Física e a Química.

"O AIA2009 foi um momento muito importante para atrair a atenção de educadores que não conheciam o programa. Posso citar, por exemplo, a participação record este ano de escolas portuguesas no programa de procura de Asteróides", refere Rosa Doran. O GTTP partilha o terceiro galardão anunciado pelo AIA2009 com o projecto "Galileoscope", um kit que inclui um telescópio de baixo custo para que crianças e adultos no mundo inteiro possam reviver as descobertas de Galileu. A primeira menção honrosa "International Year of Astronomy 2009/Mani Bhaumik" distingue o webcast de 24 horas "Volta ao Mundo em 80 Telescópios", uma das iniciativas das "100 Horas de Astronomia" que decorreram em todo o mundo entre 2 e 5 de Abril.

Aprender Astronomia e despertar para a beleza da ciência

O primeiro prémio "International Year of Astronomy 2009/Mani Bhaumik" recompensa um dos mais ambiciosos projectos do AIA, o "Da Terra ao Universo" (From Earth to the Universe - FETTU). A original exposição contou, entre outros, com o trabalho do português António Pedrosa, director do planetário do Centro Multimeios de Espinho e membro da Fundação Navegar, que integrou a equipa internacional responsável pelo certame global.

João Fernandes, coordenador do Ano Internacional da Astronomia em Portugal, faz um balanço positivo da mostra não convencional que se instalou nas ruas, nos parques e nos centros comerciais do país, expondo a grande variedade de imagens astronómicas de uma beleza estonteante disponíveis hoje e revelando as noções básicas de astronomia escondidas por trás das imagens.

"Talvez o local de exposição mais original e marcante em Portugal tenha sido o estabelecimento prisional de Coimbra que expôs os posters do
FETTU nas paredes interiores da prisão", defende João Fernandes, sublinhando que "o simbolismo de uma exposição deste tipo numa prisão é enorme: até dentro dos muros de uma prisão, as estrelas
estrela
Uma estrela é um objecto celeste gasoso que gera energia no seu núcleo através de reacções de fusão nuclear. Para que tal possa suceder, é necessário que o objecto possua uma massa superior a 8% da massa do Sol. Existem vários tipos de estrelas, de acordo com as suas temperaturas efectivas, cores, idades e composição química.
podem brilhar!".

"Da Terra ao Universo" foi particularmente bem acolhido em Portugal e superou as expectativas dos membros da Comissão Nacional do AIA. "Os 1100 posters previstos para o certame foram todos distribuídos. As escolas, por exemplo, pediram muitas vezes à comissão para ficar com os mupies para os terem expostos em permanência", salienta o coordenador do AIA2009.

Os diferentes prémios e certificados serão atribuídos aos vencedores em Março durante a conferência "Communicating Astronomy with the Public 2010", na África do Sul (Cape Town). O Ano Internacional de Astronomia (http://www.astronomia2009.org), organizado em Portugal pela Sociedade Portuguesa de Astronomia, com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), da Fundação Calouste Gulbenkian, do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, da Agência Ciência Viva e da European Astronomical Society (EAS), termina a 17 de Março.

Noticia original: http://www.astronomia2009.org/index.php?option=com_wrapper&Itemid=148